Dois filmes diferentes que dialogam com a ideia da solidão contemporânea e das conexões humanas

Dois filmes que nasceram de um divórcio: “Encontros e Desencontros” e “Ela” mostram como o cinema traduz a solidão e os vínculos da vida real.

Compartilhe

Imagem: Reprodução

Talvez seja novidade — ou não — para você, leitor, que os filmes “Encontros e Desencontros “(Lost in Translation) e “Ela” (Her) podem ser encarados como versões de uma mesma história.

Dá para tirar essas conclusões se considerarmos a história que envolve a diretora e o diretor dos respectivos filmes.

Sofia Coppola e Spike Jonze

Sofia e Jonze foram casados por quatro anos (1999–2003) e, sendo ambos cineastas, o processo de separação acabou rendendo duas obras muito interessantes — quase como uma espécie de sublimação psicanalítica chique.

“Encontros e Desencontros” estreou no ano do divórcio enquanto que “Ela” estreou cerca de 10 anos depois. Uma tentativa de resumir ambas as obras seria dizer que elas expressam a dor da separação e o que cada um aprendeu com o outro durante os anos de casamento — mas os filmes vão muito além disso.

Encontros e Desencontros

Para os que estavam acostumados com ela no papel de Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, vão sentir um baque ao vê-la bem mais jovem, mas não inexperiente.

Scarlett Johansson mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a indicação ao BAFTA — o “Oscar britânico” — por esse papel. E caso não fique claro, tente perceber que o papel representado pela atriz é uma projeção de Sofia e do que ela estava passando na época.

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Her

Alguns anos antes de se tornar o inesquecível Coringa, Joaquin Phoenix mergulhou no papel de um escritor numa sociedade futurística na qual a Inteligência Artificial é quase humana.

Aqui, curiosamente, e muito provavelmente não por coincidência, temos Scarlett Johansson novamente, mas não em corpo e sim sua voz no papel da Inteligência Artificial Samantha. Novamente, caso não fique claro, enxergue Jonze no personagem interpretado por Phoenix.

Sinopse: O solitário escritor Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha.

Se “Encontros e Desencontros” pode ser sobre o vazio do que poderia ter sido, “Ela” fala da dor de seguir em frente e da tentativa de reconstruir laços em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. O filme discute o quanto estamos dispostos a nos abrir — e até onde vamos para não nos sentirmos sozinhos.

Juntos, o filmes dialogam como cartas não enviadas entre duas pessoas que se amaram, se perderam e, depois, entenderam que algumas conexões não precisam durar para serem transformadoras.

Recentes
Governo já restituiu R$ 1,29 bi a aposentados do INSS
Governo já restituiu R$ 1,29 bi a aposentados do INSS
Brasil · 1d
China é maior geradora de empregos formais no Brasil
China é maior geradora de empregos formais no Brasil
Economia · 1d
Moeda americana recua para menor patamar desde junho
Moeda americana recua para menor patamar desde junho
Economia · 1d
Brasil cria comitê para organizar a Copa de 2027
Brasil cria comitê para organizar a Copa de 2027
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: FreePik
Mito ou verdade: carregar notebook sempre, estraga a bateria?
Afinal, notebook na tomada estraga a bateria? Engenheiros e fabricantes têm respostas diferentes. Entenda a ciência por trás da duração. 12 set 2025 · Notícia
Foto:
Com a condenação, Bolsonaro torna-se inelegível até 2060
STF condena Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe. Com a Lei da Ficha Limpa, ex-presidente fica inelegível até 2060. 12 set 2025 · Justiça
PortalGO
Ismael Alexandrino é o convidado do podcast Quem Vai Ganhar, e fala de política, música, tiro…
Conversa vai além da política e aborda inteligência artificial, segurança e relações internacionais 12 set 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Goiás Turismo
Goiânia tem fim de semana com feiras, música, cultura geek, cerveja e feijoada beneficente
Para os geeks e fãs de animes, o Anime Gyn é destaque 12 set 2025 · Cultura
Foto: Denis Marlon
Prazo para pagamento do IPVA 2025 de placas finais 1 e 2 termina na segunda-feira
Prazo final para demais placas vai até 15 de outubro 12 set 2025 · Variedades
Divulgação NCI PRF
PRF apreende 1.400 comprimidos de rebite durante fiscalização em Nerópolis
Caminhoneiro de 53 anos foi detido 12 set 2025 · Segurança
Antonio Augusto/STF
Bolsonaro e aliados recebem penas que somam mais de 150 anos de prisão
Defesa de Bolsonaro anunciou que vai recorrer, o que provocará o adiamento da execução das sentenças 12 set 2025 · Brasil
Foto: Fapeg
Goiás será pioneiro com Centro de Excelência em Saúde Única no Brasil
Projeto une saúde humana, animal e ambiental 12 set 2025 · Goiás
Valter Campanato/Agência Brasil
STF decide pela perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem
Perda do mandato só valerá após esgotamento de recursos 12 set 2025 · Brasil
Foto: Molly Riley/White House Photo
Trump diz estar “surpreso” com condenação de Bolsonaro
Trump declara surpresa com condenação de Bolsonaro por golpe. Presidente americano compara caso a processos que enfrenta nos EUA 12 set 2025 · Justiça