A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação nesta terça-feira (11), o projeto que permite à Prefeitura firmar contratos com empresas interessadas em patrocinar e dar nome a espaços e eventos públicos da capital. A proposta, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), segue o modelo conhecido como naming rights, adotado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro com a premissa de ampliar fontes de receita e reduzir custos de manutenção.
A medida autoriza que empresas associem suas marcas a locais como praças, parques, terminais e espaços culturais por um período determinado. Em troca, as patrocinadoras deverão investir em melhorias definidas em edital — como revitalização de áreas públicas, manutenção de estruturas e apoio a eventos culturais e esportivos.
Para se ter ideia, em São Paulo, empresas tem seus nomes em determinadas estações como por exemplo: Carrão Assaí Atacadista, Penha Lojas Besni e Paulista Pernambucanas. No que diz respeito à arrecadação, na capital paulista, por exemplo, o naming rights das estações de metrô pode render entre R$ 100 mil e R$ 200 mil por unidade, enquanto no Rio de Janeiro a arrecadação anual gira em torno de R$ 2 milhões.
O texto recebeu uma emenda do vereador Denício Trindade (União Brasil), que incluiu a possibilidade de patrocínio a decorações natalinas, como o tradicional túnel de luzes instalado anualmente na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.
O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores, com votos contrários de Fabrício Rosa (PT), Edward Madureira (PT) e Tião Peixoto (PSDB).
A proposta ainda precisa ser votada em segunda instância antes de seguir para sanção do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).










