O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU), em Goiânia, faz um apelo à população por doações de leite materno. O estoque do Banco de Leite da unidade está baixo, e a necessidade é urgente para atender bebês recém-nascidos, especialmente prematuros internados em UTIs Neonatais.
“Precisamos urgentemente reforçar os frascos com leite em nossa unidade, por isso pedimos que doadoras participem do programa de doação”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do HEMU, Renata Machado Leles.
As doações podem ser feitas por meio do serviço de busca domiciliar, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). As coletas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. O agendamento pode ser feito pelo telefone (62) 3956-2921 (fixo e WhatsApp).
A seleção das doadoras é feita por um médico do Banco de Leite, conforme normas do Ministério da Saúde e da Anvisa, como por exemplo:
- estejam amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho;
- que sejam saudáveis;
- que apresentem exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano;
- que não fumem;
- que não usem medicamentos incompatíveis com a amamentação;
- que não consumam álcool ou drogas ilícitas;
- e que realizem exames, como hemograma completo, VDRL e anti-HIV, caso não possuam cartão de pré-natal ou não tenham realizado o pré-natal.