A um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem em todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento aponta que o petista registra entre 35% e 43% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto seus principais adversários aparecem com percentuais significativamente menores.
Entre os possíveis concorrentes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge com até 26% dos votos, caso tivesse sua inelegibilidade revertida. Outras figuras da oposição, como Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registram 21% e 18%, respectivamente. No segundo turno, Lula também lidera com folga: venceria Bolsonaro por 46% a 36%, Michelle por 46% a 34% e Tarcísio por 45% a 33%. A menor diferença registrada é contra Ciro Gomes (PDT), com 41% a 32%, e a maior frente ocorre sobre Eduardo Leite (PSD-RS), 47% a 22%.
Reprodução Pesquisa Genial/Quaest
Apesar da liderança consolidada, a pesquisa indica que 56% dos eleitores acreditam que Lula não deveria disputar reeleição, enquanto 42% defendem uma nova candidatura. No caso de Bolsonaro, 76% consideram que ele deveria apoiar outro candidato, repetindo o índice observado em setembro.
A pesquisa espontânea, na qual os entrevistados citam candidatos sem estímulo, mostra crescimento de Lula: de 11% em maio para 19% em outubro. Bolsonaro, por outro lado, caiu de 11% para 6% no mesmo período. O percentual de eleitores indecisos permanece em 69%.
O levantamento foi realizado entre 2 e 5 de outubro de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.