Senado aprova tornozeleira eletrônica para agressor de mulher

Compartilhe

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar. O texto também prevê que a vítima e a polícia sejam alertadas sobre uma aproximação indevida do agressor.

O PL 5.427/2023, do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), recebeu voto favorável da relatora, a senadora Leila Barros (PDT-DF). Ele vai à sanção.

— Nós sabemos que muitas das mulheres que são vítimas de feminicídio morrem mesmo com medida protetiva. Temos que buscar todo tipo de mecanismo para que possamos ajudar essas mulheres que se sentem ameaçadas. Vamos à luta — disse Leila.

O texto aprovado prevê que o juiz também pode oferecer dispositivo de segurança — como um aplicativo de celular ou “botão do pânico” — que alerte a vítima e a polícia em caso de aproximação ilícita do agressor. Isso porque a medida protetiva de urgência limita os locais que o infrator pode frequentar, com o objetivo de proteger a mulher.

Proteção

De acordo com a Lei Maria da Penha, de 2006, em casos de violência doméstica e familiar o juiz pode aplicar de imediato medidas como afastamento do lar, proibição de aproximação e contato com a vítima e e comparecimento a programas de reeducação, entre outras. O texto aprovado inclui o monitoramento eletrônico a essa lista.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que sugeriu o projeto para ser pautado no Plenário, disse que diversos dispositivos poderão ser usados para o monitoramento, como tornozeleiras, pulseiras, chaveiros e celulares. Ela também afirmou que a proposta é uma medida necessária diante da realidade de algumas relações abusivas.

— Você não consegue coibir o agressor quando ele quer matar uma mulher, é muito difícil. Ela tem que se esconder, realmente, senão ele a mata — lamentou.

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Ele disse que vai trabalhar para que o texto seja sancionado e vire lei. 

Trabalho conjunto

Será arquivado o PL 5.512/2023, do senador Magno Malta (PL-ES), que tramitava em conjunto com o PL 5.421, pois ele trata do mesmo tema. Malta lembrou que foi autor do projeto de lei que deu origem à Lei da Tornozeleira Eletrônica (Lei 12.258, de 2010).

— O risco é verdadeiro e virou regra, não é exceção. Essa medida vem em boa hora. O botão do pânico é muito importante, mas, sozinho, ainda é muito pouco. [Com] a tornozeleira aliada ao botão do pânico nós criamos muita dificuldade para o valentão que gosta de bater em mulher.

*Com Agência Senado

Recentes
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Goiás · 9h
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Entretenimento · 10h
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Trabalho · 13h
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
História · 15h
Mais do PortalGO
Foto: Secretaria de Estado da Economia
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Podem ser incluídas dívidas com fato gerador até março de 2025 06 jan 2026 · Goiás
Reprodução X
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula preso
Ação questiona limites da imunidade parlamentar nas redes sociais 06 jan 2026 · Política
Foto: Arquivo pessoal
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Polícia portuguesa desvendou assassinato de Lucinete Freitas. A patroa a levou a local ermo, matou-a com um bloco de cimento 06 jan 2026 · Mundo
Reprodução
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com Wagner Moura 05 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Eduardo Muñoz
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”. Ele enfrenta acusações de narcoterrorismo. Delcy Rodríguez assume como presidente 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Prefeitura de Morrinhos
Em briga de casal, criança de 3 anos é atingida por faca
Em Morrinhos, menino de 3 anos sofre corte no ombro após ser atingido por faca durante discussão dos pais. Conselho Tutelar assumiu o caso. 05 jan 2026 · Goiás
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Rawpixel
Trump amplia ofensiva internacional após ação na Venezuela e ameaça Groenlândia e Colômbia
Disputa pela transição na Venezuela expõe divergências entre EUA, oposição e instituições do país 05 jan 2026 · Mundo