“Apoio a Bolsonaro” Jornais estrangeiros destacam tarifaço de Trump

Tarifas de Trump contra Brasil disparam alerta global. Jornais destacam viés político, risco econômico e reação brasileira em defesa da soberania.

Compartilhe

Foto: FreePik

Jornais internacionais repercutiram nesta terça-feira (9) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para o país. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto.

Trump anunciou a decisão em carta publicada nas redes sociais e endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No texto, Trump afirma que a medida é motivada pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. No documento, Trump também mencionou decisões da Corte brasileira contra apoiadores de Bolsonaro que moram nos EUA.

Em resposta, Lula criticou a medida e anunciou que o governo brasileiro adotará a Lei de Reciprocidade Econômica. Em publicação nas redes sociais, o presidente negou que haja déficit na balança comercial entre os dois países e reafirmou a defesa da soberania nacional.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de reciprocidade econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou.

Veja a repercussão do caso nos principais jornais internacionais:

The New York Times (EUA)

O jornal estadunidense The New York Times, a “guerra comercial repentina”, iniciada por Trump, é uma retaliação aos processos que Bolsonaro responde na justiça.

O veículo também repercutiu a reação de Lula à carta, afirmando que o Brasil usará a Lei de Reciprocidade Econômica.

The Washington Post (EUA)

O periódico estadunidense The Washington Post, avaliou que o anúncio do tarifaço contra o Brasil marca uma “forte escalada” na disputa diplomática entre os dois países por conta dos crimes que ex-presidente Jair Bolsonaro responde na justiça.  

O periódico também destacou que o governo brasileiro prometeu respostas contra o ataque de Trump.

The Guardian (Grã-Bretanha)

O jornal britânico destacou que as ameaças do presidente norte-americano aumentam preocupações sobra “a estratégia comercial errática” de Trump, alegando que a estratégia pode agravar a inflação nos EUA.

Clarín (Argentina)

O argentino Clarín fala em “aumento drástico” de tarifas. Segundo o jornal, a atitude de Trump, agrava o “conflito” entre os dois países. Ainda segundo o jornal latino, a taxação dos produtos brasileiros mostram o apoio da Casa Branca ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deutsche Welle (Alemanha)

O alemão Deutsche Welle destacou que a imposição do tarifaço de Trump é em apoio a Bolsonaro. O jornal destacou também a resposta de Lula ao anúncio, que classificou como falsa a alegação de que a taxação de 50% seria em razão de déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil.

Le Monde (França)

O diário francês afirmou que Donald Trump “usa tarifas” como apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O periódico ainda cita que o presidente estadunidense acusou o judiciário brasileiro de conduzir uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, atualmente em julgamento por tentativa de golpe de Estado.

El país (Espanha)

Para o espanhol El País, o presidente dos Estados Unidos ultrapassou limites em suas ameaças comerciais, citando a taxação de mais oito países no intuito de pressioná-los.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Esportes · 11h
Sandro Mabel se reúne com ministro da Saúde em busca de mais recursos para Goiânia
Sandro Mabel se reúne com ministro da Saúde em busca de mais recursos para Goiânia
Política · 17h
Lua do Veado ilumina o céu nesta quinta
Lua do Veado ilumina o céu nesta quinta
Cultura · 17h
Trump taxa o Brasil por razões políticas e geopolíticas; entenda
Trump taxa o Brasil por razões políticas e geopolíticas; entenda
Política · 20h