Um trabalhador de 46 anos morreu nesta quarta-feira (2) após sofrer um atropelamento durante manutenção na pista principal do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A tragédia ocorreu por volta das 2h20 da madrugada, enquanto o homem realizava serviços para uma empresa terceirizada contratada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV).
O motorista da caminhonete envolvida no acidente, de 48 anos, prestava serviço técnico de medição de atrito na pista. Ele relatou à Polícia Civil que não viu o colega. A 4ª Delegacia do Aeroporto registrou o caso como homicídio culposo.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um procedimento investigativo e acionou o Ministério do Trabalho e Emprego, além do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que realizaram inspeção no local nesta quarta.
A concessionária informou que recebeu o alerta do acidente às 1h50 e confirmou o óbito pouco depois, às 2h03. O fechamento do aeroporto entre a madrugada e o início da manhã impactou diretamente as operações. Segundo a ABV, foram nove voos cancelados e 12 com atrasos.
A Azul, companhia aérea mais afetada, redirecionou dez voos e cancelou outros dez. A empresa informou que tenta normalizar sua malha com voos extras. A companhia alertou ainda, que os reflexos do fechamento temporário devem se estender ao longo do dia.