O governo federal inicia em 2 de julho as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os interessados terão até o dia 20 para se inscreverem no processo seletivo que reúne vagas em 32 órgãos da administração pública federal. A taxa custa R$ 70.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) comandará a organização do concurso, que disponibiliza 3.642 vagas. Os cargos se dividem em nove blocos temáticos, organizados por áreas de atuação, como meio ambiente, saúde, administração, entre outros. Com esse modelo, o candidato pode disputar várias vagas de um mesmo bloco com apenas uma inscrição.
As provas objetivas acontecerão no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. O governo optou por espalhar os locais de prova para facilitar o acesso e reduzir os custos para quem concorre às vagas.
Os classificados na primeira etapa farão a prova discursiva no dia 7 de dezembro. A previsão é divulgar a lista dos aprovados em 30 de janeiro de 2026.
Na hora da inscrição, os candidatos poderão escolher a ordem de preferência dos cargos, com base em sua formação e trajetória profissional. O sistema permitirá personalizar a candidatura de acordo com os interesses de cada um.