Veja os nomes vigiados pela Abin Paralela de Bolsonaro

Inquérito expõe espionagem política na Abin: alvos foram Moraes, Barroso, Lira, jornalistas e familiares de Jean Wyllys.

Compartilhe

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A investigação que apura o monitoramento ilegal de autoridades pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou o uso de ferramentas para espionar uma série de cidadãos, como deputados e pessoas ligadas à política, como investigadores. Segundo a PF, a Abin Paralela mirou jornalistas, servidores públicos, políticos, policiais, advogados e até juízes.

A quadrilha utilizava principalmente o monitoramento por meio de um software israelense chamado “First Mile”. O governo brasileiro comprou ilegalmente essa tecnologia, que usava GPS para rastrear irregularmente a localização de celulares.

Desafetos políticos de Bolsonaro

Os monitoramentos tinham como objetivo “caçar os podres” de desafetos de Bolsonaro. A PF aponta que a Abin produziu “dossiês” sobre:

  • Alexandre de Moraes, ministro do STF
  • Luís Roberto Barroso, presidente do STF
  • Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara
  • Joice Hasselmann, ex-deputada
  • Deputado Kim Kataguiri (União-SP)
  • Deputado Arthur Lira (PP-AL)
  • Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
  • Senador Omar Aziz (PSD-AM)
  • Senador Randolfe Rodrigues (PT-AP)

Segundo o inquérito, a Presidência da República solicitou os monitoramentos, o que comprova o viés político da ação clandestina.

Caso Marielle Franco

A Abin Paralela também monitorou as investigações sobre o homicídio da ex-vereadora Marielle Franco, ocorrido em 2018. Segundo a PF, quando a Polícia Civil do Rio de Janeiro trocou o delegado do caso, em 2020, Alexandre Ramagem, então diretor-geral, pediu um dossiê sobre o novo delegado, Daniel Freitas da Rosa, à equipe criminosa da Abin.

A equipe também monitorou Simone Sibilio, ex-coordenadora da força-tarefa do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) que investigava as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. Segundo a PF, o objetivo era antecipar eventuais acusações que ligassem o crime ao Núcleo Político da agência.

Monitoramento de personalidades civis

O ex-deputado Jean Wyllys e o humorista Gregório Duvivier também sofreram monitoramento a pedido do então presidente Jair Bolsonaro. As tentativas de vigiar Jean Wyllys começaram em 2019, nos primeiros meses do governo Bolsonaro.

A equipe da Abin não conseguiu efetivar o monitoramento porque Wyllys estava nos Estados Unidos, país onde o contrato de uso do First Mile proíbe operações, assim como em Israel. Sem conseguir rastrear Wyllys, a Abin passou a investigar seus familiares, como suas irmãs.

A equipe também monitorou Gregório Duvivier. Segundo as investigações, o governo o vigiou por conta de um programa que criticava a desinformação do governo Bolsonaro.

Jornalistas que investigavam a existência do gabinete paralelo também sofreram espionagem ilegal, como a jornalista Luiza Alves Bandeira. A Abin perseguiu Pedro Cesar por organizar atos “Fora Bolsonaro”.

Além disso, Vera Magalhães, Luiza Bandeira, Pedro Batista, Reinaldo Azevedo e Alice Martins de Costa Maciel também entraram na mira da Abin por serem consideradosjornalistas left”, ou seja, por fazerem trabalhos investigativos.

Barrar investigações contra Renan Bolsonaro

A Abin também atuou para frear investigações da Polícia Federal contra Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do ex-presidente. A agência tentou ainda “caçar podres” de Allan Gustavo Lucena do Norte, ex-sócio e personal trainer do “04”.

Os agentes da Abin iniciaram as vigilâncias, mas o ex-sócio desconfiou da movimentação, chamou a Polícia Militar, que deteve um dos agentes. O servidor da Abin fugiu para não ser levado à Polícia Civil.

Recentes
Goiânia tem 729 vagas de emprego abertas nesta semana
Goiânia tem 729 vagas de emprego abertas nesta semana
Trabalho · 3h
Bagagem segura: dicas práticas para proteger sua mala durante uma viagem
Bagagem segura: dicas práticas para proteger sua mala durante uma viagem
Variedades · 4h
Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e gera alerta de tsunami em diversos países do Pacífico
Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e gera alerta de tsunami em diversos países do Pacífico
Mundo · 5h
Oitavas da Copa do Brasil começam hoje com Botafogo x Bragantino
Oitavas da Copa do Brasil começam hoje com Botafogo x Bragantino
Esportes · 18h
Mais do PortalGO
Estudo destaca 36 corredores que passarão por reprogramação semafórica – Foto: Ruber Couto e Alex Malheiros
Goiânia reduz paradas com sincronia de semáforos
Frota de 1,3 mi de veículos ganha com semáforos inteligentes em GO. Taxistas e moradores aprovam: ‘Antes parávamos a cada esquina’. 29 jul 2025 · Goiás
Reprodução: Internet
Zambelli detida em Roma após fuga do Brasil
Carla Zambelli presa em Roma após denúncia de deputado italiano. Condenada a 10 anos por invasão hacker ao CNJ, Brasil já pediu extradição. 29 jul 2025 · Brasil
Foto: Shao-Chun Wang/Depositphoto/Agência Câmara de Notícias
Como ajudar vítimas de manipulação emocional
Como ajudar vítimas de manipulação emocional: escuta, reforço de autoestima e orientação. Sinais incluem dúvidas sobre própria sanidade. 29 jul 2025 · Saúde
Foto: Google DeepMind/Pexels
Como usar a IA para estudar melhor
IA educacional identifica suas dificuldades e cria planos de estudo personalizados. Aprenda comandos e evite armadilhas. 29 jul 2025 · Tecnologia
Foto: Fábio Lima
Guia completo para enfrentar o tempo seco
Crianças e idosos sofrem mais com tempo seco. Sinais de alerta: tosse intensa, chiado no peito e falta de ar exigem atendimento médico. 29 jul 2025 · Saúde
Foto: NYPD
Ataque em NY: 4 mortos, incluindo policial
FBI apura ataque em Manhattan: Tamura tinha porte de armas de Vegas. Feridos graves no saguão; atirador deixou bilhete que culpa NFL. 29 jul 2025 · Mundo
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Justiça condena Deltan Dallagnol a indenizar Lula em R$ 135 mil pelo caso do PowerPoint
Decisão se dá por conclusão de que Dallagnol ultrapassou os limites do cargo. 29 jul 2025 · Brasil
Foto: Reprodução Instagram
De esnobado a queridinho: Pedro Pascal reina absoluto na “Pascallândia”
Pedro Pascal brilha em Hollywood com três filmes nos cinemas e vive o ponto alto de sua trajetória como ator. 29 jul 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Instagram
Rafa Kalimann rebate críticas após gastar R$ 10 mil em livros decorativos
A influencer, grávida de 5 meses, diz estar farta de ataques nas redes sociais. 29 jul 2025 · Entretenimento
Foto: Luciano Guimarães / Prefeitura de Goiânia
Goiânia: donos de jazigos abandonados têm 90 dias para regularizar situação
Responsáveis por jazigos abandonados em cemitérios de Goiânia têm 90 dias para regularizar situação após edital publicado pela prefeitura. 29 jul 2025 · Cidades