A quinta-feira foi marcada por grandes viradas, polêmicas e a despedida do futebol goiano da competição. Seis equipes garantiram suas vagas nas oitavas de final, com destaque para a goleada histórica do RB Bragantino e a eliminação precoce do Santos, mesmo com o retorno de Neymar.
Vila Nova x Cruzeiro
O torcedor do Colorado do Cerrado foi ao Serra Dourada na esperança de buscar a classificação, após o revés por 2 a 0 no jogo de ida, no Mineirão. A primeira etapa foi de domínio do time goiano, que criou as melhores chances. William Formiga arriscou de fora da área, Gabriel Poveda levou perigo, além de Bernardo, de cabeça, e Guilherme Parede, em chute colocado. O Cruzeiro também assustou com Kaio Jorge e Matheus Pereira. Apesar do jogo movimentado, o placar permaneceu em 0 a 0 no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Vila voltou pressionando. Dodô recebeu de Poveda na área, cortou e chutou colocado, mas a bola desviou. Depois, Dodô cruzou para Poveda, que finalizou mal. Na sequência, o Cruzeiro abriu o placar: William cruzou para Gabigol, que ajeitou para Eduardo na meia-lua. O chute desviou na zaga e morreu no fundo das redes aos 10 minutos.
O Vila tentou reagir, mas aos 29 minutos, Bolasie ajeitou de cabeça para Eduardo marcar seu segundo gol. Aos 40, após cobrança de escanteio de Matheus Pereira, Jonathan Jesus subiu livre e fechou o placar: Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro. No agregado, 5 a 0 para os mineiros.
RB Bragantino x Criciúma
No Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, o RB Bragantino conseguiu um feito inédito nesta fase da Copa do Brasil 2025: virar um placar agregado após derrota na ida por 1 a 0. A missão parecia difícil, mas o Massa Bruta se inspirou na goleada por 5 a 1 sobre o Criciúma na última rodada do Brasileirão de 2024, que garantiu sua permanência na Série A.
Logo aos 8 minutos, Sasha abriu o placar cobrando pênalti no meio do gol, após ele mesmo sofrer falta na área. Aos 20, Marcelo Benevenuto cometeu novo pênalti ao tocar com a mão na bola. Lucas Barbosa cobrou e fez 2 a 0, colocando o time paulista nas oitavas sem necessidade de disputa por pênaltis.
Na segunda etapa, o Bragantino manteve o ritmo. Aos 7, Jhon Jhon cobrou escanteio e Lucas Barbosa fez o terceiro. Aos 15, Thiago Borbas ampliou para 4 a 0. Aos 22, Laquintana cruzou e Lucas Barbosa completou para o seu terceiro gol na partida. Aos 42, Fabinho lançou, e Borbas fez o sexto. Final: RB Bragantino 6 x 0 Criciúma. No agregado, 6 a 1 para o Braga.
Capital-DF x Botafogo
Após vencer o jogo de ida por 4 a 0 no Nilton Santos, o Botafogo entrou em campo no Mané Garrincha com um time praticamente reserva. O Glorioso teve mais posse no início, mas sem muita criatividade. O Capital aproveitou os espaços e abriu o placar aos 30 minutos, com um golaço de Rodriguinho, que acertou um chute da intermediária, encobrindo Raul.
O segundo tempo foi morno, muito por conta do gramado pesado. As duas equipes pouco criaram, e o jogo terminou 1 a 0 para o Capital. Na soma dos placares, 4 a 1 para o Botafogo, que avança.
Maracanã-CE x Internacional
O torcedor do Internacional passou raiva. O Colorado desperdiçou três pênaltis na partida contra o Maracanã-CE. No primeiro tempo, Alan Patrick tentou uma cavadinha, mas o goleiro Rayr defendeu facilmente. Ainda na etapa inicial, Ricardo Mathias acertou a trave, e Bernabei, no rebote, parou em Rayr.
Na volta do intervalo, Alan Patrick fez 1 a 0 em bela cobrança de falta. Aos 13, Wesley sofreu pênalti, mas desperdiçou tanto na cobrança quanto no rebote. Aos 22, Alan Patrick perdeu outro pênalti, acertando o travessão.
O alívio veio aos 27 minutos, quando Alan Patrick deu belo passe para Wesley, que encobriu Rayr e fez 2 a 0. Óscar Romero, em linda jogada individual, fechou o placar: Maracanã 0 x 3 Internacional. No agregado, 4 a 0 para o Colorado.
Palmeiras x Ceará
O primeiro tempo no Allianz Parque foi equilibrado e com poucas chances. A melhor foi do Ceará, aos 43, com Pedro Henrique driblando Weverton e finalizando, mas o gol foi anulado por impedimento confirmado pelo VAR.
No segundo tempo, o Palmeiras conseguiu abrir o placar após pênalti marcado por Daronco com auxílio do VAR, após suposta falta de Nicolas em Estêvão. Na cobrança, Fernando Miguel defendeu, mas no rebote, Estêvão marcou: 1 a 0.
Aos 24, Estêvão fez jogada individual e acertou um belo chute no ângulo: 2 a 0. Aos 41, Mayke cruzou, a zaga afastou mal, e Flaco López girou batendo forte para fechar: Palmeiras 3 x 0 Ceará. No agregado, 4 a 0 para o Verdão.
Santos x CRB
No jogo mais aguardado da noite, marcado pelo retorno de Neymar, o Santos ficou no 0 a 0 com o CRB no Estádio Rei Pelé, mesmo placar do jogo de ida (1 a 1 na Vila Belmiro). Neymar entrou aos 20 minutos do segundo tempo, mas apesar de algumas boas jogadas, não conseguiu mudar o placar.
O CRB teve a chance mais clara, com Mikael perdendo um gol praticamente embaixo da trave. Na sequência, Neymar chutou rasteiro, mas parou no goleiro Matheus Albino.
A decisão foi para os pênaltis. Na série regular, cada time perdeu uma cobrança. Nos alternados, Matheus Albino defendeu a cobrança de Zé Ivaldo, e o CRB avançou às oitavas.
Após o jogo, Neymar causou polêmica ao declarar:
— Eu sei que, comigo dentro de campo, as coisas são diferentes. Você viu que, em 20 ou 25 minutos, eu posso fazer a diferença. Eu sei que posso ajudar meus companheiros. Mas também não pode depender só de mim. Todo mundo sabe da situação em que a gente está, e a gente precisa de todos os jogadores para sair desta situação.
Outros resultados da Copa do Brasil
Terça – 20/05
- Náutico 1 x 2 São Paulo (Agg: 4 x 2 São Paulo)
- Athletico-PR 1 x 0 Brusque (Agg: 1 x 0 Athletico)
- Vasco 1 (7) x (6) 0 Operário-PR (Agg: 2 x 2, Vasco venceu nos pênaltis)
- Grêmio 0 x 0 CSA (Agg: 3 x 2 CSA)
Quarta – 21/05
- Fortaleza 1 (1) x (4) 1 Retrô (Agg: 2 x 2, Retrô venceu nos pênaltis)
- Aparecidense 1 x 4 Fluminense (Agg: 5 x 1 Fluminense)
- Bahia 4 x 0 Paysandu (Agg: 5 x 0 Bahia)
- Atlético-MG 4 x 0 Maringá (Agg: 6 x 2 Atlético-MG)
- Flamengo 4 x 2 Botafogo-PB (Agg: 5 x 2 Flamengo)
- Corinthians 1 x 0 Novorizontino (Agg: 2 x 0 Corinthians)
Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio em data ainda a ser anunciada. As equipes classificadas já começam a se preparar para os desafios das oitavas de final.