SES alerta para aumento de casos de dengue durante a seca

Seca aumenta risco de dengue em Goiás: 45 mortes confirmadas. Veja locais críticos dentro de casa que precisam de vistoria semanal.

Compartilhe

Foto: Wee Hong – Wikimedia

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta à população para que redobre os cuidados contra o Aedes aegypti, especialmente durante o período de estiagem. Segundo a pasta, com a ausência de chuvas, os focos de proliferação do mosquito passam a se concentrar principalmente dentro das residências, em reservatórios e objetos que acumulam água.

Durante a temporada de chuvas, a preocupação maior costuma recair sobre lotes baldios, quintais e descarte irregular de lixo. Já na seca, os ambientes domésticos tornam-se o principal foco, com atenção redobrada para vasos sanitários, recipientes de água de animais, calhas entupidas, caixas-d’água destampadas e piscinas sem manutenção.

Um dado importante reforçado pela SES é que os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano sem contato com a água. Isso significa que, mesmo durante a seca, a vigilância deve ser contínua, com a limpeza regular e a vedação adequada dos reservatórios.

Até o momento, Goiás já contabilizou mais de 111 mil casos suspeitos de dengue e 63 mil casos confirmados apenas este ano. Isso representa um aumento de 71% em comparação com o mesmo período de 2024. O estado também já confirmou 45 mortes pela doença, com outros 66 óbitos em investigação.

Situação da vacinação

A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Até agora, foram aplicadas 502.157 doses, sendo 356.830 referentes à primeira dose e 145.327 à segunda. No entanto, 140 mil jovens (45,95%) ainda não retornaram para completar o esquema vacinal.

Em abril de 2024, o estado também ampliou temporariamente a vacinação para a faixa etária de 4 a 59 anos, devido à proximidade do vencimento de um lote de vacinas com validade até 30 de abril daquele ano. Neste grupo, foram aplicadas 554.630 doses, sendo 389.812 da primeira dose e 164.818 da segunda. Porém, 172.620 pessoas (51,15%) ainda não retornaram para completar a imunização.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Brasil · 2min
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 37min
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Economia · 1h
Seleção embarca para a disputa da Copa América Feminina
Seleção embarca para a disputa da Copa América Feminina
Esportes · 13h
Mais do PortalGO
Foto: Pedro França/Agência Senado
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Ressarcimento do INSS: como solicitar descontos ilegais. Prazo até 14/11/2025. Alerta contra golpes: órgão não solicita dados. 10 jul 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
A tarifa de Trump não tem lógica econômica. Análise revela motivações geopolíticas e papel da oposição brasileira no conflito comercial. 10 jul 2025 · Brasil
Foto: UEFA
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Alexia Putellas e Lauren James brilham na 2ª rodada. Noruega, Espanha e Alemanha garantem vaga. Veja cenários de brigas por quartas de final. 10 jul 2025 · Esportes