Saúde estadual realiza Dia D de combate à tuberculose

Vacinação com a BCG ajuda prevenir formas graves da doença, mas não garante 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar

Compartilhe

VACINA BCG
Foto: Iron Braz

Foto: Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (24/03), o Dia “D” de combate à tuberculose. Nesta mesma data é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data reforça a importância do combate à doença que ainda representa um desafio para a saúde pública.

Na ocasião, será lançada a Campanha Tuberculose: Tem Prevenção, Tem Tratamento e Tem Cura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Noroeste (às 8h30) e Itaipu (às 14h), em Goiânia, com ações de conscientização e atendimento à população, uma parceria entre a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose durante o mês de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês de conscientização sobre a doença, a SES realiza;

  • campanhas de conscientização,
  • busca ativa de casos
  • e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do aumento no número de casos, Goiás mantém um dos menores coeficientes de incidência entre os estados brasileiros, ocupando a terceira menor posição.

  • Em 2021 foram registrados 980 casos,
  • 1.084 casos em 2022,
  • 1.182 casos em 2023,
  • 1.077 casos em 2024,
  • e neste ano, são 132 casos registrados.

Além disso, a SES, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Goiás, realiza no dia 21 de março de 2025, das 08 às 17h30, um curso de atualização sobre tuberculose para profissionais da saúde, abordando desafios e avanços no diagnóstico e no manejo de casos graves.

Em parceria com o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), a SES participa também do Projeto Acolher – HDT nas Escolas, que será realizado nesta quinta-feira (20/03), no Colégio Militar Major Oscar Oscar Alvelos, no Setor Parque Atheneu, em Goiânia.

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, Emílio Alves Miranda, ressalta que a doença ainda é um desafio para a saúde pública.

“Temos avançado na adesão dos profissionais de saúde para o diagnóstico da doença por meio das capacitações realizadas nos municípios. O diagnóstico e a adesão do paciente ao tratamento são essenciais para reduzirmos o número de casos e óbitos em Goiás”, reforça Emílio.

Ações contínuas

A SES recomenda que os municípios e serviços de saúde desenvolvam ações contínuas, como:

  • a intensificação da busca ativa por “sintomáticos respiratórios” na população,
  • estabelecimento de parcerias intersetoriais para apoio às populações em situação de vulnerabilidade social,
  • divulgação de boletins epidemiológicos com dados atualizados sobre a doença nos municípios,
  • campanhas educativas para conscientizar sobre:
    • prevenção,
    • sintomas,
    • diagnóstico precoce
    • e tratamento gratuito.

SES-GO também orienta sobre a importância da adesão ao tratamento e da desestigmatização da doença, além de atividades de treinamento junto às equipes de saúde locais, visando a capacitação nas atividades de vigilância epidemiológica, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Tratamento gratuito na rede do SUS

O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da avaliação dos sintomas, exames laboratoriais, coleta de escarro e exames de imagem, todos disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde.

Pessoas com sintomas devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação clínica, realização de exames diagnósticos e início do tratamento, caso necessário. Profissionais de saúde e a população devem estar atentos aos sintomas respiratórios, que podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias comuns no período, como a Covid-19 e Influenza.

Apesar da gravidade, a tuberculose tem cura.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo SUS, com duração mínima de seis meses, dependendo da forma clínica da doença. A adesão ao tratamento é fundamental, pois sua interrupção pode prejudicar tanto o paciente quanto a saúde pública, aumentando o risco de transmissão e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

A doença

A tuberculose é causada por um bacilo que afeta principalmente os pulmões e pode se agravar, levando, inclusive, ao óbito. Quando não diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, a doença pode evoluir para diversas complicações, resultando em internação hospitalar, perda da produtividade econômica e comprometimento da renda familiar devido aos custos com o tratamento, podendo, em alguns casos, levar à morte.

Em Goiás foram registrados:

  • 90 óbitos em 2021,
  • 116 óbitos em 2022,
  • 103 óbitos em 2023,
  • 106 óbitos em 2024,
  • e neste ano nenhum óbito foi registrado.

A transmissão ocorre por via respiratória, por meio da inalação de aerossóis produzidos pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que não estão em tratamento. Os principais sintomas incluem tosse persistente, com ou sem catarro, perda acentuada de peso, febre no período da tarde e suor excessivo à noite.

A vacinação com a BCG ajuda a prevenir formas graves da doença, mas não garante 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar. No calendário vacinal, a BCG é destinada a crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para adultos, a prevenção ocorre por meio do tratamento da infecção latente, quando a doença ainda não se manifestou.

Recentes
Rússia acusa Ucrânia de atacar residência de Vladimir Putin
Rússia acusa Ucrânia de atacar residência de Vladimir Putin
Mundo · 6h
Flamengo renova contrato do técnico Filipe Luís
Flamengo renova contrato do técnico Filipe Luís
Esportes · 7h
São Silvestre: de 48 corredores em 1924 a 50 mil em 2025
São Silvestre: de 48 corredores em 1924 a 50 mil em 2025
Esportes · 8h
5 jogos de ação e aventura imperdíveis para jogar no fim e começo de ano
5 jogos de ação e aventura imperdíveis para jogar no fim e começo de ano
Cultura · 13h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Polícia prende homem suspeito de atropelar e matar a esposa em Orizona
Número de feminicídios em Goiás em 2025 já iguala o total de 2024 29 dez 2025 · Segurança
Foto: Cinthia Oliveira
Filarmônica de Goiás vence votação popular no Prêmio Concerto 2025
Projeto dedicado a Claudio Santoro teve a maior participação popular da edição 29 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução redes sociais
Família de Aparecida morta em acidente na BR-040 é velada nesta segunda
Investigação aponta que invasão de pista causou acidente 29 dez 2025 · Goiás
Foto: Alex Malheiros
Regularização fundiária alcança 5 mil imóveis em Goiânia
Programa habitacional prevê novas unidades até 2026 28 dez 2025 · Cidades
Foto Divulgação Secom Aparecida
Natal Aparecida leva shows musicais e sorteio de brindes ao Aeroporto Sul
Shows de Zé Ricardo & Thiago, Chicote de Luxo, Vinicius Cavalcante e DJ Tubas movimentam o Setor Bandeirantes neste domingo 28 dez 2025 · Cultura
Foto: Divulgação Guarda Civil Metropolitana
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
Homem usava tornozeleira eletrônica e cumpria regime provisório 27 dez 2025 · Segurança
Fotos: Luciano Magalhães
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Espécies foram escolhidas por critérios técnicos e adaptação ao ambiente urbano 27 dez 2025 · Meio Ambiente
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Pesquisa combina dados epidemiológicos e genéticos para mostrar como a radiação UV artificial eleva mutações cancerígenas. 27 dez 2025 · Saúde
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Entenda como umidade, vento e sensação térmica sobrecarregam o corpo e quais os grupos mais vulneráveis a esse superaquecimento. 26 dez 2025 · Saúde
The Cure anuncia morte do guitarrista Perry Bamonte
Morre Perry Bamonte, músico vital e criativo do The Cure. Integrante por 15 anos, ele tocava guitarra, teclados e baixo de seis cordas. 26 dez 2025 · Variedades