Mais de 20 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo HTLV, e muitas nem sabem, segundo infectologista.

Compartilhe

O vírus pode persistir no organismo durante muitos anos sem trazer nenhum tipo de sintoma e só se manifestar após 15, 20 anos.

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelo HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas), com o Brasil liderando em número de casos. O vírus é transmitido por contato sexual sem proteção e de mãe para filho via amamentação. Em Feira de Santana, apesar da falta de dados específicos, cerca de 200 pessoas são acompanhadas no ambulatório de infectologia.

O médico infectologista Dr. Dênio Santos Barros destaca que o vírus pode permanecer assintomático por até duas décadas, ressaltando a importância de detectar portadores precocemente para evitar transmissões.

Ele explica que o HTLV pode ficar silencioso no corpo por muitos anos e só se manifestar após 15 a 20 anos, o que torna a identificação precoce fundamental para orientar os portadores e prevenir novas transmissões. Ele também detalha os sintomas, como fraqueza e alterações neurológicas, que podem aparecer tardiamente, além de ressaltar a importância do uso de preservativos e da triagem em bancos de leite para reduzir a disseminação do vírus.

Quando o HTLV manifesta sintomas, Dr. Dênio explica que eles são diversos, mas há dois tipos que são mais comuns e prevalentes. O médico ressalta que o vírus tem um impacto significativo e abrangente no corpo, afetando várias áreas e órgãos do organismo. Ele alertou sobre a complexidade dos efeitos do vírus, que pode envolver diferentes sistemas do corpo humano.

“Um deles a gente chama de mielopatia associada ao HTLV, que é uma doença que afeta os nervos e a pessoa pode ter um comprometimento variado, que envolve desde dificuldades para caminhar com a redução de força nas pernas, até a dificuldade de controle da bexiga. A pessoa pode ter retenção ou incontinência urinária. A outra manifestação, que é menos comum, é um tipo de câncer de pele, que é grave, inclusive. Além disso, o vírus também está associado a problemas oculares e outras manifestações de pele”.

Embora os sintomas do HTLV possam ser graves, o infectologista Dênio Santos Barros afirma que a maioria das pessoas infectadas nunca apresentará sinais da doença, podendo viver normalmente até a velhice ou por outras causas, sem mostrar nenhum sintoma relacionado ao vírus.

Em relação ao diagnóstico, o exame específico para detectar o HTLV é feito através de um exame de sangue, a sorologia. O médico recomenda que todas as pessoas sexualmente ativas realizem esse exame anualmente, além de ser indicado para gestantes devido ao risco de transmissão durante a amamentação.

Recentes
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Educação · 11h
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Esportes · 12h
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
Mundo · 13h
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Sem categoria · 14h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil
O roteiro eletrizante que leva três pilotos à decisão em Abu Dhabi
Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri chegam à última etapa da F1 2025 com chances de título. Reviva a temporada marcada por viradas 05 dez 2025 · Esportes
Dino corta emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Ministro Flávio Dino, do STF, vetou liberação de emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. Decisão atendeu a pedido do PSOL 04 dez 2025 · Justiça
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Impa cria olimpíada de matemática para professores
Nova olimpíada do Impa vai premiar professores de matemática dos anos iniciais. Medalhistas de ouro receberão bolsa para projetos escolares. 04 dez 2025 · Brasil