PDT deixa base do governo na Câmara após saída de Lupi

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A bancada do PDT na Câmara decidiu, nesta terça-feira (6), abandonar a base do governo Lula com seus 17 deputados federais quatro dias depois de o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, pedir demissão após a fraude descoberta em descontos de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O líder do partido, deputado Mário Heringer (MG), disse que o PDT não irá para a oposição, mas ficará como “independente” na Câmara. O parlamentar acrescentou que a decisão não é uma “retaliação” pela saída de Lupi, mas que o caso da fraude do INSS foi a gota d’água que faltava para a legenda sair do governo.

“Esse problema de relacionamento com o governo já vem há muito tempo. A questão do INSS, que é uma questão muito importante para nós e para todos os brasileiros, foi, na verdade, mais um episódio. Foi o pingo d’água que faltava. Não é retaliação”, disse.

O ex-ministro Lupi participou da reunião, realizada em Brasília. O líder Mário Heringer destacou ainda que não houve apoio do governo em relação ao partido.

“Apoiar o governo Lula não é problema nenhum para a gente, até porque é o governo que está aí. E tem feito um trabalho que eu reputo de um trabalho bom para o Brasil. Mas o governo Lula não está dando, e não estava dando desde antes, a reciprocidade e o respeito que o PDT julga merecer”, completou.

No lugar do presidente do PDT, Carlos Lupi, foi nomeado para a pasta da Previdência o ex-deputado federal Wolney Queiroz, também do PDT, que era então o secretário executivo do ministério.

Fraudes no INSS

A troca no comando do Ministério da Previdência ocorreu uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do INSS.

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024.

Recentes
Parabéns, Goiânia! Confira a agenda cultural deste fim de semana
Parabéns, Goiânia! Confira a agenda cultural deste fim de semana
Cultura · 16h
Brasil x Inglaterra: técnico projeta duelo tático e forte
Brasil x Inglaterra: técnico projeta duelo tático e forte
Brasil · 16h
Mundial Feminino Sub-17: duelo decisivo contra a Itália
Mundial Feminino Sub-17: duelo decisivo contra a Itália
Esportes · 18h
Disputa pelo título da F1 esquenta no México
Disputa pelo título da F1 esquenta no México
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Seleção Feminina Sub-20 enfrenta México no OBA
Brasil enfrenta o México em amistoso da Seleção Feminina Sub-20, no OBA. Jogo é a estreia de Camilla Orlando. Ingresso é 1 kg de alimento. 23 out 2025 · Notícia
PGO
CBF define mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil
CBF definiu os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense são os duelos 23 out 2025 · Esportes
PGO
Brasileiro Tiago Splitter assume time da NBA após prisões
Operação do FBI desmantelou rede de apostas com máfia na NBA. Técnico Chauncey Billups e jogador Terry Rozier estão entre os presos. 23 out 2025 · Entretenimento
Foto: Internet
Novo doc revela detalhes do crime contra Vladimir Herzog
Documentário “Herzog – O Crime que Abalou a Ditadura” estreia no YouTube, reconstituindo o assassinato do jornalista há 50 anos. 23 out 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Brasil e Indonésia fortalecem parceria estratégica
Lula em visita à Indonésia, propôs que Brasil e Indonésia usem suas moedas nacionais no comércio, citando Pix e Qris como inspiração. 23 out 2025 · Economia
Koei Tecmo/ Xbox GamesStudios
Ninja Gaiden 4 é um dos destaques entre os lançamentos de games da semana
Clássicos retrô ganham versões atualizadas em múltiplas plataformas 23 out 2025 · Cultura
Foto: Goiás Turismo
Confira o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de 92 anos de Goiânia
Transporte coletivo e saúde funcionam em regime diferenciado 23 out 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCGO
Polícia Civil cumpre 22 mandados em ação contra tráfico de drogas em três estados
Mandados foram cumpridos em Goiás, Minas Gerais e Rondônia 23 out 2025 · Segurança
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fachin autoriza Luiz Fux a integrar Segunda Turma do STF
Primeira Turma fica com quatro ministros até nova nomeação de Lula 23 out 2025 · Justiça
Foto: Agência Câmara de Goiânia
Gestor admite falhas e CEI da Limpa Gyn cobra novamente a pesagem do lixo por balança
Vereadores reforçam críticas ao uso do “olhômetro” na coleta de resíduos 23 out 2025 · Cidades