Motta: “Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não vai permitir que o projeto da anistia prejudique matérias importantes da agenda econômica, como a proposta que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Para Motta, se for levada em consideração uma ordem de prioridade, o projeto do Imposto de Renda tem um apelo muito maior. Além disso, segundo ele, a proposta de anistia divide a Casa.

O presidente participou de evento promovido pela CNN Brasil, para debater os desafios do novo cenário econômico mundial e os impactos das decisões econômicas brasileiras.

“Em um cenário de crise internacional, não podemos ter uma crise institucional. Temos que ter diálogo. Não vamos misturar essas pautas, vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, defendeu o presidente.

Responsabilidade com as finanças públicas

Motta disse que o Congresso vai trabalhar em consonância com a agenda econômica do governo e ressaltou que o Parlamento foi e continuará sendo uma Casa de responsabilidade com as contas públicas.

Segundo o presidente, diante do cenário de incerteza econômica mundial após a posse de Donald Trump, é preciso que as pautas do governo e do Congresso andem juntas.

“Isso nos obriga a ser mais eficientes, continuar a agenda de reformas, a integridade do arcabouço, e devemos rever os gastos, porque o país precisa discutir a eficiência da máquina pública”, afirmou Motta.

Hugo Motta afirmou que é preciso revisar os gastos públicos, mas ressaltou que qualquer proposta nesse sentido precisa ter um alinhamento com o Executivo. Segundo Motta, a revisão das diversas isenções tributárias tem espaço para ser discutida no Congresso, mas é preciso levar em consideração os impactos que uma proposta desse tipo teria na economia brasileira.

Aprovações na Câmara

Motta destacou ainda aprovações nos últimos dois meses que têm contribuído para a melhoria da economia no país. Ele citou a proposta de reciprocidade na taxação de produtos importados e o projeto que estimula a exportação para micros e pequenos empreendedores.

“Vamos dar total prioridade à agenda econômica. Em cenário de incertezas, quanto mais alinhados, enfrentaremos essa agenda com mais eficiência e menos perda”, destacou.

De acordo com o presidente, a análise da medida provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores com carteira assinada será iniciada de imediato, com a instalação da comissão mista hoje. Assim que se tornar lei, Motta avalia que será uma medida importante para colocar mais recursos na economia.

Segundo ele, já foram colocados mais de R$ 8 bilhões na economia desde a edição da MP. “Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, disse.

Por: Agência Câmara de Notícias

Recentes
Fim de semana esportivo: UFC, Fórmula E, clássicos e muito mais
Fim de semana esportivo: UFC, Fórmula E, clássicos e muito mais
Esportes · 5h
Jardim vertical de 74 m promete mudar clima no Setor Marista
Jardim vertical de 74 m promete mudar clima no Setor Marista
Cidades · 9h
Goiás em alerta: ciclone pode trazer tempestade com granizo
Goiás em alerta: ciclone pode trazer tempestade com granizo
Goiás · 10h
Aparecida realiza Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Aparecida realiza Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Saúde · 12h
Mais do PortalGO
Foto: Ycaro Matos
Fim de semana têm shows, teatro, exposições e pré-Carnaval em Goiânia e interior
Agenda reúne opções gratuitas e pagas entre sexta e domingo 30 jan 2026 · Cultura
Fotos: Divulgação PCGO
Falso agente de futebol é preso suspeito de abusar de adolescente em Água Lindas
O suspeito utilizava a proximidade com escolinhas de futebol para selecionar vítimas sob o pretexto de carreira profissional 30 jan 2026 · Segurança
Fotos: Reprodução redes sociais
“Maldade impregnada”: astróloga comenta agressão ao cão Orelha
Astróloga associa crueldade contra animal a comportamentos de outras vidas 30 jan 2026 · Entretenimento
Pedro Arthur Turra Basso — Reprodução redes sociais
O que se sabe sobre a agressão que deixou adolescente de Goiânia em coma
Câmeras de segurança não confirmam a versão de legítima defesa apresentada pelo agressor 30 jan 2026 · Goiás
Fórmula E chega a Miami com novo traçado
Miami recebe E-Prix da Fórmula E neste sábado (31) em traçado inédito no complexo da F1. Veja pista, favoritos e programação completa. 30 jan 2026 · Esportes
Foto: Arquivo Goiás EC
Ídolo do Goiás e Atlético-GO, Ary Paghetti morre aos 78 anos
Ary Paghetti, morreu aos 78 anos após sofrer um infarto. Ex-jogador marcou época no futebol goiano e fez três gols contra o Santos de Pelé. 29 jan 2026 · Esportes
Ciclone extratropical se forma no litoral de SP e PR
Novo ciclone extratropical se forma no litoral de SP e PR. Sistema não atinge terra, mas traz risco de temporal forte e ventania até domingo. 29 jan 2026 · Brasil
Seleção peruana contrata o brasileiro Mano Menezes
Mano Menezes, ex-Grêmio e ex-seleção brasileira, acertou com a Federação Peruana e será o novo técnico da seleção do Peru. 29 jan 2026 · Esportes
Foto: Arpa/Acervo pessoal
“Continue Viva”: artista goiana Arpa lança novo single independente
Produção foi executada exclusivamente por profissionais trans e não binários de Goiânia 29 jan 2026 · Cultura
Plano América retorna ao mercado de saúde em Goiânia com nova operadora
Nova operadora marca retorno do grupo responsável pelo antigo Plano América 29 jan 2026 · Saúde