Motta: “Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não vai permitir que o projeto da anistia prejudique matérias importantes da agenda econômica, como a proposta que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Para Motta, se for levada em consideração uma ordem de prioridade, o projeto do Imposto de Renda tem um apelo muito maior. Além disso, segundo ele, a proposta de anistia divide a Casa.

O presidente participou de evento promovido pela CNN Brasil, para debater os desafios do novo cenário econômico mundial e os impactos das decisões econômicas brasileiras.

“Em um cenário de crise internacional, não podemos ter uma crise institucional. Temos que ter diálogo. Não vamos misturar essas pautas, vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, defendeu o presidente.

Responsabilidade com as finanças públicas

Motta disse que o Congresso vai trabalhar em consonância com a agenda econômica do governo e ressaltou que o Parlamento foi e continuará sendo uma Casa de responsabilidade com as contas públicas.

Segundo o presidente, diante do cenário de incerteza econômica mundial após a posse de Donald Trump, é preciso que as pautas do governo e do Congresso andem juntas.

“Isso nos obriga a ser mais eficientes, continuar a agenda de reformas, a integridade do arcabouço, e devemos rever os gastos, porque o país precisa discutir a eficiência da máquina pública”, afirmou Motta.

Hugo Motta afirmou que é preciso revisar os gastos públicos, mas ressaltou que qualquer proposta nesse sentido precisa ter um alinhamento com o Executivo. Segundo Motta, a revisão das diversas isenções tributárias tem espaço para ser discutida no Congresso, mas é preciso levar em consideração os impactos que uma proposta desse tipo teria na economia brasileira.

Aprovações na Câmara

Motta destacou ainda aprovações nos últimos dois meses que têm contribuído para a melhoria da economia no país. Ele citou a proposta de reciprocidade na taxação de produtos importados e o projeto que estimula a exportação para micros e pequenos empreendedores.

“Vamos dar total prioridade à agenda econômica. Em cenário de incertezas, quanto mais alinhados, enfrentaremos essa agenda com mais eficiência e menos perda”, destacou.

De acordo com o presidente, a análise da medida provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores com carteira assinada será iniciada de imediato, com a instalação da comissão mista hoje. Assim que se tornar lei, Motta avalia que será uma medida importante para colocar mais recursos na economia.

Segundo ele, já foram colocados mais de R$ 8 bilhões na economia desde a edição da MP. “Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, disse.

Por: Agência Câmara de Notícias

Recentes
Mabel e a realidade de Goiânia
Mabel e a realidade de Goiânia
Colunas · 11h
Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças
Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças
Brasil · 11h
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Justiça · 12h
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
Brasil · 12h
Mais do PortalGO
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
© Ricardo Stuckert/PR
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo
Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades 23 abr 2025 · Meio Ambiente
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu fortalecer identidade cultural local, além de impulsiona a economia regional (Fotos: Lucas Diener)
TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural
Aberta oficialmente nesta terça-feira (22/04), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se torna marco da valorização das múltiplas linguagens artísticas e do… 23 abr 2025 · Cultura
Foto: Rodrigo Estrela
Mutirão do CadÚnico em Aparecida atende famílias até sexta-feira com foco em benefícios sociais
Mutirão deve atender mais de 6 mil famílias. 23 abr 2025 · Política
Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons
Cardeal condenado por corrupção quer participar do conclave
Cardeal Angelo Becciu quer votar na escolha do novo Papa. 23 abr 2025 · Variedades
Foto: Reprodução Redes Sociais / @virginia e @brunamarquezine
Virginia Fonseca se pronuncia sobre suposto climão com Bruna Marquezine na Fazenda Talismã
Virginia esclarece rumores sobre suposto climão com Bruna Marquezine durante festa de João Guilherme. 23 abr 2025 · Entretenimento
Entregadores querem fixar uma distância máxima para bicicletas – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Comissão debate cobrança de taxas e possível abuso de poder econômico
iFood é acusado de abuso de poder e taxas abusivas 23 abr 2025 · Política
Fotos: Agehab