Motta: “Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não vai permitir que o projeto da anistia prejudique matérias importantes da agenda econômica, como a proposta que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Para Motta, se for levada em consideração uma ordem de prioridade, o projeto do Imposto de Renda tem um apelo muito maior. Além disso, segundo ele, a proposta de anistia divide a Casa.

O presidente participou de evento promovido pela CNN Brasil, para debater os desafios do novo cenário econômico mundial e os impactos das decisões econômicas brasileiras.

“Em um cenário de crise internacional, não podemos ter uma crise institucional. Temos que ter diálogo. Não vamos misturar essas pautas, vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, defendeu o presidente.

Responsabilidade com as finanças públicas

Motta disse que o Congresso vai trabalhar em consonância com a agenda econômica do governo e ressaltou que o Parlamento foi e continuará sendo uma Casa de responsabilidade com as contas públicas.

Segundo o presidente, diante do cenário de incerteza econômica mundial após a posse de Donald Trump, é preciso que as pautas do governo e do Congresso andem juntas.

“Isso nos obriga a ser mais eficientes, continuar a agenda de reformas, a integridade do arcabouço, e devemos rever os gastos, porque o país precisa discutir a eficiência da máquina pública”, afirmou Motta.

Hugo Motta afirmou que é preciso revisar os gastos públicos, mas ressaltou que qualquer proposta nesse sentido precisa ter um alinhamento com o Executivo. Segundo Motta, a revisão das diversas isenções tributárias tem espaço para ser discutida no Congresso, mas é preciso levar em consideração os impactos que uma proposta desse tipo teria na economia brasileira.

Aprovações na Câmara

Motta destacou ainda aprovações nos últimos dois meses que têm contribuído para a melhoria da economia no país. Ele citou a proposta de reciprocidade na taxação de produtos importados e o projeto que estimula a exportação para micros e pequenos empreendedores.

“Vamos dar total prioridade à agenda econômica. Em cenário de incertezas, quanto mais alinhados, enfrentaremos essa agenda com mais eficiência e menos perda”, destacou.

De acordo com o presidente, a análise da medida provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores com carteira assinada será iniciada de imediato, com a instalação da comissão mista hoje. Assim que se tornar lei, Motta avalia que será uma medida importante para colocar mais recursos na economia.

Segundo ele, já foram colocados mais de R$ 8 bilhões na economia desde a edição da MP. “Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, disse.

Por: Agência Câmara de Notícias

Recentes
Goiás em alerta: risco de chuva Forte, granizo e ventos nesta sexta
Goiás em alerta: risco de chuva Forte, granizo e ventos nesta sexta
Goiás · 53min
Aparecida realiza 2º Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Aparecida realiza 2º Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Saúde · 2h
Agenda Cultural: O que fazer em Goiânia e Aparecida neste fim de semana (6 a 8 de fevereiro)
Agenda Cultural: O que fazer em Goiânia e Aparecida neste fim de semana (6 a 8 de fevereiro)
Cultura · 4h
Caso de influenciadora alerta para linfoma ligado a silicone
Caso de influenciadora alerta para linfoma ligado a silicone
Saúde · 9h
Mais do PortalGO
Balões explodem em elevador na Índia e fere duas pessoas
Caso inusitado na Índia: balões de aniversário explodiram em um elevador, causando queimaduras em uma estudante e um entregador. 05 fev 2026 · Mundo
CBF aprova playoffs na Série B para definir dois acessos à Série A
CBF aprovou a inclusão de playoffs na Série B de 2026. Times entre 3º e 6º lugar disputarão mata-mata por duas vagas na Série A. 05 fev 2026 · Esportes
Foto: PCDF
Operação Lex Data: adolescente fraudou sistemas do CNJ, diz polícia
Adolescente de 15 anos usou credenciais ilícitas para adulterar mandados de prisão em sistemas nacionais, incluindo contra autoridades. 05 fev 2026 · Justiça
Sertanejo Rangel Cigano escapa de incêndio em avião em MG
Rangel Cigano escapou ileso de acidente aéreo em Minas Gerais. Aviao ultraleve teve pane, fez pouso forçado em pasto e pegou fogo. 05 fev 2026 · Brasil
Imagens: Instagram
Cena inusitada: Ferrari e cavalos juntos em bar de Goiânia
Morador flagrou uma cena curiosa em Goiânia: uma Ferrari ao lado de cavalos em frente a um bar. Registro gerou brincadeiras nas redes sociais. 05 fev 2026 · Goiás
Unsplash
Do amadurecimento à identidade: 3 romances de formação fundamentais
Hermann Hesse conecta o clássico alemão ao fenômeno global do K-Pop contemporâneo 05 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
Morre Ricardo Schnetzer, voz de astros como Tom Cruise e Al Pacino, aos 72 anos
O dublador enfrentava complicações decorrentes da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) 05 fev 2026 · Cultura
Foto: Lia de Paula/Agência Senado
CNH: novo manual acaba com reprovação imediata por baliza e motor apagado
O candidato agora começa o exame com zero ponto e só é reprovado se atingir a soma de 11 pontos em infrações 05 fev 2026 · Brasil
Foto: Reprodução redes sociais
Presidente da Câmara de Rio Verde é preso em operação que investiga fraudes em concursos
O objetivo central do grupo seria o controle e desvio das taxas de inscrição pagas pelos candidatos 05 fev 2026 · Goiás
Helena Yoshioka/Netflix © 2025
Série da Netflix sobre o acidente com o Césio-137 em Goiânia ganha data de estreia
Produção foca no esforço de cientistas e médicos brasileiros para conter a crise 05 fev 2026 · Cultura