Lula anuncia crédito para moradia e acesso a médico especialista no SUS

Lula anuncia crédito para reforma de casas e acesso a médicos especialistas pelo SUS, novas edições do PAC e PEC da Sustentabilidade Fiscal.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (20), uma política de crédito para reforma de moradias e outra para garantir o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a médicos especialistas. Mais uma edição do PAC Seleções, que financia obras públicas essenciais, também deve ser lançada em breve, com foco na construção de casas.

“Além do Minha Casa, Minhas Vida, nós vamos anunciar uma política de crédito para reforma de casa. Ou seja, o cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, esse cidadão tem direito de ir ao banco e pegar um crédito com o juro mais barato possível. Porque o governo sozinho, nem o prefeito, nem o estadual, dá conta de fazer as casas”, disse o presidente.

Lula discursou durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. Conhecida como Marcha dos Prefeitos, durante o evento, os gestores das cidades brasileiras se reúnem na capital para apresentar ao governo federal as demandas locais e receber orientações técnicas sobre políticas públicas.

Sobre os atendimentos médicos no SUS, Lula afirmou que todo cidadão terá direito à segunda consulta com especialista e também a um exame de imagem, como ressonância e tomografia.

“Quando eu vou fazer um check-up, eu passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma. Então, ele tem que ter o direito de utilizar esta máquina na cidade ou no estado que ele mora”, prometeu.

No mês passado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o governo federal vai estabelecer parcerias com a rede privada de saúde para garantir o atendimento especializado no tempo certo. Segundo ele, muitos dos serviços privados têm uma capacidade ociosa que pode ser compartilhada, especialmente para o diagnóstico e tratamento de câncer.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Judicialização

Durante seu discurso, Lula ainda defendeu o diálogo federativo entre a União e as prefeituras para evitar a judicialização e avançar na busca de soluções para os problemas dos municípios. Um dos desafios citados pela CNM é o cumprimento de decisões judiciais que impactam o Orçamento, de questão previstas em lei, como atendimento em creches e pisos salarias.

“Os problemas que nós temos deveriam ser resolvidos numa mesa de negociação e não ser resolvido no Poder Judiciário. É importante que a gente tenha claro que as coisas só podem ir para o Judiciário quando a nossa capacidade política foi exaurida”, disse Lula.

A entidade municipalista também destaca que mais prefeituras estão com os cofres no vermelho e cobra que as políticas propostas pelo governo venham com a garantia de recursos.

Para o presidente Lula, o prefeito é um aliado na execução de políticas públicas. “Não é apenas passar despesa, porque é muito fácil passar despesa. O que a gente quer é fazer a despesa e compartilhar o custo que um prefeito vai ter para executar aquela política do governo federal.”

A CNM também defende agilidade na transferência das emendas aos municípios e pediu apoio do governo federal para avançar na discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal. O texto abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios.

Com o tema Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil, a Marcha dos Prefeitos começou nesta segunda (19) e segue até quinta-feira (22). Na programação estão painéis sobre temas que geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.

Na abertura do encontro, Lula foi acompanhado de uma comitiva de ministros de Estado, que também falarão individualmente aos prefeitos sobre o trabalho das pastas. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, também participaram do evento.

Recentes
TRT mantém condenação por câmera em vestiário em GO
TRT mantém condenação por câmera em vestiário em GO
Goiás · 11h
CBF marca testes contra França e Croácia para março
CBF marca testes contra França e Croácia para março
Esportes · 12h
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Esportes · 14h
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Meio Ambiente · 15h
Mais do PortalGO
Foto: FIFA
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Grupo do Brasil na Copa 2026 tem Marrocos, Escócia e Haiti. Caminho no mata-mata pode levar a confrontos pesados com Inglaterra e Argentina. 05 dez 2025 · Esportes
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil