A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) realizará a palestra de abertura do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), que começa nesta terça-feira (6), em Goiânia. O evento será realizado até a próxima quinta-feira (9) com uma programação voltada para a preservação da memória institucional, cultura e diversidade no sistema judiciário brasileiro.
A palestra de Hilton ocorre às 17h no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no Setor Oeste da capital. O encontro é promovido em parceria pelo TJGO, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), com apoio da Seção Judiciária de Goiás, vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Criado por meio da Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ENAM acontece anualmente, sempre na semana em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, em 10 de maio. A edição de 2025 traz o tema “Memória, Cultura e Diversidade”.
Além da palestra da deputada, a solenidade de abertura contará com uma apresentação do cantor Marcelo Barra. A programação se estende por diversos locais de Goiânia e inclui debates sobre justiça social, parcerias culturais, museologia e valorização de minorias, como o eleitor indígena.
Na quarta-feira (7), a historiadora e antropóloga Lilian Schwarcz fará a palestra “Imagens da branquidade: a presença da ausência”, às 9h, no Auditório Goyazes do TRT18. Também estão previstos saraus, exposições, visitas a centros de memória, tour histórico pela Praça Cívica e lançamentos de livros e revistas.
O encerramento ocorrerá na quinta-feira (9), também no Auditório Goyazes, com presença do presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e entrega do Prêmio CNJ de Memória do Poder Judiciário. Haverá ainda leitura da Carta de Goiás e apresentação do coral Labor em Canto.