Brasileirão Feminino encerra primeira fase com rodada eletrizante

Brasileirão Feminino define G8 e rebaixados. Bragantino garante vaga, 3B cai. Corinthians vence líder Cruzeiro em jogo emocionante.

Compartilhe

Tamires foi a protagonista de Corinthians x Cruzeiro – Foto: CBF

A primeira fase do Brasileirão Feminino A1 chegou ao fim nesta quarta-feira (18), definindo os confrontos das quartas de final e também as equipes que disputarão a Série A2 em 2026. Antes da 15ª e última rodada, sete times já estavam garantidos no G-8: Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária e Bahia.

O Red Bull Bragantino era o favorito para ficar com a última vaga restante. As meninas do Massa Bruta enfrentaram o Instituto 3B, que lutava para evitar o rebaixamento, em partida realizada em Santana de Parnaíba. O resultado foi um sonoro 5 a 1 para o Bragantino, que garantiu sua classificação.

Com a derrota, o Instituto 3B se juntou ao Sport no Z-2 e disputará a Série A2 na próxima temporada.

Mesmo com boa parte das vagas já definidas, a última rodada teve emoção de sobra. Na Fazendinha, em São Paulo, o Corinthians, vice-líder, recebeu o então invicto Cruzeiro, líder da competição. As alvinegras precisavam vencer para consolidar a segunda colocação e, com isso, teoricamente ter um confronto menos difícil nas quartas de final, seguindo o formato de cruzamento olímpico.

Logo aos 3 minutos, Gabi Zanotti abriu o placar para o Corinthians. Aos 30, o Cruzeiro empatou após um gol contra da lateral Tamires. No segundo tempo, a Raposa virou com Paloma aos 17 minutos, mas Duda Sampaio deixou tudo igual aos 22. A virada alvinegra veio com a redenção de Tamires, aos 25 minutos, e Letícia fechou o placar em 4 a 2, aos 32 minutos.

Em Eldorado do Sul (RS), Grêmio e Flamengo empataram em 1 a 1. Em Feira de Santana (BA), Bahia e Juventude ficaram no 2 a 2. Com esse resultado e a derrota do Instituto 3B, as meninas do Juventude permaneceram na Série A1.

O América-MG venceu a Ferroviária por 1 a 0 e sonhou com a vaga no G-8, mas acabou ficando de fora por um ponto. Em Recife, o Palmeiras goleou o já rebaixado Sport por 5 a 1. O São Paulo, que tentava ultrapassar o Corinthians, fez a sua parte ao vencer o Internacional por 1 a 0 em Osasco (SP), mas, com a vitória corintiana, permaneceu na terceira posição. No encerramento da rodada, o Fluminense venceu o Real Brasília por 2 a 1, no Moça Bonita, no Rio.

A classificação final do campeonato ficou assim:

Classificação fornecida por Sofascore

Próxima Fase

Agora, o Brasileirão Feminino fará uma pausa para a disputa da Copa América Feminina, que acontece entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, no Equador. O campeonato retorna no dia 10 de agosto, com o início da fase mata-mata. As finais estão marcadas para os dias 7 e 14 de setembro.

Quartas de final – Confrontos:

  • Cruzeiro (1º) x (8º) Red Bull Bragantino
  • Corinthians (2º) x (7º) Bahia
  • São Paulo (3º) x (6º) Ferroviária
  • Palmeiras (4º) x (5º) Flamengo

Nas semifinais, o vencedor de Cruzeiro x Red Bull Bragantino enfrentará quem passar de Palmeiras x Flamengo. Do outro lado, o vencedor de Corinthians x Bahia jogará contra quem avançar do clássico entre São Paulo e Ferroviária.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 1h
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Justiça · 15h
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Brasil · 15h
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Esportes · 16h