A seleção brasileira decide nesta terça-feira (29) uma vaga na final da Conmebol Copa América Feminina 2025. O time comandado por Arthur Elias enfrenta o Uruguai, às 21h, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, capital do Equador. A partida vale classificação direta para a decisão do torneio.
Quem vencer o clássico sul-americano encara na final o ganhador do confronto entre Argentina e Colômbia, que disputam a outra semifinal. A grande decisão acontece no sábado (2), às 18h. Já o duelo pelo terceiro lugar será disputado na sexta-feira (1º), às 21h, entre as derrotadas das semifinais.
Campanhas na primeira fase
O Brasil terminou a fase de grupos na liderança do Grupo B com campanha invicta: três vitórias e um empate. A seleção venceu a Venezuela por 2 a 0, goleou a Bolívia por 6 a 0 e superou o Paraguai por 4 a 1. Na última rodada, empatou em 0 a 0 com a Colômbia, após a expulsão da goleira Lorena.
O Uruguai avançou em segundo lugar no Grupo A, com sete pontos. A equipe somou duas vitórias, um empate e uma derrota. A Argentina liderou a chave com quatro vitórias.
A Colômbia, somou oito pontos com dois empates e duas vitórias. O empate contra o Brasil na última rodada da fase de grupos garantiu a classificação das colombianas.
Formato da competição
A Copa América Feminina reúne dez seleções divididas em dois grupos. Na primeira fase, as equipes se enfrentam entre si em jogos únicos. As duas melhores colocadas de cada grupo avançam às semifinais, em confrontos diretos. As vencedoras disputam o título no sábado.
Atual campeã e maior vencedora da competição, a seleção brasileira busca o nono título continental. Desde a primeira edição, em 1991, o Brasil venceu oito das nove edições realizadas.
Além do título, o Brasil também briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Por já sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, o país tem vaga garantida no Mundial, mas precisa conquistar o título da Copa América ou terminar com o vice-campeonato para ir às Olimpíadas.