Aitana Bonmatí entrou definitivamente para a história da Bola de Ouro. A meia do Barcelona, de 27 anos, conquistou nesta segunda-feira sua terceira conquista consecutiva do prêmio da France Football. Ela superou na votação a espanhola Mariona Caldentey, atacante do Arsenal, e confirmou a supremacia do futebol espanhol.
Com o novo título, Aitana se tornou a maior vencedora da Bola de Ouro feminina. Até então, dividia a liderança com Alexia Putellas, também do Barça, que venceu em duas ocasiões. O domínio do clube catalão impressiona: desde 2018, quando a premiação feminina foi criada, cinco das sete edições foram vencidas por jogadoras do Barcelona.
O Brasil teve duas representantes na lista final: Marta, do Orlando Pride, terminou em 12º lugar, e Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, em 21º.
Reconhecimento a jovens, goleiros e clubes
Lamine Yamal, joia do Barcelona, venceu o Troféu Kopa e repetiu a conquista de 2024 como melhor jovem do mundo. Vicky López, também do Barça, levou o título no feminino.
Entre os goleiros, Gianluigi Donnarumma confirmou a grande temporada pelo PSG e faturou o prêmio Yashin pela segunda vez, deixando o brasileiro Alisson em segundo lugar. Hannah Hampton, do Chelsea, foi a melhor goleira do futebol feminino.
O PSG dominou na categoria de clubes, sendo eleito o melhor do mundo após conquistar Champions, Campeonato Francês e Copa da França. No feminino, o Arsenal, campeão da Champions, levou a taça. O Botafogo, que venceu Brasileirão e Libertadores, chegou à disputa, mas perdeu para os franceses.
Prêmio Sócrates e tributo emocionante
O Prêmio Sócrates reconheceu a Xana Fundación, criada em memória de Xana, filha do técnico Luis Enrique, vítima de câncer aos 9 anos. A entidade atua no apoio a crianças em tratamento de doenças graves. Em 2023, Vinicius Junior recebeu a mesma honraria com o Instituto Vini Jr., projeto que promove educação com foco antirracista por meio do esporte.
O evento reservou ainda uma homenagem tocante a Diogo Jota e André Silva, mortos em acidente de carro em julho, no norte da Espanha. Familiares participaram da cerimônia em Paris, enquanto imagens dos jogadores foram exibidas no telão do Théâtre du Châtelet, emocionando o público.