A equipe Pequi Mecânico, formada por estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi classificada para a RoboCup 2025 — maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do mundo. O torneio acontecerá entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador (BA), e reunirá universidades e centros de pesquisa de ponta do Brasil e do exterior.
Criado em 2010, o Pequi Mecânico é hoje uma das maiores referências em robótica acadêmica do Centro-Oeste. Neste ano, a equipe disputará em quatro modalidades oficiais:
Humanoid League (robôs humanoides que jogam futebol autonomamente)

Simulation League (agentes virtuais inteligentes)

Flying Robots Trial League (drones autônomos)

@Home League (robôs assistivos para ambientes domésticos)

A classificação para a RoboCup destaca a UFG como polo de inovação tecnológica e formação científica, com impactos que vão além da competição. O grupo realiza atividades de extensão em escolas públicas, promove capacitações abertas à comunidade e contribui para a redução da evasão universitária por meio do engajamento estudantil em projetos interdisciplinares.
Apesar da conquista, a equipe busca apoio financeiro para viabilizar a viagem de cerca de 30 integrantes. Os custos totais — que incluem inscrições, passagens, hospedagem e alimentação — giram em torno de R$ 100 mil. Os valores devem ser pagos em etapas, e a equipe busca realizar as inscrições com a menor cotação possível para otimizar os recursos disponíveis. A participação conta com apoio institucional da UFG por meio de centros como o CEIA, AKCIT e CERISE, além de colaboração com empresas e grupos de pesquisa.
A RoboCup 2025 será realizada pela primeira vez no Brasil e tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de instituições como SESI, SEBRAE e Petrobras.