A Caixa Econômica Federal começou a oferecer uma nova linha de crédito que permite a clientes pessoas físicas com financiamento imobiliário ativo usar o próprio imóvel como garantia em operações de crédito com livre destinação. O banco também aceita imóveis urbanos — residenciais, comerciais ou mistos — já quitados ou ainda em financiamento com a instituição.
Batizada de Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa. A modalidade funciona no formato de home equity, oferecendo taxas de juros reduzidas em relação ao crédito pessoal tradicional. As taxas partem de 1,32% ao mês, e o empréstimo pode chegar a 60% do valor de avaliação do imóvel.
A Caixa disponibiliza opções para diferentes perfis e necessidades, com simulações e contratações realizadas em agências físicas ou digitais. O banco já soma cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos na modalidade de crédito com garantia de imóvel. Com 54 mil contratos assinados e participação de 25% no mercado.
A novidade inclui a possibilidade de usar imóveis ainda financiados como garantia. O que se tornou viável após o Novo Marco das Garantias, Aprovado pela Lei nº 14.711/2023. A legislação permite que um mesmo imóvel sirva de garantia para mais de um empréstimo. Desde que haja saldo de valor disponível conforme o financiamento já quitado.
Na nova linha, os clientes podem financiar o crédito em até 240 meses nas operações convencionais ou em até 360 meses por meio da alienação estendida, respeitando o prazo restante do financiamento original. A alienação estendida permite que o cliente mantenha o contrato atual e obtenha um novo empréstimo usando o mesmo imóvel como garantia, liberando recursos adicionais se o valor do imóvel e a renda do cliente permitirem.