Mostra gratuita no Cine Cultura celebra Chantal Akerman

Compartilhe

Foto: Divulgação

O Cine Cultura convida o público para uma viagem pela filmografia da cineasta belga Chantal Akerman, ícone do cinema contemporâneo, na Mostra Ao Centro-Oeste, que será realizada de quinta-feira (27/03) a domingo (30/03).

O evento conta com apoio da distribuidora Filmicca e terá entrada gratuita para todas as sessões, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada exibição.

A programação da mostra reúne uma seleção de 16 filmes entre curtas, médias e longas, em cópias restauradas pela Cinematek de Bruxelas, incluindo duas sessões do aclamado Jeanne Dielman, 23, quai du commerce, 1080 Bruxelles, recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound.

Com sua visão única, Akerman explora espaços domésticos e urbanos, resgatando a intimidade e a conexão entre vida e arte. Seus filmes oferecem reflexões profundas sobre privacidade, identidade e a essência do cinema.

Em uma época marcada pelo compartilhamento superficial de vidas nas redes sociais, assistir à obra de Akerman é uma oportunidade para os cinéfilos se reconectarem com o que é genuíno em sua filmografia.

Sinopses

Exploda Minha Cidade (1968, 14 anos, 13 min)
Nos subúrbios de Bruxelas, uma jovem na cozinha de seu apartamento esfrega o chão, lustra os sapatos, dança, cozinha, bebe vinho, então ela fecha a porta com fita adesiva, abre o gás e explode tudo – cantarolando o tempo todo.

O Quarto (1972, 12 anos, 11 min)
Os móveis e a bagunça de um pequeno cômodo de apartamento se tornam o assunto de uma natureza em movimento, com a própria Akerman olhando para si mesma. Este inovador experimento formal e silencioso é o primeiro filme de Chantal Akerman feito em Nova York.

Hotel Monterey (1972, 12 anos, 60 min)
Silencioso, assim como seu curta O Quarto, Chantal Akerman realiza esta obra de imagens magnéticas. Hotel Monterey é um hotel barato em Nova York. A diretora convida o espectador para visitar este lugar incomum, assim como as pessoas que vivem lá, desde a recepção até a última história.

15 de Agosto (1973, 14 anos, 44 min)
Em meados de agosto em Paris, em um apartamento ensolarado e silencioso, uma jovem mulher fala, pensa, reflete sobre si mesma. A vida cotidiana e pequenos eventos em um longo e ininterrupto monólogo. A câmera retrata ela e seus gestos em planos longos e fixos se movendo pelos cômodos, o espaço, a luz e as sombras de um dia de verão.

Eu, Tu, Ele, Ela (1974, 16 anos, 82 min)
Em seu primeiro longa-metragem provocativo, Chantal Akerman estrela como uma jovem sem rumo que deixa o isolamento autoimposto para embarcar em uma viagem que leva a casos de amor solitários com um motorista de caminhão e uma ex-namorada. Com seu famoso encontro carnal em tempo real e seu minimalismo ousado, Eu, Tu, Ele, Ela é o filme mais sexualmente audacioso de Akerman, um dos maiores nomes da história do cinema.

Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)
Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.

Notícias de Casa (1976, 12 anos, 86 min)
A cineasta belga Chantal Akerman mora em Nova York. As imagens filmadas da cidade americana são acompanhadas pelos textos da sua amorosa mãe que vive em Bruxelas. Enquanto as imagens da cidade de Nova York se aproximam cada vez mais, as palavras da mãe, lidas pela própria Akerman, gradualmente desaparecem.

Cine Cultura exibe a mostra "Ao Centro-Oeste" dedicada a Chantal Akerman
Os Encontros de Anna é um dos filmes que integram a mostra. No longa, Anna (Aurore Clément) é uma diretora de cinema que viaja por diversas cidades para promover seu filme mais recente, tendo em cada uma delas um encontro significativo e marcante – seja com estranhos, amigos ou familiares (Foto: Divulgação)

Os Encontros de Anna (1978, 14 anos, 122 min)
Anna, uma cineasta talentosa, percorre uma série de cidades europeias para promover seu filme mais recente. Por meio de uma sucessão de encontros curtos e misteriosos, primorosamente filmados, com homens e mulheres, família e estranhos, passa a ver seu distanciamento emocional e físico do mundo.

Toda Uma Noite (1982, 14 anos, 90 min)
Vários casais se encontram, fazem amor, se separam, dançam, bebem, comem, falam ao telefone e dormem durante uma noite quente de verão em Bruxelas. Seguindo mais de duas dúzias de pessoas diferentes na atmosfera quase sem palavras de uma noite escura na cidade de Bruxelas, Akerman examina aceitação e rejeição no reino do romance.

Anos Dourados (1986, 14 anos, 96 min)
Em um shopping, entre o salão de beleza da Lili, a loja de roupas da família Schwartz e o bistrô da Sylvie, funcionários e clientes se cruzam, se encontram e sonham com o amor comprometido ou impossível. Eles falam, cantam e dançam.

Do Leste (1993, 12 anos, 110 min)
Da Alemanha Oriental a Moscou, passando pela Polônia, Lituânia e Ucrânia, Chantal Akerman registra, após o colapso do bloco soviético, os corpos e rostos de pessoas anônimas, suas expressões ilegíveis, seja caminhando ou simplesmente esperando algo. Ela filma edifícios, paisagens, neve, anoitecer e oferece uma gama de impressões audiovisuais que constituem um poema impressionista e fascinante.

A Mudança (1993, 12 anos, 40 min)
Um homem solitário acaba de se mudar para um apartamento moderno. Ele se lembra do apartamento anterior e questiona a si mesmo se fez a escolha certa.

A Prisioneira (2000, 16 anos, 114 min)
A relação entre Simon, um jovem possessivo, e Ariane, sua amante passiva. Ele está convencido de que ela está tendo um caso com uma mulher. Enquanto Simon implacavelmente persegue cada movimento dela, os dois se encontram presos em um ciclo de ciúme, desejo erótico e autodestruição. Adaptando o quinto volume de Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Chantal Akerman transforma o material em um estudo hipnotizante de voyeurismo, controle e obsessão sexual neste filme impressionante.

Com Sonia Wieder-Atherton (2003, 12 anos, 52 min)
A violoncelista Sonia Wieder-Atherton conta como ela se apaixonou por música, e depois pelo violoncelo especificamente, usando a música para tentar formar palavras que se comunicassem. Em seguida, ela toca seis peças curtas, desde os compositores Schubert e Brahms aos sons modernos mais ousados de Berio.

Ao Leste Com Sonia Wieder-Atherton (2009, 12 anos, 85 min)
Anos depois do documentário Com Sonia Wieder-Atherton, Chantal Akerman agora acompanha a violoncelista em turnê para uma série de concertos na Europa Ocidental, depois na Europa Oriental e na Rússia.

A Loucura de Almayer (2011, 14 anos, 122 min)
A história de um comerciante ocidental, Kaspar Almayer, cujos sonhos de riqueza para sua amada filha, Nina, desmoronam sob o peso de sua própria ganância e preconceito.

Classificação indicativa

27/3 – Quinta-feira
– 14h40: 15 de agosto (1973, 44 min, 14 anos) e A mudança (1993, 12 anos, 40 min)
– 16h40: O Quarto (1972, 12 anos, 11 min) e Hotel Monterey (1972, 12 anos, 60 min)
– 18h30: Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)

28/3 – Sexta-feira
– 14h: Do Leste (1993, 12 anos, 110 min)
– 16h30: Com Sonia Wieder-Atherton (2003, 12 anos, 52 min) e Ao leste com Sonia
Wieder-Atherton 
(2009, 12 anos, 85 min)
– 19h30: Os encontros de Anna (1978, 14 anos, 122 min)

29/03 – Sábado
– 13h40: A loucura de Almayer (2011, 14 anos, 122 min)
– 16h10: Eu, tu, ele, ela (1974, 16 anos, 82 min)
– 18h: Toda uma noite (1982, 14 anos, 90 min)
– 20h: A prisioneira (2000, 16 anos, 114 min)

30/03 – Domingo
13h45: Exploda minha cidade (1968, 14 anos, 13 min) e Notícias de casa (1976, 12anos, 86 min)
– 16h: Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)
– 19h50: Anos dourados (1986, 14 anos, 96 min)

*Com Agência Cora

Recentes
Polícia Civil deflagra operação em 4 estados para recuperar veículos de esquema de estelionato
Polícia Civil deflagra operação em 4 estados para recuperar veículos de esquema de estelionato
Segurança · 32min
Senador Canedo lança programa “Mulher + Segura” com aplicativo para vítimas de violência
Senador Canedo lança programa “Mulher + Segura” com aplicativo para vítimas de violência
Segurança · 1h
0,1% mais rico do Brasil teve renda 5 vezes maior que média da população
0,1% mais rico do Brasil teve renda 5 vezes maior que média da população
Economia · 2h
Justiça do DF manda remover vídeo que associa PT a drogas
Justiça do DF manda remover vídeo que associa PT a drogas
Política · 13h
Mais do PortalGO
© Antonio Cruz/Agência Brasil
Proteção infantil online pode ser votado já nesta quarta
Após denúncia do influenciador Felca, deputados aceleram proposta que estabelece regras para uso de redes sociais por menores. 19 ago 2025 · Brasil
Imagem gerada com o Meta AI, inteligência artificial da empresa dona do WhatsApp
Dicas para gerar imagens de IA em mensagens
Descubra como funcionam os recursos de IA do WhatsApp e ChatGPT para imagens. Veja os comandos para criar estilos como Ghibli e T. da Mônica. 19 ago 2025 · Inteligência Artificial
© Antonio Cruz/Agência Brasil
Câmara vota urgência do ECA Digital nesta quarta
Conhecido como ECA Digital, vai a votação. PL exige que plataformas adotem medidas para impedir acesso de menores a conteúdos inadequados. 19 ago 2025 · Brasil
Foto: Fellipe Sampaio/STF
Em novo despacho, Flávio Dino esclarece sua decisão sobre sanções estrangeiras
STF determina que decisões de cortes de outros países precisam ser homologadas para ter validade. Ação é resposta a pressões internacionais. 19 ago 2025 · Justiça
Foto: Secti-GO
Goiás lança Epicentro da Inteligência Artificial e busca liderança nacional em inovação
Governo de Goiás lança Epicentro da Inteligência Artificial com investimento de R$ 2 milhões para apoiar startups. 19 ago 2025 · Goiás
Arquivo Semad
Calor intenso e tempo seco colocam Goiás em alerta durante a semana
Goiás enfrenta semana de calor extremo e baixa umidade, com risco elevado de incêndios e impactos na saúde e nos recursos hídricos. 19 ago 2025 · Meio Ambiente
Reprodução Redes Sociais
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Saiba o que muda com a decisão de Flávio Dino sobre sanções e leis estrangeiras
Decisão de Flávio Dino reforça a soberania nacional e impede que sanções ou leis de outros países atinjam automaticamente brasileiros, empresas e contratos sem… 19 ago 2025 · Brasil
José Cruz/Agência Brasil
AGU notifica Meta para remover chatbots que simulam crianças com conteúdo sexual
AGU dá prazo de 72 horas para Meta remover chatbots que promovem erotização infantil em suas plataformas. 19 ago 2025 · Brasil
Foto: UEG
UEG abre inscrições para vagas remanescentes com uso da nota do Enem
As vagas remanescentes do Vestibular 2025/2 podem ser aproveitadas com a nota do Enem dos anos de 2015 a 2025. 19 ago 2025 · Educação