O Maranhão recebe nesta semana dois títulos internacionais concedidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco). Representantes da entidade estão no estado para entregar os certificados que reconhecem o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade.
A entrega referente ao Bumba Meu Boi ocorreu na quinta-feira (14), com participação do secretário de Cultura, Yuri Arruda. Ele destacou que o título vai além do simbolismo.
“O bumba meu boi é resistência, fé, identidade e pertencimento. É uma tradição secular que, com seus ritmos e cores, preserva a memória viva, criativa e diversa do povo maranhense”.
Nesta sexta-feira (15), a cerimônia oficial de reconhecimento aos Lençóis Maranhenses será realizada no Parque das Dunas, em Barreirinhas. O governador Carlos Brandão afirmou que a honraria aumenta a responsabilidade na preservação da área.
“O turismo gera emprego, renda e divulga nossas belezas. Mas não basta receber o título: é preciso cuidar. Não podemos jogar lixo nas dunas. Já conseguimos com o presidente Lula R$ 100 milhões para levar água e esgoto a Barreirinhas e vamos implantar um aterro sanitário”, disse.
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi recebeu o reconhecimento da Unesco em dezembro de 2019, durante reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Já os Lençóis Maranhenses foram declarados Patrimônio Natural em julho de 2024, na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Deli, na Índia.