Quatro corredores viários de Goiânia registraram melhorias na fluidez do trânsito e na mobilidade urbana nos últimos dez meses. Os trechos Mutirão/Castelo Branco, 24 de Outubro, Jamel Cecílio/136 e Universitário receberam intervenções que incluem sincronização de semáforos, readequações viárias e novas sinalizações.
No corredor Mutirão/Castelo Branco, a implantação da chamada “Onda Verde” permitiu que motoristas ganhem até 30 segundos em cada semáforo, o que representa uma redução de aproximadamente 30% no tempo total de viagem. Além disso, foram realizadas melhorias na sinalização vertical e horizontal, contribuindo para mais segurança e fluidez no tráfego.
A avenida 24 de Outubro, com 3,8 km de extensão, também passou por reestruturação viária e reorganização dos semáforos, beneficiando motoristas, ciclistas e pedestres. O corredor Universitário recebeu adaptações como a Direita Livre, que permite conversão à direita mesmo com o semáforo fechado em locais específicos, melhorando a eficiência do tráfego.
No corredor Jamel Cecílio/136, que liga a BR-153 à Avenida 85, o tempo de viagem em trechos críticos caiu cerca de 50%, de 25 minutos para 12 ou 13 minutos, segundo dados da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). Informações do Waze for Cities indicam aumento da velocidade média no pico da manhã de 15,2 km/h para 21,8 km/h, um crescimento de 43%.
As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que prevê, ao todo, 36 corredores viários em Goiânia. A iniciativa busca integrar engenharia, fiscalização e educação no trânsito, acompanhando o crescimento da frota, atualmente estimada em 1,3 milhão de veículos.