A Marginal Botafogo, uma das vias mais movimentadas de Goiânia, deve passar por uma requalificação completa nos próximos anos. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, dentro da modalidade de Prevenção a Desastres Naturais – Drenagem Urbana, com previsão de investimento de R$ 267 milhões.
As intervenções incluem a recuperação e ampliação do canal central, a construção de bacias de contenção, reforço da estabilidade do aterro, contenção de erosões, revisão dos pontos de lançamento que chegam ao canal e a reconstrução do asfalto. Também estão previstas melhorias no paisagismo, reforço das contenções laterais, monitoramento da qualidade da água e soluções para o escoamento.
Segundo a Secretaria de Articulação Institucional e Captação (Secap), a fase atual do projeto envolve a entrega de documentos como certidões, orçamento, projeto básico, mapa e declaração de utilidade pública das áreas. A aprovação pelo Governo Federal dará início à elaboração do projeto executivo, que deve ser apresentado em até 180 dias. Após essa etapa, a licitação ficará a cargo da própria secretaria.
O prazo mínimo para execução das obras é de dois anos. Além dos recursos do PAC, a Prefeitura de Goiânia avalia a possibilidade de recorrer a financiamentos da Caixa Econômica Federal para ampliar as intervenções.
Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) já havia realizado ações pontuais na via, como contenção de erosões, recuperação de bocas de lobo, construção de descidas d’água, limpeza de bueiros e reforço em estruturas de drenagem.