A cidade de Goiânia realiza nesta quarta-feira (30), às 14h, a segunda audiência pública do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU-GYN), com o objetivo de debater soluções para os impactos causados pelas chuvas e o futuro da drenagem urbana no município. O encontro será realizado no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelos canais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Prefeitura de Goiânia no YouTube.
Organizado pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB), com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR), UFG e Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), o evento é voltado para engenheiros, arquitetos, urbanistas, lideranças comunitárias, estudantes e a população em geral.
Durante a audiência, serão apresentados o diagnóstico e o prognóstico do PDDU-GYN, que servem como base para o planejamento das ações de drenagem nos próximos anos. Nesta edição, o foco será a análise de 10 bacias hidrográficas: Alto Anicuns, João Leite, Baixo Meia Ponte, Barreiro, Caveiras, Capivara, Dourados, Lajeado, Samambaia e São Domingos.
Na primeira audiência pública, realizada em maio de 2024, foram discutidas as bacias dos córregos Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral. Todos os documentos técnicos estão disponíveis para consulta no site da Seinfra e da AR Goiânia.
O coordenador-geral do plano e professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Klebber Formiga, destaca a importância da participação popular. “A voz de cada um pode fazer a diferença. É um momento decisivo para pensarmos o futuro de Goiânia com mais resiliência climática”, afirmou.
Interessados em participar devem se inscrever previamente por meio do formulário: https://forms.gle/uYnGnQyQfN7X8aes5.
*Com Agência Goiânia Agora