MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente

Compartilhe

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (23) o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A proposta é estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil. Os resultados, segundo a pasta, poderão ser utilizados inclusive para acesso a programas de residência médica.

A prova, realizada anualmente e já com uma primeira etapa prevista para outubro deste ano, será conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC.

Ainda de acordo com o ministério, o exame vai unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Educação, Camilo Santana, avaliou que o Enamed tem relevância estratégica nacional no que diz respeito à avaliação da formação médica no Brasil e que seus resultados vão impactar diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho.

“Vamos formar agora um grupo de trabalho a partir do decreto da comissão interministerial para discutir a proposta que o Inep está colocando dessa prova, dessa avaliação. Vamos chamar conselhos, entidades de classe. Vamos chamar todos para discutir o melhor formato. Já queremos aplicar em outubro aqui no Brasil,

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de se ter uma avaliação capaz de aferir o progresso do estudante, que aconteça ao longo da formação e não apenas ao final do curso. “Permite que a gente possa avaliar o progresso desse estudante e trazer à luz a instituição formadora”.

“Ainda mais no caso do nosso país, e em outros países do mundo, onde a formação médica, boa parte, é paga, tem mensalidades. Tem que ter um olhar sobre essa instituição formadora. Ou ela vai continuar faturando com as suas mensalidades enquanto oferece baixa qualidade na formação.”

Em nota, o MEC citou os seguintes pontos como objetivos do Enamed:

  • avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
  • apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil;
  • aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e a prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica de acesso direto;
  • fortalecimento do SUS: garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada na rede pública;
  • unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.

Entenda

De acordo com a pasta, o Enamed deve ser organizado como um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil, na forma de um exame “guarda-chuva”, tendo como base a aplicação do Enade. A avaliação atenderá a dois públicos específicos:

  • estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare;
  • médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido no edital do exame.

Inscrição e provas

A previsão é que as inscrições para o Enamed sejam abertas no mês de julho, sendo que o exame será obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes. A aplicação da prova está prevista para outubro e a divulgação dos resultados individuais, para dezembro.

Para utilizar os resultados do Enamed para o Enare, é necessário se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição (exceto em casos de isenção previstos em edital). Os estudantes que farão Enade e que não pretendem utilizar os resultados da prova para ingressar na residência estão isentos de taxa.

Recentes
Vaticano pode ampliar velório do papa devido ao grande número de fiéis
Vaticano pode ampliar velório do papa devido ao grande número de fiéis
Poder · 9h
Mabel e a realidade de Goiânia
Mabel e a realidade de Goiânia
Colunas · 11h
Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças
Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças
Brasil · 11h
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Justiça · 11h
Mais do PortalGO
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
© Ricardo Stuckert/PR
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo
Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades 23 abr 2025 · Meio Ambiente
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu fortalecer identidade cultural local, além de impulsiona a economia regional (Fotos: Lucas Diener)
TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural
Aberta oficialmente nesta terça-feira (22/04), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se torna marco da valorização das múltiplas linguagens artísticas e do… 23 abr 2025 · Cultura
Foto: Rodrigo Estrela
Mutirão do CadÚnico em Aparecida atende famílias até sexta-feira com foco em benefícios sociais
Mutirão deve atender mais de 6 mil famílias. 23 abr 2025 · Política
Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons
Cardeal condenado por corrupção quer participar do conclave
Cardeal Angelo Becciu quer votar na escolha do novo Papa. 23 abr 2025 · Variedades
Foto: Reprodução Redes Sociais / @virginia e @brunamarquezine
Virginia Fonseca se pronuncia sobre suposto climão com Bruna Marquezine na Fazenda Talismã
Virginia esclarece rumores sobre suposto climão com Bruna Marquezine durante festa de João Guilherme. 23 abr 2025 · Entretenimento
Entregadores querem fixar uma distância máxima para bicicletas – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Comissão debate cobrança de taxas e possível abuso de poder econômico
iFood é acusado de abuso de poder e taxas abusivas 23 abr 2025 · Política
Fotos: Agehab