Diploma Bertha Lutz: 19 mulheres serão premiadas nesta quinta-feira

Compartilhe

Foto: Arquivo ONU

Mulheres que se destacam na luta pelos direitos femininos e na promoção da igualdade de gênero terão sua atuação reconhecida com a premiação do Diploma Bertha Lutz, que acontece na quinta-feira (27). Nesta edição, serão agraciadas 19 personalidades de diferentes áreas e com trajetórias marcantes. Entre elas, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. A sessão será no Plenário do Senado e terá início às 10h. 

A lista de homenageadas deste ano reflete a diversidade da luta feminina, com representantes da política, da ciência, do Judiciário, da cultura, do ativismo social e do empreendedorismo. Destacam-se líderes que abriram caminho para a participação feminina nos espaços de poder, como Antonieta de Barros, que será celebrada in memoriam. Ela foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil, pelo estado de Santa Catarina. 

Além dela e das atrizes, estão entre as agraciadas cientistas cujas pesquisas contribuem para o avanço do conhecimento, como a neurocientista e presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga, e defensoras dos direitos humanos que trabalham para garantir equidade e justiça social, como a filantropa e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna. 

Educação e literatura 

A premiação também reconhece educadoras e escritoras que têm se destacado na produção de conhecimento e na promoção da educação como ferramenta de transformação social, abrindo portas para novas gerações de mulheres na academia e na literatura.

Na lista estão a escritora e membro da Academia Mineira de Letras Conceição Evaristo e a escritora, professora e primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB), Jaqueline Gomes de Jesus. 

Arte e dramaturgia

Área que fortalece o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a arte e a dramaturgia trazem como personalidades a serem homenageadas duas mulheres com atuação de destaque no Brasil e internacionalmente.

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro como atriz de drama e foi uma das concorrentes ao Oscar pela sua atuação no filme brasileiro Ainda Estou Aqui (2024), premiado como melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro, sua mãe, também atuou no filme e tem um histórico de papéis de grande repercussão, sendo indicada ao Oscar de melhor atriz, em 1999, pela atuação no filme Central do Brasil. 

Veja todas as agraciadas
Ani Heinrich SandersProdutora rural do estado do Piauí, indicada pela senadora Jussara Lima (PSD-PI)
Antonieta de Barros (in memoriam)Primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil, pelo estado de Santa Catarina. Foi indicada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC)
Bruna dos Santos Costa RodriguesJuíza no Tribunal de Justiça do estado do Ceará, indicada pela senadora Augusta Brito (PT-CE)
Conceição EvaristoEscritora e membro da Academia Mineira de Letras, indicada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE)
Cristiane Rodrigues BrittoAdvogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Foi indicada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
Elaine Borges Monteiro CassianoReitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), indicada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Elisa de CarvalhoPediatra, professora universitária e membro da Academia de Medicina de Brasília, indicada pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL)
Fernanda MontenegroAtriz, indicada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Fernanda TorresAtriz e escritora, indicada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
Janete Ana Ribeiro VazEmpreendedora e cofundadora do Grupo Sabin, indicada pela senadora Leila Barros (PDT-DF)
Jaqueline Gomes de JesusEscritora, professora e primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB). Foi indicada pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN)
Joana Marisa de BarrosMédica mastologista e imaginologista mamária no estado da Paraíba, indicada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB)
Lúcia Willadino BragaNeurocientista e presidente da Rede Sarah, indicada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Maria Terezinha NunesCoordenadora da Rede Equidade e ex-cordenadora do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça do Senado. Foi indicada pela Bancada Feminina
Marisa SerranoEx-senadora, indicada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS)
Patrícia de Amorim RêgoProcuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, indicada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC)
Tunísia Viana de CarvalhoMãe de Haia (caso de subtração internacional de criança) e ativista dos direitos maternos e  infantojuvenis, indicada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP)
Virgínia MendesFilantropa e primeira-dama de Mato Grosso, indicada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT)
Viviane SennaFilantropa e presidente do Instituto Ayrton Senna, indicada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO)

Bertha Lutz

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e às questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. O diploma é entregue em sessão do Senado exclusivamente convocada para esse fim, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher (8 de março). 

O nome do prêmio é uma homenagem à bióloga, advogada e diplomata paulista Bertha Maria Julia Lutz, que foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20.

Aprovada em um concurso público para o cargo de pesquisadora e professora do Museu Nacional no ano de 1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil. 

Uma das principais bandeiras levantadas por Bertha Lutz era garantir às mulheres os seus direitos políticos. Ela fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), que atuou pelo direito ao voto das mulheres. Em 1934, ela foi eleita suplente de deputado federal. Em 1936, assumiu o mandato de deputada.

Em 1945, integrou a delegação brasileira na conferência que fundou as Nações Unidas, tendo um papel central no evento. Bertha liderou uma coalizão de diplomatas latino-americanas que conseguiu garantir a inclusão da igualdade de gênero na Carta da ONU, documento fundador da organização.

Bertha Lutz morreu em 1976, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.

*Com Agência Senado

Recentes
Funcionário de pamonharia desaparecido é encontrado morto; 2 suspeitos são presos
Funcionário de pamonharia desaparecido é encontrado morto; 2 suspeitos são presos
Segurança · 32min
Fraude em licitações: MPGO denuncia vereador Idelson Mendes e delegado Dannilo Proto
Fraude em licitações: MPGO denuncia vereador Idelson Mendes e delegado Dannilo Proto
Goiás · 1h
Programa Hackers do Bem oferece 25 mil vagas gratuitas
Programa Hackers do Bem oferece 25 mil vagas gratuitas
Sem categoria · 16h
Fogo atinge garagem de cantores sertanejos em Goiânia
Fogo atinge garagem de cantores sertanejos em Goiânia
Goiás · 18h
Mais do PortalGO
Detran-GO leiloa 2.871 veículos a partir de 27 de fevereiro
Veículos vão a leilão pelo Detran-GO. Interessados podem visitar os lotes a partir de 23/02. Proprietários ainda podem reaver veículos. 19 fev 2026 · Goiás
Foto: Reprodução redes sociais
Servidor da PF é detido e investigado por ameaça armada e homofobia no DF
Justiça determinou a suspensão imediata da posse de arma de fogo do agente administrativo após audiência 19 fev 2026 · Segurança
Fotos: Reprodução
Vídeo confirma emboscada e premeditação em assassinato de corretora em Caldas Novas
Ele estava com luvas nas duas mãos e com a caminhonete aberta, indicando premeditação”, afirmou o delegado João Paulo Mendes 19 fev 2026 · Segurança
Reprodução
Para além da lata de conserva: o que realmente protege a família brasileira?
Uma análise da contradição entre a retórica eleitoral de “proteção à família” e a carência de direitos básicos no cotidiano brasileiro. 19 fev 2026 · Colunas
Foto: Alex Malheiros
Goiânia assume trecho da GO-020 e inicia manutenção da iluminação antes do MotoGP
A administração municipal assumiu a gestão da via para encerrar um antigo impasse jurídico com o Estado 19 fev 2026 · Cidades
Foto: Titanic Belfast / Flickr
Caso Epstein: Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido por suspeita de má conduta
A prisão ocorre no dia em que Andrew completa 66 anos, após buscas em propriedades em Norfolk e Berkshire 19 fev 2026 · Mundo
Foto: Reprodução
Justiça determina transferência imediata de bebê de 6 meses para UTI em Goiânia
Multa por descumprimento da ordem judicial pode chegar a R$ 50 mil em caso de omissão 19 fev 2026 · Justiça
Foto: Renato Conde
Temporal em Goiás: frente fria traz risco de granizo e ventania
Alerta meteorológico: Goiás tem previsão de tempestades com ventos fortes e granizo. Temperaturas máximas devem recuar. 19 fev 2026 · Goiás
Foto: Alego
Caiado anuncia pacotes e extingue taxa do agro
Caiado anuncia anistia a produtores e extinção de fundo. Balanço: dívida a 62%, PIB a R$ 409 bi. Pede continuidade. 18 fev 2026 · Goiás
Estreias do cinema: Perda, reinvenção e laços rompidos
Suspense na neve, divórcio com bom humor e drama familiar: as estreias da semana prometem emoções fortes. Confira as sinopses. 18 fev 2026 · Cultura