Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Compartilhe

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o Banco Central (BC) aumentar mais uma vez os juros.

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

Essa foi a sexta alta seguida da Selic. A taxa está no maior nível desde agosto de 2006, quando também estava em 14,75% ao ano.

A alta consolida um ciclo de contração na política monetária.

Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e três de 1 ponto percentual.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, ficou em 0,43%. Apesar da desaceleração em relação a março, o preço dos alimentos continua impressionando a inflação.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 5,49% em 12 meses, acima do teto da meta contínua de inflação. Os números do IPCA cheio de abril só serão divulgados na próxima sexta-feira (9).

Pelo novo sistema de meta contínua em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em maio de 2025, a inflação desde junho de 2024 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância.

Em junho, o procedimento se repete, com apuração a partir de julho de 2024. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária elevou para 5,1% a previsão do IPCA para 2025, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de junho.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 5,53%, mais de 1 ponto acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 5,65%.

Crédito mais caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Inflação, o Banco Central reduziu para 1,9% a projeção de crescimento para a economia em 2025.

O mercado projeta crescimento semelhante. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2% do PIB em 2025.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Recentes
Rock e música clássica se encontram em espetáculo único no Teatro Goiânia
Rock e música clássica se encontram em espetáculo único no Teatro Goiânia
Cultura · 7min
5 anos e muitas mudanças depois, o PSG esta novamente na final da UCL
5 anos e muitas mudanças depois, o PSG esta novamente na final da UCL
Esportes · 37min
Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre
Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre
Meio Ambiente · 15h
Indústria cresce 1,2% em março, após 5 meses de queda ou estabilidade
Indústria cresce 1,2% em março, após 5 meses de queda ou estabilidade
Brasil · 16h
Mais do PortalGO
Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões
Grupo criminoso usava malas adaptadas e casas de câmbio para enviar cocaína à Europa. Mandados foram cumpridos em 5 cidades brasileiras. 07 maio 2025 · Justiça
Foto: Rodrigo Estrela
Novo Código Sanitário de Aparecida quer agilizar licenças e reduzir burocracia
Novo Código Sanitário proposto pela Prefeitura de Aparecida quer desburocratizar negócios e modernizar a gestão pública. 07 maio 2025 · Cidades
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial
Brasil tem ao menos 376 projetos ativos, capazes de vigiar 40% da população 07 maio 2025 · Justiça
Foto: Alex Malheiros
Pecuária em Goiânia será gratuita e promete movimentar a cidade, diz prefeito Sandro Mabel
A Pecuária 2025 em Goiânia será gratuita, com ingressos garantidos por 1kg de alimento, e promete movimentar a economia local e promover o turismo. 07 maio 2025 · Cultura
Foto: Reprodução / Instagram
Gracyanne Barbosa surpreende ao “adotar” bebê reborn; marca d’água suspeita
Gracyanne Barbosa adota boneco reborn e anuncia o “nascimento” de Benício. Será que o bebê é imagem completamente gerada por IA ou somente com algumas… 07 maio 2025 · Entretenimento
Foto: Leandro Silva / Unsplash
Novo papa: Igreja Católica inicia conclave nesta quarta
Cardeais iniciam nesta quarta-feira (7) o conclave que definirá o novo papa em um processo sigiloso no Vaticano. 07 maio 2025 · Mundo
Foto: Arquivo Secom
Aparecida de Goiânia celebra 103 anos com desfile cívico e bolo de 103 metros
Aparecida de Goiânia comemora 103 anos neste domingo (11) com desfile cívico e distribuição de um bolo de 103 metros na Avenida Independência. 07 maio 2025 · Cidades
Foto: Reprodução / Instagram
Influencer é expulso de faculdade após fala preconceituosa sobre colegas: “só tem favelado”
Influenciador com mais de 83 mil seguidores foi expulso após chamar colegas de “favelados” e dizer que a faculdade “só tem pobre de tudo”. 07 maio 2025 · Entretenimento
Damião Feliciano, relator do projeto – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais de 513 para 531
Vagas aumentam para Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina; texto vai ao Senado 07 maio 2025 · Política
Sommer feliz após vencer o premio de melhor do jogo – Divulgação UEFA
Yann Sommer, o herói: goleiro salva Inter em noite mágica contra o Barça
Yann Sommer é o herói da Inter em vitória épica sobre o Barcelona. Italianos encaram PSG ou Arsenal na final da Champions. 07 maio 2025 · Esportes