Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Compartilhe

Divulgação – Confederação Brasileira de Judô

A delegação brasileira de judô começou com pé-direito o Grand Slam de Astana (Cazaquistão), o último antes do Mundial Sênior em junho. Jéssica Pereira, Natasha Ferreira e Shirlen Nascimento asseguraram bronze no primeiro dia de competição, que reúne 400 judocas de 47 países até o próximo domingo (11).

O Grand Slam pode render até 1000 pontos no ranking mundial, que vale de parâmetro para a classificação à Olimpíada de Los Angeles 2028 (LA28). O Brasil conta com 17 atletas em Astana. As disputas preliminares têm transmissão ao vivo no site Judo TV e as finais no Canal Olímpico do Brasil.

Recém-campea no Pan-Americano, a curitibana Natasha Ferreira, foi a primeira a subir ao pódio. Cabeça de chave 4 na categoria até 48 quilos, ela venceu três combates. Estreou direto nas oitavas de final, levando a melhor sobre a belga Lois Petit, eliminada com três punições.

Na quartas, perdeu por ippon para a chinesa Xinran Hui – que ao fim do dia conquistaria o ouro – e caiu para a repescagem. Para seguir na briga pelo bronze, Natasha derrotou a israelense Tamar Malca ao aplicar um yuko no último minuto da luta. Aí, na decisão do bronze, a brasileira reencontrou a mongol Narantsetseg Ganbaatar e reeditou a luta na edição de 2024. Ao contrário do ano passado, desta vez Natasha saiu com a medalhar ao desferir um ippon vencedor contra Ganbaatar.

Quem também brilhou na capital do Cazaquistão, foi a carioca Jéssica Pereira, vice-campeã no Pan-Americano e Oceania Sênior. Cabeça de chave 4 nos 52kg, Jéssica folgou na primeira rodada e estreou nas oitavas, superando a israelense Ilay Hayun com um yuko no último segundo de luta.

Na sequência, venceu com facilidade a marroquina Soumiya Iraoui, com um waza-ari nos primeiros trinta segundos, seguido de um ippon. No entanto, a carioca sofreu revés na semifinal contra a alemã Seija Ballhaus, que mais tarde levaria o ouro na categoria. Na luta pelo bronze, Jéssica encaixou uma imobilização perfeita contra a húngara Reka Pupp, forçando-a a desistir do embate.

A última a confirmar o bronze no Grand Slam de Astana foi a paranaense Shirlen Nascimento nos 57kg, medalha de ouro no Pan-Americanano, no mês passado. Na primeira rodada, ela eliminou com um ippon a italiana Giulia Carna.

Na luta seguinte, pelas quartas de final, Shirlen fez um embate acirrado contra a Faiza Mokdar, mas acabou superada no golden score ao ser projetada com um yuko. A brasileira se recuperou na repescagem, ao derrotar a atleta neutra Kseniia Galitskaia com um yuko no golden score. Com moral alto, Shirlen garantiu o bronze ao aplicar um ippon na atleta neutra Irina Zueva.

Programação.

Sábado (10) — Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg).

Horário: Preliminares – 2h30 | Finais – 9h (horário de Brasília)

Domingo (11) — Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).

Horário: Preliminares – 3h | Finais – 9h (horário de Brasília)

Recentes
Câmara de Goianira concede Título de Cidadã Goianirense a Fátima Gavioli
Câmara de Goianira concede Título de Cidadã Goianirense a Fátima Gavioli
Goiás · 9min
PF mira suspeita de fraudes milionárias na manutenção da frota do Samu em Goiânia
PF mira suspeita de fraudes milionárias na manutenção da frota do Samu em Goiânia
Segurança · 36min
Seleção Feminina enfrenta Noruega e Portugal
Seleção Feminina enfrenta Noruega e Portugal
Esportes · 16h
FGF divulga a primeira rodada do Goianão 2026
FGF divulga a primeira rodada do Goianão 2026
Esportes · 17h
Mais do PortalGO
Operação Poço de Lobato mira fraude em combustíveis
CIRA/SP deflagra operação contra um dos maiores grupos do país por fraude em combustíveis. Prejuízo é de R$ 26 bi 27 nov 2025 · Brasil
Câmara amplia prazo da prisão temporária
Câmara aprova projeto que aumenta prazo da prisão temporária. Texto também estabelece prazos para decisões sobre regressão de regime. 27 nov 2025 · Brasil
Foto: Divulgação Pulsatrix Studio
Terror e velocidade: A.I.L.A. e Project Motor Racing são os últimos games de novembro
Desenvolvido no Brasil, A.I.L.A. explora o horror psicológico focado nos perigos da Inteligência Artificial. 27 nov 2025 · Cultura
Foto: Jhonney Macena
Mutirão na GO-040 oferece saúde, emprego e emissão de documentos neste fim de semana
Estrutura será montada ao lado do Portal Shopping 27 nov 2025 · Cidades
Divulgação PRF
PRF apreende 100 kg de cocaína escondidos em carreta
Quatro pessoas foram presas e encaminhadas à Polícia Civil 27 nov 2025 · Segurança
Foto: Divulgação Adufg
UFG oficializa Sandramara Matias como nova reitora para mandato de 2026 a 2030
Eleição teve mais de 7,5 mil votos registrados 27 nov 2025 · Educação
Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
PSDB se reúne em Brasília nesta quinta para escolher novo presidente nacional
Expectativa é que Aécio Neves seja eleito presidente nacional 27 nov 2025 · Política
Foto: Lucas Caetano
Toffoli suspende processos sobre atrasos e cancelamentos de voos em todo o país
Decisão no STF paralisa ações judiciais que discutem indenizações contra companhias aéreas até que o plenário decida se vale o Código do Consumidor ou o Código… 27 nov 2025 · Brasil
Foto: Reprodução
Sem evidência de ameaça, MP questiona gasto com carro blindado para Mabel
Ministério Público aponta que rotina de caminhadas do prefeito pelas ruas é incompatível com a alegação de risco de morte 27 nov 2025 · Justiça
Polícia Federal/divulgação
Congresso avalia hoje se derruba vetos que blindam licenciamento ambiental
Terras indígenas e obras de grande impacto estão no centro da disputa 27 nov 2025 · Meio Ambiente