Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Compartilhe

Divulgação – Confederação Brasileira de Judô

A delegação brasileira de judô começou com pé-direito o Grand Slam de Astana (Cazaquistão), o último antes do Mundial Sênior em junho. Jéssica Pereira, Natasha Ferreira e Shirlen Nascimento asseguraram bronze no primeiro dia de competição, que reúne 400 judocas de 47 países até o próximo domingo (11).

O Grand Slam pode render até 1000 pontos no ranking mundial, que vale de parâmetro para a classificação à Olimpíada de Los Angeles 2028 (LA28). O Brasil conta com 17 atletas em Astana. As disputas preliminares têm transmissão ao vivo no site Judo TV e as finais no Canal Olímpico do Brasil.

Recém-campea no Pan-Americano, a curitibana Natasha Ferreira, foi a primeira a subir ao pódio. Cabeça de chave 4 na categoria até 48 quilos, ela venceu três combates. Estreou direto nas oitavas de final, levando a melhor sobre a belga Lois Petit, eliminada com três punições.

Na quartas, perdeu por ippon para a chinesa Xinran Hui – que ao fim do dia conquistaria o ouro – e caiu para a repescagem. Para seguir na briga pelo bronze, Natasha derrotou a israelense Tamar Malca ao aplicar um yuko no último minuto da luta. Aí, na decisão do bronze, a brasileira reencontrou a mongol Narantsetseg Ganbaatar e reeditou a luta na edição de 2024. Ao contrário do ano passado, desta vez Natasha saiu com a medalhar ao desferir um ippon vencedor contra Ganbaatar.

Quem também brilhou na capital do Cazaquistão, foi a carioca Jéssica Pereira, vice-campeã no Pan-Americano e Oceania Sênior. Cabeça de chave 4 nos 52kg, Jéssica folgou na primeira rodada e estreou nas oitavas, superando a israelense Ilay Hayun com um yuko no último segundo de luta.

Na sequência, venceu com facilidade a marroquina Soumiya Iraoui, com um waza-ari nos primeiros trinta segundos, seguido de um ippon. No entanto, a carioca sofreu revés na semifinal contra a alemã Seija Ballhaus, que mais tarde levaria o ouro na categoria. Na luta pelo bronze, Jéssica encaixou uma imobilização perfeita contra a húngara Reka Pupp, forçando-a a desistir do embate.

A última a confirmar o bronze no Grand Slam de Astana foi a paranaense Shirlen Nascimento nos 57kg, medalha de ouro no Pan-Americanano, no mês passado. Na primeira rodada, ela eliminou com um ippon a italiana Giulia Carna.

Na luta seguinte, pelas quartas de final, Shirlen fez um embate acirrado contra a Faiza Mokdar, mas acabou superada no golden score ao ser projetada com um yuko. A brasileira se recuperou na repescagem, ao derrotar a atleta neutra Kseniia Galitskaia com um yuko no golden score. Com moral alto, Shirlen garantiu o bronze ao aplicar um ippon na atleta neutra Irina Zueva.

Programação.

Sábado (10) — Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg).

Horário: Preliminares – 2h30 | Finais – 9h (horário de Brasília)

Domingo (11) — Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).

Horário: Preliminares – 3h | Finais – 9h (horário de Brasília)

Recentes
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Entretenimento · 4h
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Goiás · 5h
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Cultura · 10h
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Goiás · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Maykon Cardoso – Alego
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Parlamentar criticou mostra com obras inspiradas em religiões afro-brasileiras e indígenas 06 nov 2025 · Goiás
Lula Marques/Agência Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Super-ricos pagarão até 10% a mais em lucros e dividendos 06 nov 2025 · Brasil
Foto: Isabel Oliveira/SSP
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Prisões ocorreram em Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás e Rio Verde 06 nov 2025 · Segurança
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
PGO
Crime, comédia e thriller nos lançamentos da semana
Crítica de Kleber Mendonça Filho, comédia com Keanu Reeves de anjo e thriller com Chris Evans são os lançamentos nos cinemas esta semana. 06 nov 2025 · Entretenimento
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes