Brasileirão Feminino: Análise de Corinthians, Bahia, SP e Ferroviária 

Raio-x do Brasileirão Feminino: análise de Corinthians, Bahia, São Paulo e Ferroviária. Melhor ataque, defesa imbatível e jovens promessas.

Compartilhe

Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

A bola volta a rolar no Brasileirão Feminino Série A1 no dia 9 de agosto. Para nos prepararmos para o retorno da maior competição de futebol feminino, faremos um raio-x das oito equipes que seguem na competição. Dividimos este material em duas partes. Na primeira, falaremos dos confrontos entre Corinthians x Bahia e do clássico paulista entre São Paulo x Ferroviária. Na segunda, abordaremos as outras quatro equipes: Cruzeiro x RB Bragantino e Palmeiras x Flamengo.

Corinthians

O time alvinegro paulista é a principal referência do futebol feminino na América do Sul nos últimos anos. É a equipe brasileira que mais cede jogadoras para a Seleção Brasileira (são quatro atletas na Copa América) e a maior vencedora. Desde o fim de 2024, porém, essa hegemonia vem sendo ameaçada, com as Brabas perdendo nos pênaltis as duas últimas finais que disputaram. Na fase classificatória da Série A1, as paulistas ficaram na segunda posição, conquistando 34 pontos em 15 jogos. O ataque é o ponto forte da equipe paulista, com 45 gols em 15 jogos da primeira fase, consolidando o time do Parque São Jorge como o melhor ataque da competição, com 11 gols a mais que o Cruzeiro, o segundo melhor. A defesa também se destaca, pois as Brabas sofreram 12 gols em 15 jogos, tornando as alvinegras a segunda melhor defesa.

Destaques Individuais

Separamos dois destaques na equipe alvinegra. A primeira é Duda Sampaio. Pode-se dizer que essa jovem de 24 anos é o espírito criativo da equipe; dela saem as jogadas mais vistosas e os passes mais perigosos. No Corinthians desde 2023, Duda mostra um futebol excepcional que amadurece a cada partida. Aliás, levando em conta a situação financeira do clube paulista, é quase milagroso que essa jogadora ainda atue no Brasil. Duda Sampaio não demonstra “apenas” habilidade em campo; a jovem sempre esbanja raça e visão técnica quando está em campo. É certo dizer que, em breve, essa garota estará em campeonatos com melhores condições financeiras, como EUA, Inglaterra ou Espanha.

O outro destaque também é do setor de meio de campo, mas tem mais propensão ao ataque em relação à anterior. Victória Albuquerque, ou simplesmente Vic Albuquerque, chegou ao Corinthians em 2019 e viveu a época de ouro da instituição no futebol feminino. Com uma galeria de troféus que faria inveja em muito jogador de carreira de jogos de videogame, Albuquerque coleciona no Corinthians quatro Campeonatos Paulistas, cinco Campeonatos Brasileiros, quatro Copas Libertadores da América, duas Supercopas do Brasil e uma Copa Paulista. Nem mesmo esse caminhão de títulos parece suficiente para parar Vic Albuquerque. Na primeira fase da competição, ela foi a artilheira da equipe, empatada com a jovem Jhonson. Com apenas 27 anos, o auge físico dessa jogadora, com grande explosão, parece estar sempre guardado para a próxima partida.

Campanha 1ª Fase

O Corinthians ficou na segunda posição do campeonato, com 34 pontos em 15 partidas. Venceu 10 partidas, empatou quatro e sofreu uma derrota. A equipe paulista marcou 46 e sofreu 12 gols, obtendo um saldo de 34 gols positivos. A artilharia da equipe foi dividida entre Jhonson e Vic Albuquerque. Antes de enfrentar o Bahia, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro pela Copa do Brasil Feminina, no dia 6 de agosto, às 19h30, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Galeria de Títulos

  • 5 Copas Libertadores da América (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024)
  • 6 Campeonatos Brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024)
  • 3 Supercopas do Brasil (2022, 2023 e 2024)
  • 1 Copa do Brasil (2016)
  • 4 Campeonatos Paulista (2019, 2020, 2021 e 2023)
  • 1 Copa Paulista (2022)

Bahia

As Tricolores de Aço voltaram à Série A2 em 2025 dispostas a fazer diferente em relação às duas participações anteriores na primeira divisão. Em 2021 e 2023, a equipe caiu no ano do acesso, fazendo com que a moral e a expectativa sobre as heroínas nordestinas não fossem altas. No entanto, vitórias contra equipes fortes, como Ferroviária e Internacional, fizeram as nordestinas acreditarem que a passagem de fase seria possível. Para um desafio assim, a equipe da boa terra buscou destaques no sul… do continente. Além de um bom scout para encontrar jogadoras subaproveitadas em suas antigas equipes que brilharam no tricolor.

Destaques Individuais

Wendy Carballo fez quatro gols pelo tricolor de aço na primeira fase do Brasileirão. Carballo é uma jogadora de muita velocidade e decisiva no 1 contra 1. Ela é, inclusive, um dos destaques positivos da seleção Uruguaia nesta Copa América. A outra destaque é a veterana Cássia, mas mesmo assim faminta por gols. Com passagens por Grêmio e Avaí/Kindermann, ela é centroavante nata e não perde a chance na área, mas ainda é uma jogadora bastante móvel, que pode voltar para buscar bolas mais distantes da área.

Campanha 1ª Fase

O Bahia ficou na sétima posição do campeonato, com 24 pontos em 15 partidas. Venceu sete jogos, empatou outros três e perdeu cinco. A equipe baiana marcou 26 gols e sofreu 22, obtendo um saldo de quatro gols positivos. A artilheira da equipe foi Cássia, com seis gols. Antes de enfrentar o Corinthians, o Bahia joga contra o Grêmio pela Copa do Brasil Feminina, no dia 6 de agosto, às 15h, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Galeria de Títulos

  • 1 Brasileirão A2 (2024)
  • 8 Campeonatos Baianos (1989, 1990, 1991, 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024)

São Paulo

Atuais vice-campeãs brasileiras, o tricolor paulista busca seu primeiro título nacional. É uma equipe que tem recorrido cada vez mais à sua base para se firmar como uma das principais do país. Mesmo com um elenco jovem, a calma em campo não parece ser um problema, já que as tricolores do Morumbi são a melhor defesa deste campeonato, com 10 gols sofridos em 15 jogos.

Esta tem sido uma boa temporada para as jogadoras do São Paulo, pois elas começaram o ano derrubando a hegemonia do Corinthians na Supercopa do Brasil Feminina, não só por vencerem as alvinegras, mas também por serem as únicas a tirarem esse troféu das jogadoras do Parque São Jorge desde a criação da competição em 2022.

Para continuar em busca do título, terão que passar pelo time que mais enfrentaram em mata-mata: a Ferroviária. O time de Araraquara esteve no caminho do São Paulo nas quartas de final de 2022, e o resultado foi a classificação das tricolores. A sina continuou na semifinal em 2023, com a Ferroviária passando para a final nos pênaltis. Em 2024, o encontro foi novamente na semifinal e, de novo, decidido nas penalidades máximas, com o tricolor indo para a final desta vez.

Destaques Individuais

Giovanna Crivelari é a artilheira da equipe com nove gols. Mesmo aos 32 anos, Crivelari é a atacante que muitos sonhariam em ter na sua equipe. Explosão física, 1 contra 1 e finalização potente são algumas das qualidades da jogadora que tem uma imensa sala de troféus e uma variedade de grandes equipes em sua carreira, mostrando-se um ótimo investimento para o time do Morumbi.

Uma falha deste raio-x, talvez, seja trazer destaques do meio para frente no campo, mas Kaká é uma exceção a esta regra. Zagueira alta e forte para a categoria, ela tem um bom cabeceio e calma para a saída de bola. Uma das lideranças técnicas da equipe, ela vem se destacando a ponto de chegar à Seleção Brasileira e melhorar o nível do setor defensivo da amarelinha.

Campanha 1ª Fase

O São Paulo ficou na terceira posição na primeira fase da A1, com 33 pontos em 15 partidas. Venceu 10 jogos, empatou três e perdeu dois. A equipe do Morumbi marcou 31 gols e sofreu 10, obtendo um saldo de 21 gols positivos. A artilheira da equipe foi Giovanna Crivelari, com seis gols. Antes de enfrentar a Ferroviária, o São Paulo joga contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil Feminina, no dia 6 de agosto, às 19h30, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Galeria de Títulos

  • 1 Supercopa do Brasil (2025)
  • 1 Taça Brasil (1997)
  • 1 Brasileirão A2 (2019)
  • 2 Campeonatos Paulistas (1997 e 1999)

Ferroviária

Uma das equipes mais tradicionais do interior do Brasil, quando o assunto é futebol feminino, a Ferroviária entregou uma campanha instável, levando em consideração as peças e alguns resultados. Um exemplo disso são as vitórias sobre Palmeiras e São Paulo, que terminaram acima da Ferrinha no campeonato, mas a equipe de Araraquara não conseguiu bons resultados contra Bahia e América-MG, resultados que poderiam colocá-la em uma situação mais confortável no campeonato.

A instabilidade provocou o desligamento de Jéssica de Lima, técnica das Guerreiras por três temporadas. É necessário entender que a ex-técnica não era o principal motivo da instabilidade da equipe; as Guerreiras têm uma média de idade considerada alta em relação às equipes que passaram de fase. Sobre o que vimos do time na primeira fase do Brasileirão, Léo Mendes, o novo técnico, prometeu mudanças na forma de atuação da equipe em relação ao trabalho de sua antecessora.

Destaques Individuais

Uma das principais destaques da Ferroviária é a goleira Luciana. A veterana de 38 anos está em sua 9ª temporada no gol grená. É uma goleira que mantém a explosão física e, mesmo medindo 1,73m, é uma excelente pegadora de pênaltis, o que pode ser essencial para a Ferrinha nesta fase, já que, nas últimas quatro vezes em que as equipes se enfrentaram em mata-mata pelo Brasileirão, a disputa foi para a marca da cal em duas ocasiões.

Nat Vendito é a artilheira da Ferroviária nesta edição do Brasileirão. Aos 20 anos, ela tem sido essencial nos bons momentos do time de Araraquara. Jogando como uma falsa 9, ela se posiciona entre as linhas defensivas e de meio-campo. Com a bola nos pés, tem ótima condução e uma excelente finalização de média distância.

Campanha 1ª Fase

A Ferroviária ficou em sexto lugar na primeira fase do Brasileirão A1, com 25 pontos em 15 partidas. Venceu sete jogos, empatou quatro e perdeu outros quatro. A equipe da Fonte Luminosa marcou 24 gols e sofreu 16, obtendo um saldo de oito gols positivos. A artilheira da equipe foi Nat Vendito, com cinco gols. Antes de enfrentar o São Paulo, a Ferrinha joga contra o Coritiba pela Copa do Brasil Feminina, no dia 6 de agosto, às 15h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Galeria de Títulos

  • 2 Copas Libertadores da América (2015 e 2020)
  • 2 Campeonatos Brasileiros (2014 e 2019)
  • 1 Copa do Brasil (2014)
  • 4 Campeonatos Paulista (2002, 2004, 2005 e 2013)
  • 1 Copa Paulista (2023)
Recentes
Moda, teatro e shows agitam o fim de semana em Goiânia
Moda, teatro e shows agitam o fim de semana em Goiânia
Cultura · 15h
Rafael Lara é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’ e adianta novidade que será lançada ainda em agosto
Rafael Lara é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’ e adianta novidade que será lançada ainda em agosto
Quem vai ganhar? · 17h
Mario e o efeito mola da Nostalgia
Mario e o efeito mola da Nostalgia
Colunas · 18h
Goiânia abre 30 salas de vacina neste sábado com foco em Influenza e vacinas de rotina
Goiânia abre 30 salas de vacina neste sábado com foco em Influenza e vacinas de rotina
Saúde · 21h
Mais do PortalGO
Imagem: Divulgação HBO Max Warner Bros; Netflix
Confira os lançamentos da Netflix e HBO Max para agosto de 2025
Netflix e HBO Max trazem grandes estreias, novas temporadas e conteúdo ao vivo para todos os gostos. 01 ago 2025 · Cultura
Reprodução: Internet
Zé Felipe aciona Justiça por R$ 200 mi de Virginia
Jatinho, duplex em SP e 12 empresas: veja a lista de bens em disputa no divórcio de Zé Felipe e Virginia. Ação pede bloqueio de contas. 01 ago 2025 · Entretenimento
Prefeito Sandro Mabel. Foto: Alex Malheiros/Secom
A torcida contra Mabel joga contra o patrimônio de Goiânia
Torcer para que a gestão de Sandro Mabel em Goiânia fracasse é torcer contra a cidade e os goianienses, que o elegeram 01 ago 2025 · Colunas
Picanha Trump Bolsonaro: desconto e polêmica em GO
Após tarifaço, frigorífico dá desconto em picanha Trump/Bolsonaro. Empresa tem histórico de promoções eleitorais e vender carne estragada 31 jul 2025 · Goiás
Foto: Jack Power/White House Photo
Criador da Lei Magnitsky critica sanção a Moraes
Criador da Lei Magnitsky, critica sanção a Moraes: ‘Não é violador de direitos humanos’. Browder questiona uso político da lei. 31 jul 2025 · Poder
Foto: Instagram/@gabrielbortoleto_
F1: Hora da verdade no GP da Hungria
70 voltas no traçado de 4,381 km com 14 curvas. TL1 sexta (8h30); classificação sáb (11h); corrida dom (10h) 31 jul 2025 · Esportes
Foto: CBF
Noite de equilíbrio nas oitavas da Copa do Brasil
Corinthians vence Palmeiras com gol de Memphis. Fluminense supera Inter, Bahia leva susto contra Retrô. CSA x Vasco e Cruzeiro x CRB empatam. 31 jul 2025 · Esportes
Imagem gerada por IA
O que é soberania?
Tarifas dos EUA contra o Brasil trazem de volta o debate sobre soberania nacional e tensões diplomáticas. 31 jul 2025 · Brasil
Daniel Vilela e Euripedes do Carmo: dupla.
Assembleia de Deus na vice de Daniel: bom para ambos, melhor para Caiado
Assembleia de Deus pode indicar o candidato a vice-governador de Daniel Vilela em 2026 e o nome mais forte é o de Euripedes do Carmo 31 jul 2025 · Colunas
Foto: Dario Sanches Wikimedia Commons
Por que as aves megacoloridas estão desaparecendo das cidades brasileiras?
Estudo revela por que aves megacoloridas estão sumindo das cidades e como a urbanização molda a ecologia urbana. 31 jul 2025 · Meio Ambiente