“Crise climática é um tema de saúde pública”, destaca Jorge Solla antes da COP29

“Crise climática é um tema de saúde pública”, destaca Jorge Solla antes da COP29

O encontro reunirá parlamentares de diversas partes do mundo para delinear estratégias conjuntas diante dos desafios climáticos mais prementes.

Evento reunirá parlamentares globais para debater soluções climáticas na COP29
Centenas de parlamentares de diversos países estarão presentes na COP29, de 14 a 19 de novembro, para compartilhar ideias e definir estratégias conjuntas diante dos desafios climáticos mais críticos, em encontros promovidos pela União Interparlamentar (UIP).

Antes de embarcar, Jorge Solla – médico sanitarista e ex-secretário de Saúde da Bahia – destacou a relação intrínseca entre as mudanças climáticas e a qualidade de vida global.

As mudanças climáticas provocadas pela ação humana têm que ser tratadas como uma questão de emergência global em saúde pública, pois elas têm um impacto direto na qualidade de vida de bilhões de pessoas que habitam o planeta”, afirmou o deputado baiano.

Impactos das mudanças climáticas na saúde

Solla citou exemplos de como o clima afeta a saúde humana, como as ondas de calor que atingem especialmente os idosos, a poluição atmosférica que agrava problemas respiratórios, e o aumento de doenças como leptospirose em áreas alagadas, além de arboviroses como dengue.

“Há, ainda, um fator primordial que é a saúde mental das pessoas que, de repente, se veem sem nada, se tornam refugiados ambientais por causa de queimadas, secas, enchentes, deslizamentos de terra e podem desenvolver uma depressão, por exemplo”, alertou o parlamentar.

Representação brasileira

A comitiva brasileira contará com sete deputados federais: Jorge Solla, Cláudio Cajado (líder da delegação), AJ Albuquerque, Arthur Maia, Átila Lins, Danilo Forte e José Rocha.