PF mira prefeito de Palmas em operação sobre vazamentos no STJ

Compartilhe

Divulgação – Redes Sociais

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (30) a 9ª fase da Operação Sisamnes, que apura a venda de decisões em judiciários estaduais e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como o vazamento de informações sigilosas sobre investigações.

Nesta fase, buscas e apreensões foram realizadas em endereços ligados ao prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que teve o passaporte apreendido e foi proibido de deixar o país. Os agentes estiveram também na prefeitura da capital do Tocantins

Todas as medidas foram autorizadas pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito sobre o caso. 

Em nota, a PF disse que “os alvos das operações teriam tido acesso antecipado a detalhes de operações policiais, comprometendo a eficácia das medidas judiciais que seriam implementadas”. 

De acordo com as investigações, teriam sido prejudicadas apurações contra juízes e advogados do Tocantins. A PF pediu a prisão de Campos, por obstrução de Justiça, que não foi autorizada por Zanin. 

Zanin, no entanto, autorizou diligências pedidas pela PF para apurar o suposto tratamento privilegiado ao advogado Thiago Marcos Barbosa, preso em fase anterior da Sisamnes. Ele é sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que na ocasião negou qualquer envolvimento e disse não ser investigado. 

O advogado teria sido um dos beneficiados pelo vazamento de informações do STJ, após ter sido alertado por Campos, segundo interceptações telefônicas feitas com autorização judicial. 

A PF pediu a prisão preventiva de Campos, medida que obteve o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não foi autorizada por Zanin. 

Nesta sexta-feira, em entrevista transmitida por emissoras locais de Pamlas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos disse ser “fonte de muita gente” e que teve as informações sobre processos no STJ por meio de advogado regularmente constituído. 

“Eu só sei o que dizem por aí. Eu não tenho nenhuma informação privilegiada. Estou aqui para responder em relação a suposto vazamento de informação perante o STJ. Eu não tenho fonte no STJ, não é meu papel”, afirmou o prefeito. 

A Operação Sisamnes teve como origem a investigação do assassinato de um advogado no Mato Grosso. Ao analisar o celular da vítima, os policiais encontraram informações indicando a venda de sentenças em diferentes tribunais, abrindo diversas frentes de investigação, incluindo no STJ. 

Em ocasião anterior, durante fase que teve como alvo servidores do tribunal, o STJ divulgou nota na qual negou que ministros da Corte tivessem conhecimento de qualquer eventual irregularidade cometida por integrantes de seus gabinetes. 

Recentes
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
Cultura · 16h
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
Cultura · 1d
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
Educação · 1d
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Economia · 1d
Mais do PortalGO
Guia do Fim de Semana: Copa do Brasil, futebol europeu e Intercontinental
Semifinais da Copa do Brasil, clássicos no futebol europeu e finais no vôlei e basquete. Confira os horários. 13 dez 2025 · Esportes
Congresso dos EUA divulga fotos de Trump em acervo Epstein
Novas fotos do acervo de Jeffrey Epstein foram divulgadas, mostrando Donald Trump e Steve Bannon. Investigação analisa mais de 95 mil imagens 12 dez 2025 · Mundo
Foto: Luiz Silveira/STF
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Governo dos Estados Unidos retirou o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista da Lei Magnitsky. 12 dez 2025 · Mundo
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Sonho da formatura virou pesadelo em Goiânia, com cancelamento de última hora. A resposta: organizar a própria festa em tempo recorde 12 dez 2025 · Goiás
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon Goiás flagrou aumentos irregulares no etanol em 9 dos 10 postos fiscalizados. Em um caso, o preço subiu quase R$ 0,50 12 dez 2025 · Goiás
Foto: Secom
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Show gratuito de Israel & Rodolffo no domingo movimenta o Arena Multiplace 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde