Goiânia será palco de três eventos de destaque neste primeiro fim de semana de maio. A programação vai de manobras radicais no half pipe a aulas sobre cultivo de orquídeas e, mais uma vez, uma releitura e expressão artística de um dos episódios mais trágicos da história da capital: o acidente com o Césio 137. Esta última atração tem bons motivos para você ir: prestigiar os estudantes e ajudá-los a irem ao World Hip Hop Dance Championship, em Phoenix, nos Estados Unidos, entre julho e agosto.
Vert Battle 2025
O Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, Vert Battle, abre sua temporada 2025 com a promessa de ser a maior edição já realizada. A primeira etapa será nos dias 3 e 4 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), com entrada gratuita (mediante a doação de 1kg de alimento não perecível) e transmissão ao vivo pelo SporTV, além de streaming nos principais canais especializados em skate do país.

Homologada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), a competição integra o Circuito de Skate Banco do Brasil e é considerada uma das mais importantes do calendário nacional.
O evento conta com premiação igualitária para as categorias masculina e feminina, reforçando o compromisso com a equidade de gênero no esporte. Entre os nomes confirmados estão o campeão mundial de park Augusto Akio, o veterano Rony Gomes, Gui Khury, Dora Varella, Yndiara Asp e Raicca Ventura.
Além das competições, a programação inclui atrações culturais como shows de Marcelo Falcão, Supla junto com Os Punks de Boutique, grafite e intervenções de arte urbana. A presença de Bob Burnquist, lenda do skate mundial, também está confirmada.
Os shows
Marcelo Falcão: sábado (3), às 20h
Supla e Os Punks de Boutique: domingo (4), às 18h30
Curso gratuito sobre cultivo de orquídeas
O Orquidário Orlando Arruda, localizado no estacionamento do Bosque dos Buritis, vai sediar neste sábado (3) um curso gratuito de introdução à orquidofilia, das 14h às 16h. Não é necessário fazer inscrição prévia — para participar, basta doar 1kg de alimento não perecível no local.

O curso será ministrado por Maurílio Lott, membro da Associação Goiana de Orquidófilos (AGO) desde 1999 e estudioso do tema há mais de seis décadas. Com vasta experiência no cultivo e cuidado com diferentes espécies, Maurílio pretende compartilhar técnicas práticas, dicas de manutenção e curiosidades sobre as orquídeas, plantas que encantam tanto por sua beleza quanto pela variedade.
Além do aprendizado, os participantes ainda concorrem a um sorteio de orquídeas ao final da capacitação, o que tem se tornado uma tradição nos eventos promovidos pela AGO.
Césio 137: A Radiação Azul
Quase quatro décadas após o maior acidente radiológico da história do Brasil, o episódio do Césio 137 volta sob a reinterpretação da arte. O grupo Dança de Rua da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Basileu França apresenta nos dias 3 e 4 de maio, às 19h30, o espetáculo Césio 137: A Radiação Azul, no Teatro Escola Basileu França, no Setor Leste Universitário. Os ingressos custam R$ 25 e estão disponíveis na plataforma Sympla. Toda a renda será destinada à participação de 20 alunos no World Hip Hop Dance Championship, que acontece em Phoenix, nos Estados Unidos, entre julho e agosto.

A montagem, dirigida pelo professor e coreógrafo Ben-Hur Melo, reúne 40 bailarinos para contar, por meio da linguagem das danças urbanas, a trajetória de um desastre que marcou Goiânia e o Brasil. O espetáculo aborda desde o achado da cápsula radioativa por catadores de material reciclável, em 1987, até a contaminação causada pelo pó azul emitido pela substância — que vitimou quatro pessoas, deixou mais de uma centena de contaminados e gerou milhares de toneladas de rejeitos radioativos.
A coreografia propõe uma reflexão sobre os impactos do acidente e sua dimensão simbólica. “A intensa luz emitida pela substância encantou e tragicamente contaminou uma sociedade inteira”, afirma Ben-Hur. A obra também integra turmas de formação em Danças Urbanas da EFG Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG).