Motta: “Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não vai permitir que o projeto da anistia prejudique matérias importantes da agenda econômica, como a proposta que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Para Motta, se for levada em consideração uma ordem de prioridade, o projeto do Imposto de Renda tem um apelo muito maior. Além disso, segundo ele, a proposta de anistia divide a Casa.

O presidente participou de evento promovido pela CNN Brasil, para debater os desafios do novo cenário econômico mundial e os impactos das decisões econômicas brasileiras.

“Em um cenário de crise internacional, não podemos ter uma crise institucional. Temos que ter diálogo. Não vamos misturar essas pautas, vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, defendeu o presidente.

Responsabilidade com as finanças públicas

Motta disse que o Congresso vai trabalhar em consonância com a agenda econômica do governo e ressaltou que o Parlamento foi e continuará sendo uma Casa de responsabilidade com as contas públicas.

Segundo o presidente, diante do cenário de incerteza econômica mundial após a posse de Donald Trump, é preciso que as pautas do governo e do Congresso andem juntas.

“Isso nos obriga a ser mais eficientes, continuar a agenda de reformas, a integridade do arcabouço, e devemos rever os gastos, porque o país precisa discutir a eficiência da máquina pública”, afirmou Motta.

Hugo Motta afirmou que é preciso revisar os gastos públicos, mas ressaltou que qualquer proposta nesse sentido precisa ter um alinhamento com o Executivo. Segundo Motta, a revisão das diversas isenções tributárias tem espaço para ser discutida no Congresso, mas é preciso levar em consideração os impactos que uma proposta desse tipo teria na economia brasileira.

Aprovações na Câmara

Motta destacou ainda aprovações nos últimos dois meses que têm contribuído para a melhoria da economia no país. Ele citou a proposta de reciprocidade na taxação de produtos importados e o projeto que estimula a exportação para micros e pequenos empreendedores.

“Vamos dar total prioridade à agenda econômica. Em cenário de incertezas, quanto mais alinhados, enfrentaremos essa agenda com mais eficiência e menos perda”, destacou.

De acordo com o presidente, a análise da medida provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores com carteira assinada será iniciada de imediato, com a instalação da comissão mista hoje. Assim que se tornar lei, Motta avalia que será uma medida importante para colocar mais recursos na economia.

Segundo ele, já foram colocados mais de R$ 8 bilhões na economia desde a edição da MP. “Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, disse.

Por: Agência Câmara de Notícias

Recentes
Por que uma pergunta a um chatbot de IA consome tanta água?
Por que uma pergunta a um chatbot de IA consome tanta água?
Inteligência Artificial · 58min
Polícia prende 3 por sequestro de mulher em Goiânia; pai pode ter articulado ação
Polícia prende 3 por sequestro de mulher em Goiânia; pai pode ter articulado ação
Segurança · 3h
Fim de semana nas rodovias federais de Goiás registra 3 mortes e 19 acidentes, aponta PRF
Fim de semana nas rodovias federais de Goiás registra 3 mortes e 19 acidentes, aponta PRF
Goiás · 4h
Zé Felipe disputa com Virginia fatia da WePink, diz site
Zé Felipe disputa com Virginia fatia da WePink, diz site
Entretenimento · 4h
Mais do PortalGO
Foto: Divulgação/PGM
Mutirão em Goiânia oferece até 99% de desconto para quitar dívidas municipais
Negociações podem ser feitas presencialmente ou pela internet 03 nov 2025 · Cidades
Foto – Lucas Caetano
Afinal, de quem é a janela no avião?
Entenda o que diz a lei sobre os lugares e o que dita o bom senso a 30.000 pés. 02 nov 2025 · Comportamento
dia de finados
Flores e orações se unem em lembrança e esperança — o Dia de Finados renova a fé na vida eterna e o amor que não se apaga. Foto: Freepik
O Dia de Finados
Na data que convida à saudade e à reflexão, Elson Oliveira fala sobre o sentido da morte, da fé e das lembranças que permanecem. 02 nov 2025 · Colunas
Foto: UEG
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
14 mil candidatos disputam 4.350 vagas 01 nov 2025 · Variedades
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula participa de inaugurações e compromissos em Belém ligados à COP30
Agenda inclui comunidades e cúpula preparatória 01 nov 2025 · Brasil
Reprodução
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Marca é alvo de mais de 32 mil reclamações em seis meses. 01 nov 2025 · Justiça
Foto: Divulgação
Escola de Artes Visuais oferece oficinas gratuitas de arte e design em Goiânia
Atividades presenciais e virtuais acontecem ao longo de novembro no Centro Cultural Octo Marques 01 nov 2025 · Cultura
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
COP 30: entenda o que é a conferência do clima e o papel do Brasil no encontro
Após 30 anos de negociações, de avanços modestos e promessas quebradas, cúpula na Amazônia testará a credibilidade do Brasil e a capacidade do mundo de… 01 nov 2025 · Brasil
Divulgação
Cuidado: glitter de confeitaria pode conter plástico
Anvisa alerta que glitter com polipropileno não é comestível. Especialistas explicam diferença entre produtos decorativos e alimentícios. 01 nov 2025 · Saúde
Divulgação
Sábado e domingo com jogos para todos os gostos
Fim de semana tem Brasileirão, clássicos na Europa, Corinthians x São Paulo feminino e Brasil na Copa do Mundo Sub-17. 31 out 2025 · Entretenimento