Motta: “Não vamos permitir que o projeto da anistia prejudique a agenda econômica”

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não vai permitir que o projeto da anistia prejudique matérias importantes da agenda econômica, como a proposta que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Para Motta, se for levada em consideração uma ordem de prioridade, o projeto do Imposto de Renda tem um apelo muito maior. Além disso, segundo ele, a proposta de anistia divide a Casa.

O presidente participou de evento promovido pela CNN Brasil, para debater os desafios do novo cenário econômico mundial e os impactos das decisões econômicas brasileiras.

“Em um cenário de crise internacional, não podemos ter uma crise institucional. Temos que ter diálogo. Não vamos misturar essas pautas, vamos usar todo o nosso tempo com responsabilidade”, defendeu o presidente.

Responsabilidade com as finanças públicas

Motta disse que o Congresso vai trabalhar em consonância com a agenda econômica do governo e ressaltou que o Parlamento foi e continuará sendo uma Casa de responsabilidade com as contas públicas.

Segundo o presidente, diante do cenário de incerteza econômica mundial após a posse de Donald Trump, é preciso que as pautas do governo e do Congresso andem juntas.

“Isso nos obriga a ser mais eficientes, continuar a agenda de reformas, a integridade do arcabouço, e devemos rever os gastos, porque o país precisa discutir a eficiência da máquina pública”, afirmou Motta.

Hugo Motta afirmou que é preciso revisar os gastos públicos, mas ressaltou que qualquer proposta nesse sentido precisa ter um alinhamento com o Executivo. Segundo Motta, a revisão das diversas isenções tributárias tem espaço para ser discutida no Congresso, mas é preciso levar em consideração os impactos que uma proposta desse tipo teria na economia brasileira.

Aprovações na Câmara

Motta destacou ainda aprovações nos últimos dois meses que têm contribuído para a melhoria da economia no país. Ele citou a proposta de reciprocidade na taxação de produtos importados e o projeto que estimula a exportação para micros e pequenos empreendedores.

“Vamos dar total prioridade à agenda econômica. Em cenário de incertezas, quanto mais alinhados, enfrentaremos essa agenda com mais eficiência e menos perda”, destacou.

De acordo com o presidente, a análise da medida provisória que autoriza o crédito consignado para os trabalhadores com carteira assinada será iniciada de imediato, com a instalação da comissão mista hoje. Assim que se tornar lei, Motta avalia que será uma medida importante para colocar mais recursos na economia.

Segundo ele, já foram colocados mais de R$ 8 bilhões na economia desde a edição da MP. “Quando há essa convergência de agenda, quem ganha é o país”, disse.

Por: Agência Câmara de Notícias

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Cada vez mais pessoas buscam “terapia” com inteligência artificial
Cada vez mais pessoas buscam “terapia” com inteligência artificial
Comportamento · 2min
Diogo Jota, do Liverpool, e irmão morrem em acidente de carro na Espanha
Diogo Jota, do Liverpool, e irmão morrem em acidente de carro na Espanha
Esportes · 1h
Brilha Goiânia entrega nova iluminação do Jardim Guanabara
Brilha Goiânia entrega nova iluminação do Jardim Guanabara
Cidades · 13h
Eurocopa Feminina 2025 começa nesta quarta-feira com 16 seleções e premiação recorde
Eurocopa Feminina 2025 começa nesta quarta-feira com 16 seleções e premiação recorde
Esportes · 16h
Mais do PortalGO
Foto: Goiás Turismo
Goiânia sedia maior feira de turismo do Centro-Oeste
A Expo Turismo Goiás reúne mais de 4 mil profissionais e aposta em experiências sensoriais e negócios em Goiânia. 02 jul 2025 · Turismo
Foto: Wesley Costa
Governo de Goiás decreta luto oficial pela morte do cartunista Jorge Braga, aos 68 anos
Goiás se despede do autor do traço que, por cinco décadas, traduziu a alma goiana. 02 jul 2025 · Goiás
Foto: NCS PRF
Ônibus pega fogo na BR-060 em Abadia de Goiás; passageiros escapam ilesos
Fogo teria começado depois de uma ultrapassagem. 02 jul 2025 · Segurança
Imagem gerada por IA.
Você sabe dizer quando uma foto ou vídeo foi gerado por Inteligência Artificial?
Combater a desinformação com IA é um dos maiores desafios na atualidade. 02 jul 2025 · Inteligência Artificial
Foto: Alex Malheiros
Goiânia amplia faixas de Direita Livre para 72 cruzamentos
Prefeitura de Goiânia amplia para 72 os pontos com faixas de Direita Livre, medida que melhora a fluidez e reduz o tempo de deslocamento. 02 jul 2025 · Cidades
Foto: Fábio Nakakura/MEC
Diploma digital passa a ser obrigatório em universidades de todo o Brasil
Diploma digital passa a ser exigido por universidades a partir de julho; documento em papel não terá mais validade legal. 02 jul 2025 · Educação
Foto: Freepik
Guarda compartilhada: entenda como funciona e tire suas dúvidas
Entenda como funciona a guarda compartilhada, os direitos dos pais e outros aspectos. 02 jul 2025 · Justiça
Divulgação: COP 30
COP 30 escolhe Curupira como símbolo da conferência em Belém
Curupira é o mascote da COP30! Lenda amazônica, simboliza proteção climática em Belém. Evento discute novos prazos do Acordo de Paris. 02 jul 2025 · Meio Ambiente
Foto: Detran-GO
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula propõe transformar 2 de julho em feriado nacional: Consolidação da Independência
Além do 7 de setembro: Lula propõe feriado para 2 de Julho, data real da consolidação da independência com a expulsão portuguesa da Bahia. 01 jul 2025 · Cultura