A abertura de unidades básicas de saúde aos sábados já resultou em mais de 2,5 mil atendimentos em Goiânia nas duas primeiras semanas de funcionamento da iniciativa. A medida amplia o acesso da população à atenção primária e busca atender principalmente trabalhadores e famílias que enfrentam dificuldades para procurar os serviços durante os dias úteis.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram realizadas 569 consultas médicas, 239 consultas de enfermagem e 176 atendimentos odontológicos nos dois primeiros sábados da ação. A rede também aplicou 848 doses de vacinas, realizou 159 inserções de Implanon e 32 testes rápidos, além de outros procedimentos de rotina.
A estratégia busca fortalecer a atenção básica, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é facilitar o acesso a consultas, vacinação e acompanhamento de doenças crônicas, reduzindo a necessidade de busca por serviços de urgência em situações que podem ser resolvidas nas unidades de saúde.
As unidades abertas aos sábados oferecem os mesmos serviços disponíveis durante a semana, incluindo consultas médicas, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, imunização, acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes, além de ações preventivas e de promoção da saúde.
Os primeiros resultados indicam adesão da população. Entre os fatores apontados pelos usuários está a possibilidade de acessar os serviços fora do horário comercial, sem a necessidade de faltar ao trabalho ou reorganizar compromissos durante a semana.
A iniciativa também amplia o alcance das campanhas de vacinação e de prevenção, áreas consideradas estratégicas para a rede municipal de saúde. Somente nos dois primeiros sábados de funcionamento foram aplicadas quase 850 doses de vacinas.
Rodízio entre distritos
O atendimento ocorre em sistema de rodízio, com uma unidade de cada distrito sanitário funcionando aos sábados. A relação das unidades participantes é divulgada semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.
No próximo sábado, 27 de junho, o atendimento será realizado das 8h às 17h nas unidades de saúde da família Vila Pedroso, São Francisco, Maria Dilce, Jardim Primavera e Andreia Cristina. Também estarão abertas as unidades Marinho Lemos, no Setor Negrão de Lima, e Hortência Mendonça, na Vila Redenção.
O atendimento é feito prioritariamente por agendamento diretamente nas unidades de saúde. Parte das vagas também permanece disponível para demanda espontânea, conforme avaliação das equipes responsáveis.
