Um homem de 37 anos investigado por stalking contra a atriz Daniele Suzuki se apresentou na delegacia e acabou preso nesta sexta-feira (30), em Campo Limpo Paulista (SP).
Segundo o boletim de ocorrência, Danilo da Silva Macedo compareceu espontaneamente à unidade policial acompanhado de um advogado para cumprir um mandado de prisão preventiva. A Justiça expediu a ordem em dezembro do ano passado.
A defesa alegou que Danilo permaneceu internado em uma clínica psiquiátrica desde outubro, o que impediu a apresentação anterior às autoridades. O advogado Adriano Cavalheiro afirmou que o investigado diz ter tido um relacionamento com a atriz.
De acordo com o defensor, policiais estiveram na casa do suspeito em outubro e apreenderam computador e celular para perícia. O advogado também relatou que Daniele Suzuki solicitou uma medida protetiva, mas Danilo manteve o contato mesmo após intimação, o que levou a Justiça a decretar a prisão preventiva.
A polícia encaminhou o suspeito ao Centro de Triagem, onde ele permaneceu preso.
Em nota, Daniele Suzuki disse que demorou a registrar o boletim de ocorrência porque acreditava que o homem enfrentava problemas relacionados à percepção da realidade. Ela afirmou que, com o tempo, precisou buscar ajuda diante do agravamento do caso.
A atriz relatou que recebeu mensagens com ameaças de morte e que o suspeito também citou familiares, amigos e parceiros de trabalho.
A legislação brasileira prevê punição para perseguição desde abril de 2021, quando uma lei passou a tipificar o crime de perseguição no Código Penal. O stalking digital ocorre quando alguém insiste em contatos e interações de forma exagerada, com ligações repetidas, envio de mensagens em excesso, comentários constantes e até criação de perfis falsos para driblar bloqueios.








