PF prende Filipe Martins, condenado a 21 anos por golpismo

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, foi preso após descumprir prisão domiciliar, ele foi condenado a 21 anos de prisão

Compartilhe

Foto: Nilton Fukuda

A Polícia Federal prendeu Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta sexta-feira (2), em sua residência, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Após a detenção, os agentes encaminharam Martins à Cadeia Pública Hildebrando de Souza, onde ele permanece sob custódia do sistema penitenciário estadual, segundo a Polícia Penal.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu a ordem de prisão. O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, afirmou que o ex-assessor não descumpriu nenhuma medida cautelar e disse que irá se reunir com outros advogados para definir as próximas estratégias jurídicas.

De acordo com Chiquini, Martins cumpre todas as determinações judiciais há mais de 600 dias. “Ele nunca recebeu advertência ou qualquer tipo de reprimenda por descumprimento de ordem judicial e, mesmo assim, sofreu nova punição sem ter cometido irregularidade”, declarou o advogado.

O STF aponta que Filipe Martins descumpriu a prisão domiciliar, em vigor desde 27 de dezembro, ao utilizar redes sociais, prática proibida pelas medidas cautelares. No dia 16 de dezembro, a Primeira Turma do STF condenou o ex-assessor a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

No início da semana, Alexandre de Moraes determinou que a defesa se manifestasse sobre a violação da proibição de uso de redes sociais. Segundo o ministro, os autos receberam, em 29 de dezembro de 2025, a informação de que o réu teria utilizado o LinkedIn para buscar perfis de terceiros.

Ao decretar a prisão, Moraes afirmou que a própria defesa reconheceu o uso da rede social. O ministro rejeitou o argumento de que Martins teria acessado as plataformas apenas para fins de organização de informações ligadas à ampla defesa. Para Moraes, a conduta demonstra desrespeito às medidas cautelares, às normas legais e às instituições democráticas.

Filipe Martins atuou como assessor especial para assuntos internacionais da Presidência durante o governo Bolsonaro. A Primeira Turma do STF o condenou a 21 anos de prisão pelos crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, tentativa de depor governo legitimamente constituído, dano qualificado ao patrimônio público, participação em organização criminosa e destruição de bem protegido por lei.

Além de Martins, outros cinco réus do chamado “núcleo 2” da trama golpista também receberam condenação. Segundo o STF, o grupo integrou uma organização criminosa que buscou manter Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral.

Após a prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, no Paraguai, em 26 de dezembro, Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Filipe Martins e de outros nove condenados. Na ocasião, o ministro impôs medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de redes sociais, restrição de contato com investigados, entrega de passaportes, suspensão de registros de armas e limitação de visitas.

Jeffrey Chiquini afirmou que o STF não respeitou as cautelares e acusou o ministro de perseguição. Segundo o advogado, Moraes pretende prender Filipe Martins desde 2019 e, agora, teria iniciado o cumprimento da pena sob o argumento de descumprimento cautelar.

Recentes
Agenda Cultural: O que fazer no primeiro fim de semana de 2026 em Goiânia
Agenda Cultural: O que fazer no primeiro fim de semana de 2026 em Goiânia
Cultura · 7h
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
Segurança · 9h
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
Política · 10h
Adolescente morre e 17 ficam feridos após caminhonete capotar na GO-507
Adolescente morre e 17 ficam feridos após caminhonete capotar na GO-507
Goiás · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Rio recebe título de maior Réveillon do mundo
Guinness oficializa Réveillon de Copacabana como o maior do mundo. Certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes. 01 jan 2026 · Brasil
Museu em Toronto exibe os piores presentes
O Museum of Bad Gifts, em Toronto, reúne os presentes de fim de ano mais peculiares. A mostra aceita doações e fica em cartaz até domingo 01 jan 2026 · Entretenimento
Freepik
De Resident Evil a 007: 6 jogos muito aguardados para o 1º semestre de 2026
Entre terror psicológico, espionagem e RPG de mundo aberto, os lançamentos prometem movimentar a indústria logo no início do ano 01 jan 2026 · Cultura
Andrey Matveev – Unsplash
Entenda os motivos que levaram à disparada no preço das memórias RAM
Escassez de insumos e controle de estoque pressionam preços 01 jan 2026 · Mundo
Foto: Aaron Burden – Unsplash
Veja o calendário de feriados de 2026
Em Goiânia, feriados municipais caem no fim de semana 01 jan 2026 · Goiás
Retrospectiva 2025: Trump, golpe, Gaga e o maior ano do Fla
2025 viu Trump voltar com polêmicas, um ex-presidente preso por golpe , a morte de um Papa, a eleição de outro, além de guerras e tarifaço. 31 dez 2025 · Variedades
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Mega da Virada: Goiás tem história de sorte com o prêmio
Com prêmio bilionário, Mega da Virada acende esperança em Goiás. Estado já venceu três vezes: em 2012 e duas vezes em 2018. 31 dez 2025 · Goiás
Divulgação Netflix
Stranger Things estreia episódio final nesta quarta
Volume 2 dividiu críticas e impulsionou teorias sobre o destino dos personagens 31 dez 2025 · Cultura
Fim de semana tem show, caminhada e exposição
Foto: Pixabay
O que abre e fecha em Goiânia no feriado de Ano Novo
Serviços essenciais funcionam normalmente durante o feriado 31 dez 2025 · Goiás
Patrick Schaudel – Unsplash
Além das 7 ondas: simpatias que prometem atrair prosperidade e sorte
Práticas simbólicas ajudam a marcar o início de um novo ciclo 31 dez 2025 · Cultura