O fim de semana entregou uma enxurrada de emoções do futebol às pistas. O Corinthians estabeleceu uma hegemonia histórica na Libertadores Feminina. O Atlético-MG protagonizou uma virada lendária no Sub-17. Na Série B, o Atlético-GO conquistou o clássico goiano com gol de um jovem talento, enquanto o Goiás sofreu uma derrota dura e perdeu a vaga no G4. O Marrocos fez história ao conquistar o Mundial Sub-20.
Série B: Clássicos e Reviravolta Goiana
Atlético-GO 1 x 0 Vila Nova: O Brilho de Yuri
O Atlético-GO garantiu a vitória no clássico goiano ao derrotar o Vila Nova por 1 a 0 no Estádio Antônio Accioly. O gol veio dos pés do jovem prata da casa Yuri, de 19 anos, que marcou pela primeira vez como profissional aos 20 minutos do segundo tempo. Com o triunfo, o Dragão chegou a 48 pontos e busca cinco vitórias para tentar entrar no G-4. O Vila perdeu seu primeiro clássico em 2025 e ficou com 43 pontos.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado. O Vila Nova começou mais organizado e encontrou espaços nas laterais da defesa rubro-negra. Aos 11 minutos, André Luís ajeitou, e Igor Henrique bateu fraco, perdendo boa chance. O Dragão respondeu em seguida: Lelê se enfiou no meio da zaga colorada e chutou para boa defesa de Halls. O clássico continuou lá e cá, com o Vila perigoso nas jogadas de velocidade. O Dragão quase abriu o placar em uma cobrança de falta de Yuri defendida por Halls, e em um chute de Federico Martínez que saiu por pouco.
No segundo tempo, o Dragão voltou melhor e finalizou logo no primeiro minuto com Lelê, que obrigou Halls a defender sem dar rebote. Lelê saiu na bronca com o técnico Rafael Lacerda ao ser substituído por Maranhão, mas o Atlético-GO manteve o domínio. Aos 20 minutos, Yuri acertou um belo chute da entrada da área e marcou o gol do clássico. O Vila se lançou ao ataque, cercando a área do goleiro Paulo Vítor, mas o Dragão quase ampliou com o meia Ariel. O Atlético-GO jogará contra o CRB fora de casa no dia 26; o Vila Nova enfrentará a Ferroviária em casa no mesmo dia.
Goiás 1 x 3 Chapecoense: Chape assume a Vice-Liderança
A Chapecoense conquistou uma vitória maiúscula ao vencer o Goiás por 3 a 1 fora de casa e, com isso, entrou no G-4. O time catarinense ultrapassou Novorizontino, Remo e Criciúma, e assumiu a vice-liderança com 54 pontos. O Goiás sofreu os gols de Walter Clar (pênalti), Marcinho e Ítalo, e Anselmo Ramon marcou o único do Esmeraldino. O Goiás saiu do G-4 após 27 rodadas consecutivas.
A Chapecoense iniciou com tudo e ganhou um pênalti quando Everton foi derrubado por Moraes na área. O lateral Walter Clar cobrou com categoria, deslocou Tadeu e abriu o placar no primeiro minuto. O time catarinense tocou bem a bola e Walter Clar teve outra chance que Tadeu defendeu. O Goiás conseguiu sair para o jogo e pressionou, mas teve dificuldades para furar a defesa. Jajá teve as melhores chances do Esmeraldino, com um chute na rede pelo lado de fora e uma finalização de longe que passou perto do travessão.
O Goiás voltou disposto a empatar, mas levou um “banho de água fria” aos sete minutos, quando o goiano Marcinho, ex-Esmeraldino, acertou um belo chute da entrada da área. Anselmo Ramon descontou aos 23 minutos, após cobrança de falta, renovando a esperança. Nos minutos finais, o Goiás se lançou ao ataque. Ítalo, que entrou no segundo tempo, acertou a trave de Tadeu em um contra-ataque e, em seguida, marcou o terceiro gol, tocando na saída de Tadeu. O Goiás (52 pontos) não vence há seis rodadas na estreia do técnico Fábio Carille.
Finais: Títulos e Drama
Libertadores Feminina: O Corinthians Imbatível
O Corinthians consolidou a hegemonia no futebol feminino sul-americano ao vencer o Deportivo Cali por 5 a 3 nos pênaltis (após 0 a 0 no tempo normal) e conquistar seu sexto título da Libertadores (o terceiro consecutivo). O Corinthians manteve o aproveitamento de 100% em finais, nunca sofreu gols em decisões continentais.
O primeiro tempo apresentou um cenário equilibrado. Aos 13 minutos, Érika teve a primeira grande chance em cabeçada firme, mas a goleira Agudelo defendeu, brilhando novamente aos 21′ em chute de Duda Sampaio. O VAR anulou um gol de Érika no fim da etapa, identificando participação irregular de Vic Albuquerque em impedimento. O Corinthians pressionou no segundo tempo, mas a goleira Agudelo salvou o time colombiano em chutes de Jaqueline e Tamires. Jaqueline salvou o Corinthians em cima da linha, evitando um gol olímpico. Nas penalidades, Gabi Zanotti, Vic Albuquerque, Thaís Ferreira, Mariza e Johnson converteram para o Corinthians. Ibargüen desperdiçou a única cobrança colombiana. O título rende US$ 2,05 milhões ao Corinthians e garante vaga na Copa das Campeãs Fifa de 2026.
A Ferroviária garantiu o terceiro lugar ao vencer o Colo-Colo por 1 a 0. Kati marcou o gol relâmpago aos 40 segundos.
Brasileirão Sub-17: Virada Heroica do Atlético-MG
O Atlético-MG conquistou o inédito título do Brasileirão Sub-17 em uma virada dramática contra o Grêmio. Após perder a ida por 4 a 1, o Galo venceu por 3 a 0 no tempo normal na Arena MRV e venceu nos pênaltis.
Precisando de três gols, o Atlético-MG partiu para cima. Aos 8 minutos, Cauã Soares teve grande chance, mas chutou mascado para fora. O Grêmio respondeu na bola parada, forçando Kaio Assis a fazer grande defesa em cabeçada de David Brendo. Aos 47 minutos, a insistência do Galo foi premiada: Pascini cruzou, e Cauã Soares cabeceou firme para abrir o placar. No segundo tempo, o Atlético-MG manteve a pressão e Cauã Soares marcou o segundo aos 14 minutos, aproveitando o rebote do travessão em chute de Mosquito. Aos 47 minutos, o Galo foi premiado mais uma vez: Ronaldo bateu da risca da grande área, marcou o terceiro e levou a decisão para os pênaltis. O Atlético-MG foi perfeito nas penalidades: Cauã Soares, João Teixeira, Gutte e Vinicius converteram. O goleiro Kaio Assis defendeu o chute de Harlley, e Gabriel Mec bateu na trave, garantindo o título alvinegro.
Série C: Final em Aberto
Londrina e Ponte Preta empataram em 0 a 0 no jogo de ida da final da Série C. O primeiro tempo foi disputado, com o Londrina tendo mais posse. Artur recebeu livre e chutou rasteiro para fora no primeiro minuto. Iago Teles arriscou de longe e Toró quase saiu na cara do gol, mas Yago impediu.
O Londrina voltou buscando o ataque no segundo tempo. Aos 7′, Artur fez corte providencial em finalização de Iago Teles, e Maurício soltou a pancada de longe que desviou e saiu perto da meta. A Ponte Preta se fechou em busca de contra-ataques e a zaga da Macaca segurou a pressão final do Tubarão. A decisão será no próximo sábado (25/10), no Moisés Lucarelli.
Pistas e Títulos Mundiais
Copa do Mundo Sub-20: Marrocos Faz História
Marrocos conquistou pela primeira vez a Copa do Mundo Sub-20 ao derrotar a Argentina por 2 a 0 no Chile. O atacante Yassir Zabiri foi o herói, marcando os dois gols e consagrando-se artilheiro (sete gols). Zabiri abriu o placar aos cinco minutos com uma linda cobrança de falta, após o VAR confirmar a falta sofrida no limite da área. Ele ampliou aos 26 em um contra-ataque. A final testou o novo sistema de pedidos de checagem do VAR.
Fórmula 1: Verstappen Domina em Austin
Max Verstappen confirmou o favoritismo e venceu com tranquilidade o GP dos Estados Unidos, conquistando a Corrida Sprint no sábado e a Corrida Principal no domingo. Na Sprint, o holandês venceu de ponta a ponta, mas teve que segurar George Russell em disputa acirrada. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a Sprint em 11º (beneficiado por batidas e uma punição a Oliver Bearman) e a Corrida Principal em 18º. A disputa entre Lando Norris e Charles Leclerc se estendeu por toda a Corrida Principal, com Norris retomando o segundo lugar de Leclerc a quatro voltas do fim.