Um homem de 47 anos, morador de Padre Bernardo, está internado em estado grave no Hospital Santa Maria, no Distrito Federal, com um quadro de insuficiência respiratória, rebaixamento de consciência e pneumonia, necessitando de intubação. Ele é um dos três casos suspeitos de intoxicação por metanol que estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) desde sexta-feira (3).
Além dele, uma jovem de 25 anos, de Itapaci, também se encontra em estado crítico. Ela está intubada na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, e necessita de hemodiálise após passar mal ao ingerir bebidas em uma cachoeira de Guarinos. O terceiro paciente é um jovem de 20 anos, internado no Hospital Estadual de Formosa com visão turva, náusea e vômito após consumir vodka.
A SES-GO reforça que, apesar da gravidade dos quadros, ainda não há confirmação laboratorial para a intoxicação por metanol. A hipótese, contudo, é tratada como provável devido ao surto nacional.
O alerta em Goiás se soma a um cenário preocupante no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o país já contabiliza 113 notificações de intoxicação pela substância, com 12 mortes em investigação, sendo uma já confirmada.
*Com informações da Agência Brasil