Afastar preventivamente 33 efetivos para investigação na Comurg mostra Sandro Mabel no ataque como prefeito

Compartilhe

A partir de análise jurídica preliminar, a Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia) afastou preventivamente por 60 dias nesta quarta, 5, 31 empregados públicos efetivos. Será instaurado processo de investigação sobre a celebração de acordos de trabalho que resultaram no pagamento de valores desproporcionais de supostas diferenças salariais. A ação está na lista de ações que o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para moralizar a empresa.

Mabel determinou rigor na apuração de supostas irregularidades na Comurg e em outras pastas, relacionadas a salários, licenças médicas e outras situações. Mostrou sua disposição na redes sociais, com vídeo em que ressalta seu compromisso com uma gestão séria e focada no bem público.

De acordo com a assessoria de Imprensa da prefeitura, Mabel anunciou que cumprirá as recomendações do TCM e do MP e que serão realizadas auditorias para esclarecer os fatos e fazer eventuais punições. “A prefeitura está colaborando com os órgãos fiscalizadores para que todas as irregularidades sejam identificadas e devidamente investigadas”, reforçou. 

O que aconteceu

Ainda segundo a prefeitura, análise preliminar da assessoria jurídica da Comurg apontou que diversos acordos foram celebrados e pagos “em prazos exíguos e valores apartados da realidade” e que tais processos administrativos e de pagamentos precisam ser reanalisados para verificar, entre outras possíveis irregularidades, se houve desrespeito à ordem cronológica de pagamento dos precatórios, estabelecida pela Constituição Federal.

Entre os afastados está uma empregada lotada na própria assessoria jurídica da Comurg, apontada por denúncia em situação sob investigação. Além dela, foram afastadas outras 31 pessoas que comprovadamente receberam diferenças salariais provenientes dos acordos extrajudiciais sob apuração.

Outro servidor, também da assessoria jurídica, segue afastado desde o dia 31 de janeiro de 2025. Esses acordos são alvo de averiguação também pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que determinou o recálculo dos quinquênios (um tipo de adicional por tempo de serviço) concedidos aos empregados, e também pelo Ministério Público (MP) estadual, que recomendou a anulação de cláusulas do acordo.

Como ficam os servidores afastados

Os empregados públicos afastados da Comurg deverão ficar à disposição da Corregedoria da Companhia em caso de convocação para esclarecimentos sobre os fatos investigados. Eles também deverão entregar as chaves eletrônicas que pertencem à Comurg durante os 60 dias do afastamento, que podem ser prorrogados por igual período. O acesso dos afastados aos sistemas da Comurg, feito por meio de senhas, também foi bloqueado preventivamente.

No ato que afastou os trabalhadores, o presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos, determinou ainda a abertura de procedimento administrativo interno investigatório, a cargo da Corregedoria, para levantar dados, processos, envolvidos, valores, datas, fundamentos para a concessão de diferenças salariais, bem como a apuração de registros formais dos atos. Caso seja constatada a veracidade ou haja indícios de autoria e materialidade, deve ser instaurado processo administrativo-disciplinar (PAD), que pode culminar em sanções, das quais a mais grave é a demissão.

OAB acionada

O presidente da Comurg determinou ainda que seja oficiada a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), caso as investigações concluam que as supostas irregularidades tenham sido cometidas por advogados durante o exercício de suas funções profissionais. Essa medida é para possibilitar que a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-GO acompanhe o procedimento investigatório instaurado.

Com informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Recentes
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Esportes · 7h
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Esportes · 7h
Hospital de Aparecida é reconhecido como o 4º melhor público do Brasil
Hospital de Aparecida é reconhecido como o 4º melhor público do Brasil
Saúde · 12h
Queda de avião de carga da UPS nos EUA deixa ao menos 7 mortos e 11 feridos
Queda de avião de carga da UPS nos EUA deixa ao menos 7 mortos e 11 feridos
Mundo · 13h
Mais do PortalGO
Reprodução
GCM de Aparecida recaptura foragido e recupera 40 kg de cobre furtado de praça pública
Fiação teria sido levada há cerca de um mês no Setor Parque Trindade 05 nov 2025 · Cidades
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias
Licença poderá ser dividida em dois períodos e valerá também para adoções 05 nov 2025 · Política
Foto: Alex Malheiros
Defesa Civil de Goiânia enviará alertas sonoros por celular em áreas de risco
Mensagem chega mesmo com o celular no modo silencioso 05 nov 2025 · Cidades
Joédson Alves/Agência Brasil
Ministra do TSE vota pela cassação de Cláudio Castro e pede novas eleições no Rio
Julgamento foi suspenso após pedido de vista de outro ministro 05 nov 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Capital do Brasil será Belém durante a COP30
Lula sancionou lei que transfere a capital do Brasil para Belém durante a COP30. Medida é simbólica e destaca a Amazônia no debate climático. 05 nov 2025 · Brasil
PGO
F1 em Interlagos: a história por trás dos momentos épicos
GP do Brasil tem histórias inesquecíveis. Reviva a conquista de Fittipaldi, as vitórias de Senna na chuva e o drama de Massa e Hamilton. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: Sigloestadio21/Wikimedia
Conmebol confirma Horário da final entre Flamengo e Palmeiras
Conmebol confirmou: final da Libertadores 2025 entre Flamengo e Palmeiras será no dia 29/11, às 18h, em Lima. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: FIFA
Brasil goleia Honduras por 7 a 0 na estreia do Sub-17
Em uma das maiores goleadas da história, Brasil vence Honduras por 7 a 0 no Mundial Sub-17. Time mostra força desde o início do torneio. 04 nov 2025 · Brasil
Foto: @rafaelribeirorio/CBF
Veja a lista de Ancelotti para amistosos contra Senegal e Tunísia
Brasil terá Vitor Roque e Fabinho entre os convocados para os últimos amistosos de 2025. Confira a lista completa de Ancelotti. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: Frimufilms/FreePik
IBGE revela os sobrenomes mais comuns do Brasil
IBGE divulgou pela primeira vez os sobrenomes mais comuns do Brasil. Silva lidera, com 34 milhões. Santos e Oliveira completam o top 3. 04 nov 2025 · Brasil