A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) está promovendo a requalificação do Parque do Carmo, o maior espaço verde urbano da zona leste da cidade, com um investimento de aproximadamente R$ 78 milhões.
As obras, que começaram em abril de 2024, têm como objetivo modernizar e ampliar as instalações deste importante espaço verde, que possui uma área de 1.476.997,69 m².
Entre as melhorias previstas estão a modernização do núcleo esportivo, incluindo arquibancadas, pista de cooper, campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas, mini quadras de basquete, academia para a terceira idade e playground infantil. Além disso, estão sendo realizadas reformas no Viveiro Arthur Etzel, nos sanitários públicos, na iluminação externa e na pavimentação, além da criação e ampliação de infraestrutura para novos quiosques.
O projeto também inclui estudos para a construção de uma fonte interativa e a implementação de um show de luzes. Além disso, está sendo estudada a reconstrução do planetário e a criação de novas áreas de convivência, promovendo acessibilidade e sustentabilidade.
Atualmente, o Parque do Carmo conta com seis conjuntos de sanitários, totalizando 30 femininos, 25 masculinos, 5 para PCD masculinos e 5 para PCD femininos. Suas atrações incluem o Museu do Meio Ambiente, monjolo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramados para piqueniques, redário, o Viveiro Arthur Etzel e o Bosque da Leitura.
Nos meses de maior movimento em 2024, o parque chegou a receber até 500 mil visitantes. Um dos pontos mais emblemáticos é o Bosque das Cerejeiras, que abriga cerca de 4.000 árvores de três espécies distintas (Himalaia, Yukiwari e Okinawa) e 268 espécies de fauna, incluindo 25 tipos de borboletas. O Planetário Prof. Acácio Riberi, com capacidade para 168 pessoas, é considerado um dos mais modernos do Brasil.