As sanções de Trump podem mesmo acarretar no desligamento do GPS no Brasil?

Boatos sobre Trump desligar o GPS no Brasil ganham as redes, mas hipótese é tecnicamente inviável e carece de fundamentos.

Compartilhe

Foto: Unsplash

Com as tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos crescendo, rumores sobre possíveis sanções tecnológicas começaram a circular nas redes sociais. Entre essas conversas mais recorrentes, está a hipótese de que o presidente estadunidense Donald Trump poderia “desligar” o sistema de geolocalização GPS no Brasil como forma de retaliação política pelo julgamento de Bolsonaro e pelo crescimento do BRICS. No entanto, essa possibilidade não só é improvável como também tecnicamente inviável.

O GPS (Global Positioning System) é operado pelos EUA desde os anos 1990 e se tornou essencial para inúmeras atividades civis e comerciais, como navegação em tempo real, monitoramento ambiental, telecomunicações e até o funcionamento de tornozeleiras eletrônicas. Apesar disso, os sinais emitidos pelos satélites do sistema não podem ser bloqueados regionalmente.

Isso acontece porque os satélites que transmitem os sinais não ficam parados em determinadas regiões, eles cobrem todo o planeta. Se o sinal fosse bloqueado, o efeito não ficaria restrito a apenas uma região pequena.

Alternativas ao GPS

Outros sistemas globais de navegação por satélite, como o Galileo (Europa), o Beidou (China) e o GLONASS (Rússia), já são compatíveis com a maioria dos dispositivos brasileiros. Essa interoperabilidade oferece resiliência e continuidade dos serviços, mesmo em cenários extremos.

Para se ter ideia, um celular lançado em 2017 já possui compatibilidade com outras tecnologias até mais precisas que o sistema de posicionamento global desenvolvido pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, ou seja, o GPS não é insubstituível.

Fonte: GSMarena
Fonte: GSMarena

O GPS, dos EUA, é o mais antigo e popular. Conta com 32 satélites (24 ativos) 31 satélites operacionais e fornece precisão entre 30 cm e 0,5 m de aproximadamente 3 a 5 metros para o sinal público. Já o GLONASS, operado pela Rússia, tem 24 satélites ativos e precisão menor, variando entre 2,8 m e 7,8 m.

O Galileo, da União Europeia, é o único criado exclusivamente para fins civis e pode alcançar até 20 cm de precisão com seu serviço premium. O BeiDou, da China, é o mais novo e numeroso, com 35 satélites mais de 30 satélites operacionais em sua constelação global e precisão de até 10 cm em sua versão criptografada cerca de 1,5 metro em seu serviço público global.

Esses sistemas compõem o GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), uma tecnologia essencial para navegação, agricultura de precisão, topografia, transporte, defesa e até controle aéreo. Cada tecnologia tem características próprias, mas todas funcionam de maneira similar: usam satélites em órbita para enviar sinais a receptores terrestres, que então calculam a posição por triangulação.

Tecnologia brasileira

O Brasil também investe em redes nacionais de monitoramento GNSS, como a RBMC, Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS, mas ainda carece de um sistema autônomo.

A hipótese de bloqueio, portanto, permanece no campo das especulações geopolíticas e fake news. Mesmo assim, o debate reforça a importância de o Brasil buscar autonomia tecnológica sem abrir mão da cooperação internacional.

Recentes
Preso foge durante audiência virtual e é suspeito de matar servidor do IF Goiano
Preso foge durante audiência virtual e é suspeito de matar servidor do IF Goiano
Goiás · 8h
Evite infecções na manicure: 7 cuidados essenciais ao fazer as unhas no salão
Evite infecções na manicure: 7 cuidados essenciais ao fazer as unhas no salão
Saúde · 12h
Por que procrastinamos? A ciência por trás do hábito de adiar tarefas
Por que procrastinamos? A ciência por trás do hábito de adiar tarefas
Comportamento · 13h
Ataque com capacetes em Senador Canedo leva à prisão de dois suspeitos
Ataque com capacetes em Senador Canedo leva à prisão de dois suspeitos
Cidades · 14h
Mais do PortalGO
Foto: MPAM/Divulgação
Mulher denuncia estupros por policiais durante prisão irregular no Amazonas
Após inspeções, constatou-se que município não tem estrutura para manter mulheres sob custódia. 24 jul 2025 · Segurança
Foto: Diego Bresani
Espetáculo gratuito “Depois do Silêncio” conta a trajetória de Helen Keller
Espetáculo gratuito no Sesc Centro conta a história de Helen Keller com dança e acessibilidade no palco. 24 jul 2025 · Cultura
Foto: Alex Malheiros
Avenida 24 de Outubro muda para sentido único em trecho de Campinas a partir desta quinta
Mudança faz parte de requalificação viária 24 jul 2025 · Cidades
Foto: Divulgação/Governo de SP
PMs presos por executar morador de rua em São Paulo
PMs presos por executar morador de rua com 8 tiros de fuzil em São Paulo. Um tampou a câmera corporal; perícia confirma execução. 23 jul 2025 · Segurança
Foto: Benoît Prieur/Wikimedia
Itamaraty: tarifas dos EUA contra o Brasil são “ataque à OMC”
Itamaraty pede reforma da OMC e união de países contra medidas unilaterais dos EUA. Brasil não descarta ações se negociações falharem 23 jul 2025 · Economia
Reprodução/Acervo Pessoal
Marise luta para salvar dedo após ida à manicure
Ferimento durante lixamento da unha levou a infecção. Marise já enfrentou 4 cirurgias; 5ª está marcada para agosto. 23 jul 2025 · Saúde
Foto: Agência Brasil
Moraes marca interrogatórios de réus golpistas
Moraes marca para segunda-feira (28) interrogatórios de 10 réus do núcleo 3 da trama golpista, acusados de planejar sequestros e execuções. 23 jul 2025 · Justiça
Até a comemoração de Yasmin foi parecida nos dois gols – Fotos: Lívia Villas Boas/CBF
Com brilho de Yasmim, Brasil goleia Paraguai e avança na Copa América
Brasil goleia Paraguai e avança às semifinais da Copa América. Yasmim marca duas vezes; Duda Sampaio fecha com golaço e é eleita a melhor. 23 jul 2025 · Esportes
Foto: Reprodução pretagil/Instagram
Velório de Preta Gil será aberto ao público no Theatro Municipal do Rio
A cantora deixa um legado marcante na música brasileira e na luta contra o preconceito e pela diversidade. 23 jul 2025 · Brasil
Foto: NCS PRF Divulgação
Mais de meia tonelada de cocaína é apreendida em rodovia de Goiás
Ação integrada da PRF e PMGO intercepta transporte de droga na BR-060, em Rio Verde 23 jul 2025 · Segurança