Dólar recua influenciado pelo IPCA, Bolsa sobe

Dólar recua influenciado pelo IPCA, Bolsa sobe

Bolsa sobe pela segunda vez seguida e recupera os 128 mil pontos

O dólar teve uma queda nesta terça-feira (10), fechando com uma desvalorização de 0,57%, a R$ 6,0478, após o mercado demonstrar otimismo com o avanço do pacote fiscal do governo no Congresso, além da divulgação do IPCA de novembro, que ficou praticamente conforme as expectativas. O índice de preços subiu 0,39% em novembro, abaixo da alta de 0,56% de outubro. Com isso, o dólar devolveu parte dos ganhos recentes, enquanto o Ibovespa avançou 0,80%, fechando aos 128.228 pontos.

O otimismo do mercado veio também após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para resolver um impasse sobre emendas parlamentares, o que sinalizou que o pacote fiscal poderá avançar. A questão fiscal havia gerado preocupações no mercado após uma decisão do STF sobre o pagamento das emendas.

Em relação à inflação, o IPCA mostrou uma desaceleração, mas ainda assim permanece acima da meta estabelecida pelo Banco Central, o que reforça as expectativas de um possível aumento na taxa de juros na reunião do Copom marcada para quarta-feira (11). Analistas apostam em 76% de chance de um aumento de 1 ponto percentual na Selic.