O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (16), sobre o trágico acidente que resultou na morte de seis pessoas, incluindo três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), na BR-153, em Porangatu, norte de Goiás.
Os jovens seguiam viagem para participar do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que, até o fechamento desta matéria, acontece em Goiânia e contará com a presença de Lula na quinta-feira (17).
“Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes. A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da UFPA que iriam participar do Congresso Nacional da UNE, e motoristas de dois veículos”, afirmou o presidente em nota oficial.
Além da manifestação de pesar, Lula também prestou solidariedade às famílias e à comunidade acadêmica. “Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, disse.
O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira (15), no km 2 da BR-153. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo envolvido fazia parte de um comboio de quatro ônibus da UFPA.
Mais uma morte confirmada
Inicialmente, a colisão entre a carreta, o micro-ônibus e um dos ônibus deixou cinco mortos: três estudantes, o motorista do ônibus e o condutor da carreta. O Corpo de Bombeiros, no entanto, informou que o número de vítimas fatais subiu para seis. A Polícia Técnico-Científica investiga as causas do acidente.
O governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), destacou o acionamento imediato de equipes de saúde, segurança e assistência social. Já o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), expressou solidariedade às famílias e garantiu apoio total às vítimas e sobreviventes.
Apesar da tragédia, a programação do Congresso da UNE segue mantida. O evento discute temas como políticas públicas para juventude, assistência estudantil e democracia. A solenidade com Lula está marcada para as 11h desta quinta-feira (17), no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no campus Samambaia, em Goiânia.