A Arábia Saudita deu mais um passo na estratégia global de investir em entretenimento e esportes. O Fundo de Investimento Público (PIF) anunciou a compra da Electronic Arts por 55 bilhões de dólares (R$ 292 bilhões). Com o acordo, a dona de títulos como EA Sports FC (antigo FIFA), Madden NFL, Battlefield e The Sims, deixará o mercado de ações dos EUA e se tornará uma empresa privada.
A operação, aprovada pelo conselho da EA, entrou para a história como a maior venda alavancada já registrada. O consórcio vencedor reúne o PIF, a Silver Lake e a Affinity Partners. A finalização do negócio está prevista para o primeiro trimestre de 2027.
O PIF tem ampliado presença global com investimentos que vão do controle do Newcastle, na Inglaterra, ao financiamento do esporte nacional saudita, além de apostas em tênis e golfe. No setor de tecnologia, já comprou participação na Nintendo e pretende subsidiar os Jogos Olímpicos de E-sports em 2027.
Apesar da mudança de controle, a EA manterá a sede em Redwood City, na Califórnia. O CEO Andrew Wilson destacou otimismo com a nova fase:
— Continuaremos a expandir os limites do entretenimento, do esporte e da tecnologia, criando experiências transformadoras para inspirar as próximas gerações.