Vacinação nas escolas: crianças são imunizadas e atualizam caderneta

Programa Saúde na Escola leva vacinação a creches e colégios públicos. Meta é imunizar 90% das crianças até 25/06. Veja como funciona!

Compartilhe

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Isis Caiano de Almeida tem 10 meses de idade e chegou cedo ao Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. A agenda na creche nesta terça-feira (15), entretanto, foi um pouco diferente dos demais dias. Com a autorização dos pais, a bebê foi imunizada por profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal dentro da própria instituição de ensino.

A equipe de enfermagem no centro conseguiu atualizar toda a caderneta de vacinação de Isis, que estava com cinco doses em atraso. Agora, a bebê está imunizada contra a febre amarela, a gripe e a covid, além de receber os reforços contra a poliomielite e da chamada pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenza tipo B.

Ana Liz do Nascimento, de 7 meses de idade, era a próxima na fila para ser imunizada na instituição de ensino. Como estava com a caderneta de vacinação em dia, a bebê recebeu apenas a dose contra a gripe, que começou a ser aplicada no Distrito Federal há poucas semanas.

Do lado de fora da sala de vacina montada na creche, Manuela Almeida, de 2 anos de idade, e a amiga Sofia dos Santos, de 3 anos, se preparavam para serem imunizadas.

“Não vamos chorar”, garantiram as duas, enquanto aguardavam, de mãos dadas, no pátio da escola.

Crianças da creche conseguiram atualizar as cadernetas de vacinação – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

No momento da aplicação das doses, entretanto, o cenário foi um pouco diferente. Manuela, que permanecia calma até então, juntou as mãozinhas e ficou apreensiva. Ameaçou chorar, mas logo voltou a sorrir com as brincadeiras da tia do maternal. Sofia, que faz aniversário nesta terça-feira, recebeu três picadinhas, conseguiu segurar o choro e viu a equipe de saúde toda cantar parabéns pra ela.

“A gente tem todas as vacinas aqui. Só não tem a da dengue, porque fora do ambiente da UBS [Unidade Básica de Saúde], precisaríamos da presença de um médico, e a BCG, que é uma vacina dada em crianças ao nascer. As demais, todas, a gente tem. Aquela criança que está com o cartão atrasado pode atualizar aqui, sem necessitar dos pais se deslocarem de casa, saírem do trabalho. É uma oportunidade muito boa”, explicou a enfermeira da sala de vacinas da UBS 12, de Ceilândia, Thais Maria Alves Pereira.

Thais lembra que a vacinação nas escolas tem como meta ampliar as coberturas vacinais no país e como a ação é implementada.

“Primeiro, a gente faz uma triagem na caderneta, para ver qual a necessidade da criança e se há vacinas em atraso. Antes disso, a gente já mandou uma autorização para a direção da creche, que foi encaminhada aos pais ou responsáveis. Tem pai que autoriza, por exemplo, só a vacina da gripe. Outros, só a da covid”, explicou.

De acordo com a diretora do Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, Josy Gabriela Cordeiro, a ação de vacinação acontece todos os anos na instituição.

“É uma necessidade. Nem sempre as famílias têm condições de atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Vou puxar sardinha para os pais aqui da escola, porque eles são muito participativos e comprometidos. Nas nossas salas, nem todas as crianças precisam ser vacinadas. Mas esse processo facilita muito para aqueles que não conseguem”, disse.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

“É o nosso papel dar assistência. A gente está aqui para dar assistência a essas famílias. E garantir o direito à saúde das crianças, promovendo bem-estar”, disse.

“Facilita muito. Vale ressaltar também a confiança que as famílias têm em nós. No caso daquelas crianças que choram demais ou que têm alguma reação à vacina, a gente liga para os pais. Não tendo [reações], elas permanecem as 10 horas, no período integral, aqui. De 7h30 às 17h30”.

Segundo Josy, a parceria com a UBS próxima à escola vai além da vacinação das crianças e se estende ao longo de todo o ano letivo inteiro.

“Eles são nosso parceiro número um. Fazemos marcação de consulta e atendimento de fato para todas as famílias. A UBS faz também saúde bucal aqui na creche, marcação de consulta, saúde da mulher. Tem muita parceria, não só com as vacinas”, garante.

Entenda

Escolas públicas de todo o país iniciaram na segunda-feira (14) uma mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Ao todo, 5.544 municípios participam da campanha, que envolve cerca de 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas, 80% das instituições da rede pública de ensino do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, é a maior adesão da história do programa, criado em 2007.

A meta é vacinar, até o próximo dia 25, pelo menos 90% dos estudantes menores de 15 anos de idade. Serão aplicadas doses contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.

“As ações contam com a participação de profissionais do SUS [Sistema Único de Saúde], cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar, ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma Unidade Básica de Saúde, sempre com a autorização dos responsáveis”, informou o ministério.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Adriana Accorsi disputa presidência estadual do PT em Goiás neste domingo
Adriana Accorsi disputa presidência estadual do PT em Goiás neste domingo
Goiás · 11h
Lula propõe novo modelo de financiamento e critica austeridade em evento do Brics
Lula propõe novo modelo de financiamento e critica austeridade em evento do Brics
Economia · 15h
STF suspende mudanças no IOF e tenta mediar impasse entre governo e Congresso
STF suspende mudanças no IOF e tenta mediar impasse entre governo e Congresso
Economia · 15h
Agenda Cultural: música, dança, gastronomia e bem-estar animal
Agenda Cultural: música, dança, gastronomia e bem-estar animal
Cultura · 19h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Mãe de Marília Mendonça perdeu a guarda por negligência e alienação parental
A medida judicial foi tomada após denúncias de negligência apresentadas contra a avó materna. Com a nova decisão, Murilo Huff assume integralmente a guarda de… 04 jul 2025 · Entretenimento
Foto meramente ilustrativa – Freepik
Namorada de adolescente que matou a família choca com frieza no depoimento
Ela surpreendeu polícia com frieza e falta de arrependimento durante depoimento. 04 jul 2025 · Brasil
Foto: Alex Malheiros
Alego aprova prorrogação de calamidade financeira em Goiânia
Assembleia Legislativa aprova prorrogação de calamidade financeira em Goiânia por 180 dias após Prefeitura apresentar R$ 4,8 bilhões de déficit 04 jul 2025 · Cidades
Foto: Unsplash
Frio e clima seco em Goiás exigem cuidados extras com saúde e bem-estar
Com clima seco e frio em Goiás, veja cuidados essenciais com saúde, hidratação e imunidade. 04 jul 2025 · Variedades
© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Meningite: entenda como fica vacinação após mudança nas doses
Mudança no calendário vacinal: SUS aplica ACWY como reforço contra meningite em bebês de 1 ano. Adolescentes também devem receber. 04 jul 2025 · Brasil
Foto: Prefeitura de Umuarama
Prefeitura de Aparecida de Goiânia assina convênio com Governo de Goiás por obras de mobilidade
Governo de Goiás e Prefeitura de Aparecida assinam convênio para recapear 19 ruas e construir ponte entre Veiga Jardim e Colinas de Homero. 04 jul 2025 · Política
Divulgação: Internet
Apostas das Loterias aumentam a partir de 9 de julho
Mega-Sena, Lotofácil e outras loterias ficam mais caras a partir de 9/7. Caixa justifica aumento para elevar prêmios e repasses sociais. 03 jul 2025 · Economia
Reprodução: Internet
Seleção Uruguaia comemora 15 anos da defesa de Suárez na Copa do Mundo de 2010
Há 15 anos, Suárez salvou o Uruguai com as mãos no último segundo contra Gana. Gyan perdeu o pênalti, e Abreu decidiu com cavadinha. 03 jul 2025 · Esportes
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Deputados aprovam regras mais rígidas para progressão de pena em casos de homicídio
Aprovado projeto que dificulta progressão de regime para assassinos de agentes públicos. Tempo mínimo em prisão fechada sobe para 80%. 03 jul 2025 · Justiça
Foto: FIBA
Brasil fecha fase de grupos da AmeriCupW com 100%
Fase perfeita: Brasil fecha grupos da AmeriCupW com 4 vitórias. Agora, México nas quartas (04/07, 18h40). Campeão vai direto para Mundial 2026. 03 jul 2025 · Entretenimento