Tecnologia brasileira promete diagnóstico de infarto em 8 minutos

Startup brasileira cria dispositivo que diagnostica infarto em oito minutos e será destaque na feira VivaTech 2025 em Paris.

Compartilhe

Foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP

De acordo com Roseli Andrion, da Agência Fapesp, uma startup brasileira desenvolveu um dispositivo capaz de identificar infartos do miocárdio em apenas oito minutos — tempo significativamente menor que o exigido pelos exames laboratoriais convencionais, que podem levar de uma a cinco horas. Batizado de Cor.Sync, o equipamento utiliza um método inovador de detecção da troponina cardíaca, principal biomarcador do infarto, com precisão comparável à dos testes padrão.

O projeto é liderado pelo engenheiro Raul de Macedo Queixada, que fundou a Cor.Sync em 2019 após vivenciar, na prática, as limitações do sistema de saúde ao buscar atendimento para sintomas de infarto. A experiência pessoal o motivou a transformar seu mestrado em engenharia biomédica em uma solução com potencial para salvar vidas.

A tecnologia, apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp, será apresentada entre 11 e 14 de junho na VivaTech 2025, em Paris — uma das maiores feiras de inovação tecnológica do mundo. A Cor.Sync é uma das dez empresas brasileiras convidadas a integrar o estande da Universidade de São Paulo (USP) no evento.

O dispositivo combina hardware e software com um algoritmo que interpreta dados clínicos do paciente em tempo real, simulando a análise de um cardiologista. O sistema é especialmente útil em unidades de pronto-atendimento que nem sempre contam com especialistas disponíveis.

Apesar de ainda não estar disponível para venda — por depender da aprovação da Anvisa e da finalização dos estudos clínicos —, o produto apresenta forte potencial de impacto no diagnóstico precoce do infarto. Segundo dados da Cor.Sync, cerca de 62% das mortes por infarto no Brasil ocorrem dentro dos hospitais, muitas vezes por atraso no diagnóstico.

Além de acelerar o atendimento, a tecnologia pode ajudar a reduzir os custos com internações prolongadas e sequelas graves, como a insuficiência cardíaca. A empresa também planeja adaptar a plataforma para outros tipos de testes rápidos com foco em doenças agudas.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 55min
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Brasil · 14h
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Esportes · 15h
“Apoio a Bolsonaro” Jornais estrangeiros destacam tarifaço de Trump
“Apoio a Bolsonaro” Jornais estrangeiros destacam tarifaço de Trump
Economia · 17h