SUS terá remédio para atrofia muscular fabricado no Brasil

Fiocruz desenvolverá plataforma inédita de oligonucleotídeos. Tecnologia poderá ser usada para outros medicamentos no futuro.

Compartilhe

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta semana, uma parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical para o desenvolvimento e a fabricação nacional do Nusinersena, medicamento utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). O acordo foi firmado no contexto do Agosto Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, do Ministério da Saúde, que busca fortalecer a produção local de medicamentos e biotecnológicos, reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população a terapias de alta complexidade.

Segundo a Fiocruz, o Nusinersena já é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas a produção nacional representará não apenas economia aos cofres públicos, como também a incorporação de uma plataforma tecnológica inédita no Brasil.

“A proposta permitirá ao país desenvolver uma plataforma nacional de produção de oligonucleotídeos, que também poderá ser utilizada para outros medicamentos”, destacou a instituição.

Plataforma inédita e impacto estratégico

De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o avanço demográfico no país exige a ampliação da carteira de produtos voltados ao tratamento da AME. A introdução do Nusinersena é considerada parte fundamental dessa estratégia.

“A implementação dessa plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros”, afirmou.

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber, também ressaltou o caráter inovador do projeto:

“Essa iniciativa demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta.”

O representante da Aurisco no Brasil, Marco Oliveira, classificou o momento como histórico:

“Nossa colaboração com a Hypera Pharma, Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Ministério da Saúde para garantir um medicamento seguro, eficaz e acessível à população brasileira é um marco para nossa empresa.”

O medicamento e a produção nacional

O Nusinersena é um oligonucleotídeo antisense (ASO), que atua na produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores afetados pela AME 5q.

Com a parceria, Bio-Manguinhos/Fiocruz passará a produzir o medicamento integralmente no Brasil, em um processo dividido em fases, com monitoramento contínuo desde a submissão do projeto até a completa internalização da tecnologia.

“Ao final do processo, Bio-Manguinhos/Fiocruz estará plenamente capacitado para produzir o medicamento em território nacional, com total domínio tecnológico”, concluiu a fundação.

Recentes
Agenda cultural: shows, teatro e tradições populares movimentam o fim de semana
Agenda cultural: shows, teatro e tradições populares movimentam o fim de semana
Cultura · 7h
Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Aparecida durante operação Tifon
Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Aparecida durante operação Tifon
Segurança · 9h
OS assumem gestão das maternidades Célia Câmara e Nascer Cidadão
OS assumem gestão das maternidades Célia Câmara e Nascer Cidadão
Cidades · 9h
Fraudes no INSS acontecem desde 2019, aponta defensora pública à CPMI
Fraudes no INSS acontecem desde 2019, aponta defensora pública à CPMI
Política · 10h
Mais do PortalGO
Foto: Alego, Secom Goiás e Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil
Caiado e o risco Goiás para a eleição de 2026
Daniel Vilela lidera com apoio de Caiado e Marconi Perillo ressurge competitivo enquanto Wilder e Adriana enfrentam impasses internos. 29 ago 2025 · Blog Eleições 2026
Reprodução
Receita afirma que campanha contra fiscalização do Pix ajudou o PCC
Fisco voltará a exigir declaração e-Financeira para reforçar fiscalização 29 ago 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula exalta operação contra o PCC, que usava postos e Faria Lima para lavar dinheiro
Operação Carbono Oculto revela esquema do PCC com adulteração de combustíveis e lavagem via fintechs. Bloqueio de R$ 3,2 bi 29 ago 2025 · Brasil
Divulgação: Internet
Corte italiana vê risco de fuga de Zambelli e mantém prisão
Carla Zambelli permanece presa na Itália. Ela foi condenada no Brasil a 10 anos por invasão ao CNJ e a 5 anos por perseguição armada. 28 ago 2025 · Brasil
Foto: Formula 1
F1 retorna das férias na Holanda
Tudo sobre o GP da Holanda 2025: horários da corrida, disputa do título entre Piastri e Norris, domínio da McLaren. 28 ago 2025 · Esportes
Foto: UEFA
Fase de liga da Champions tem datas e confrontos definidos
Uefa define jogos da fase de liga da Champions 25/26. Veja os confrontos de Barça, Bayern, PSG e outros grandes no novo formato! 28 ago 2025 · Esportes
Foto: CBF
Copa do Brasil: resultados deixam semifinal mais perto
Cruzeiro quebra tabu e Corinthians vence com gol de Gui Negão. Vasco e Botafogo ficam no empate. Bahia e Fluminense fecham rodada hoje. 28 ago 2025 · Esportes
Foto: Gustavo Mendes/Câmara
Mabel, o roqueiro
Gestão rápida, resultados incertos 28 ago 2025 · Colunas
Antonio Cruz/ Agência Brasil
Entenda a Pec da Blindagem e como ela pode redefinir os limites da imunidade parlamentar
Projeto exige aval do Congresso para investigações criminais 28 ago 2025 · Política
Fabrício Carpinejar – Foto: Diego Lopes Divulgação Sesc-GO
Sesc Goiás promove 3ª edição do Circuito Literário com nomes de destaque da literatura nacional
Luiz de Aquino é homenageado com exposição e eventos 28 ago 2025 · Cultura